Gastronomia & Turismo • 17:11h • 24 de setembro de 2025
Xadrez avança em São Paulo e movimenta o turismo do estado
Com um torneio a cada dois dias e uma final mundial na próxima semana, modalidade atrai público crescente, movimenta meios de hospedagem e atrativos turísticos
Agência SP | Foto: divulgação Grand Chess Tour
Pela primeira vez na América Latina, a cidade de São Paulo recebe um dos torneios mais prestigiados do calendário internacional do xadrez: a final do Grand Chess Tour, reunindo durante sete dias (27 de setembro a 3 de outubro) entusiastas de dez países, crianças, jovens e idosos de 12 estados brasileiros e uma audiência de mais de 20 milhões de pessoas que acompanha a distância o duelo dos melhores jogadores do mundo.
São Paulo está na vanguarda do país quando o assunto é xadrez: um torneio a cada dois dias em municípios do interior, litoral e capital e um público estimado de 10 mil competidores todos os anos, movimentando meios de hospedagem, restaurantes e atrativos turísticos. “O xadrez se tornou um importante instrumento de divulgação de destinos turísticos e movimentação de pessoas pelo Estado”, afirma o secretário estadual Roberto de Lucena, da Secretaria de Turismo e Viagens (Setur-SP).
Reconhecido oficialmente como esporte pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), o xadrez também ganhou o selo da Associação Internacional de Esportes da Mente (IMSA) e passou a integrar a Associação Brasileira de Esportes Intelectuais. Em São Paulo, os torneios presenciais e as plataformas eletrônicas de xadrez ganham espaço, além do avanço em escolas públicas e privadas como ferramenta pedagógica.
A final do Grand Chess Tour, na capital paulista, acontece em São Paulo após uma jornada de cinco etapas internacionais: Polônia, Romênia, Croácia e duas nos EUA, para um grupo seleto de Grandes Mestres (10 a 12) disputando quatro vagas para a Final em São Paulo. A etapa paulista oferece uma premiação de US$ 350 mil e o circuito completo distribui US$ 1,6 milhão.
O Grand Chess Tour é parte de um festival que inclui modalidades como o xadrez clássico, partidas rápidas, blitz (partidas ainda mais rápidas) e jogos simultâneos com grandes mestres. No Open Infantil há 210 crianças confirmadas. O evento em São Paulo ainda conta com a presença de uma das maiores lendas do xadrez: Garry Kasparov, um dos organizadores do evento. A final está sendo organizada pela Xeque & Mate Empreendimentos.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Mundo
Todos os paulistanos são paulistas, mas nem todos os paulistas são paulistanos; entenda
Termos que definem identidade e pertencimento no Estado de São Paulo
Ciência e Tecnologia
Nova anomalia no 3I/ATLAS levanta hipótese inédita de mecanismo artificial no espaço