Gastronomia & Turismo • 16:53h • 31 de maio de 2025
Viagem solo cresce como forma de autocuidado e conquista os brasileiros em 2025
Pesquisa da Booking.com mostra que 79% dos viajantes solo buscam equilíbrio mental, conexão e experiências autênticas, com destaque para a Geração Z e o público masculino
Jornalista: Luis Potenza MTb 37.357 | Com informações da Booking | Foto: Divulgação

Viajar sozinho já não é mais sinônimo de solidão, mas de bem-estar. Em 2025, essa tendência se consolida no Brasil como uma poderosa forma de autocuidado. De acordo com uma pesquisa global da Booking, 79% dos brasileiros que pretendem fazer uma viagem solo no ano que vem buscam, acima de tudo, relaxar a mente. O levantamento mostra ainda que 15% dos viajantes nacionais já planejam embarcar sozinhos em uma jornada de lazer, especialmente jovens da Geração Z (17%) e homens (18%).
A prática da viagem solo está diretamente conectada à busca por saúde emocional, liberdade e experiências personalizadas. Para 38% dos viajantes que fizeram esse tipo de viagem em 2024, o principal motivo foi a vontade de ter um tempo para si. Já entre os mais jovens, esse índice sobe para 51%. Em paralelo, a socialização também está no radar: 55% dizem querer conhecer novas pessoas durante a viagem, participando de passeios guiados, visitando cafés e bares locais e se comunicando com os moradores na língua do destino.
“A pesquisa mostra que viajar sozinho é, cada vez mais, uma forma de reconexão com o que realmente importa”, destaca Nelson Benavides, gerente regional da Booking. “O viajante brasileiro quer mais que descanso: ele quer propósito, autenticidade e liberdade para construir sua própria jornada”.
Além do bem-estar mental, os brasileiros que pretendem viajar sozinhos em 2025 desejam relaxar fisicamente (78%), estar em meio à natureza (74%), conhecer novas culturas (69%) e experimentar culinárias locais (69%). Entre os critérios mais valorizados na escolha do destino estão custo-benefício (76%), segurança (75%), paisagens naturais (70%) e gastronomia (66%). A diversidade também é considerada, com 28% dando preferência a destinos LGBTQ+ friendly.
O estudo revela ainda que 62% dos viajantes solo querem apenas relaxar, enquanto 45% pretendem explorar destinos nacionais e 40% internacionais. Visitar amigos e familiares (36%) ou participar de eventos (31%) também são objetivos destacados.
A pesquisa da Booking confirma uma mudança cultural: a viagem solo deixou de ser exceção para se tornar uma escolha consciente. Seja para buscar introspecção, desafiar-se ou se abrir ao novo, cada vez mais brasileiros estão se permitindo viver essa experiência com mais liberdade, segurança e propósito.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital