• Defesa Civil do Estado reforça atenção para chuvas fortes nesta quinta (19)
  • Emprego em Assis, veja as oportunidades abertas pelo PAT nesta semana
Novidades e destaques Novidades e destaques

Mundo • 08:41h • 19 de fevereiro de 2026

Veja dicas para proteger seu celular de golpes virtuais em aglomerações

Aparelhos servem de porta de entrada para fraudes, mesmo sem furtos

Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações de Agência Brasil | Foto: Arquivo Âncora1

O smartphone concentra aplicativos bancários, carteiras digitais, redes sociais e e-mails, tudo o que o criminoso precisa para acessar a vida financeira da vítima.
O smartphone concentra aplicativos bancários, carteiras digitais, redes sociais e e-mails, tudo o que o criminoso precisa para acessar a vida financeira da vítima.

Shows, locais movimentados e grande volume de transações tornam situações de aglomeração um cenário que exige atenção redobrada com o uso do celular. Mesmo sem furto ou roubo, o aparelho se tornou uma das principais portas de entrada para criminosos acessarem aplicativos bancários e esvaziarem contas em poucos minutos.

Embora muitos golpes financeiros ainda ocorram de forma presencial, como o uso de maquininhas adulteradas, o celular tem sido cada vez mais explorado em fraudes. Isso acontece não apenas quando o aparelho é roubado, mas também por meio de redes wi-fi falsas e golpes de engenharia social, quando criminosos manipulam emocionalmente a vítima para obter senhas e dados pessoais.

Segundo José Oliveira, diretor de tecnologia da Certta, ambientes com grande circulação de pessoas criam condições ideais para a ação de golpistas. Nesses contextos, a quebra de rotina, a pressa e o excesso de estímulos reduzem a atenção e favorecem decisões impulsivas.

O celular é um alvo preferencial porque concentra aplicativos bancários, carteiras digitais, e-mails e redes sociais. Com o aparelho desbloqueado — ou após tentativas rápidas de quebra de senha — criminosos podem transferir valores via Pix, solicitar empréstimos, alterar senhas e recuperar acessos usando e-mail ou SMS.

Entre os principais métodos de invasão estão redes wi-fi falsas, criadas para interceptar dados, e golpes por mensagens ou ligações que simulam situações urgentes, como supostas compras suspeitas ou problemas bancários. Mais recentemente, também têm sido usados recursos de inteligência artificial, como deepfakes de voz e identidades digitais falsas, para tornar as fraudes mais convincentes.

Para se proteger, especialistas recomendam ativar biometria nos aplicativos, reduzir limites de Pix, evitar acessar serviços financeiros em wi-fi público e manter recursos de bloqueio e apagamento remoto habilitados.

Caso o celular seja roubado, a orientação é agir rapidamente: bloquear o aparelho pela operadora, apagar os dados remotamente, avisar o banco, registrar boletim de ocorrência e alterar senhas de e-mail e redes sociais.

A principal recomendação dos especialistas é simples: desacelerar antes de qualquer ação. Parar alguns segundos para verificar informações e desconfiar de mensagens urgentes ainda é a forma mais eficaz de evitar prejuízos.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 19:29h • 19 de fevereiro de 2026

Quem vai cuidar de você na velhice?

Porto Alegre antecipa dilemas de um Brasil que envelhece com menos filhos e mais idosos vivendo sozinhos

Descrição da imagem

Saúde • 18:41h • 19 de fevereiro de 2026

Estresse no trabalho custa US$ 1 trilhão por ano e expõe falhas na gestão emocional

Dados da OMS apontam perda de 12 bilhões de dias úteis por ano por depressão e ansiedade ligadas ao trabalho; especialistas defendem leitura fisiológica do estresse

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 17:36h • 19 de fevereiro de 2026

“TINA - Tina Turner, o musical” chega ao Brasil após sucesso internacional

Espetáculo inspirado na trajetória da Rainha do Rock ficará em cartaz até julho em São Paulo

Descrição da imagem

Cidades • 17:27h • 19 de fevereiro de 2026

Acidente na Transbrasiliana mobiliza governo e equipes de emergência em Marília

Defesa Civil de São Paulo envia ajuda humanitária e integra operação com saúde, segurança e município após tombamento na madrugada

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 17:01h • 19 de fevereiro de 2026

Google lança Gemini 3.1 Pro com salto expressivo em raciocínio lógico

Nova versão do modelo da Google é integrada a produtos para desenvolvedores, empresas e consumidores e apresenta salto em testes de lógica e resolução de problemas complexos

Descrição da imagem

Policial • 16:49h • 19 de fevereiro de 2026

Operação Carnaval 2026 registra 13 sinistros e uma morte nas rodovias da região de Assis

Polícia Rodoviária aplicou mil autuações entre 13 e 17 de fevereiro e flagrou mais de 1,4 mil excessos de velocidade

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 16:21h • 19 de fevereiro de 2026

Sexta da Galeria terá show ao vivo com Antonio Marcos em Tarumã

Evento acontece na sexta-feira, 20 de fevereiro, às 20h, na Galeria Comercial Wilson Paitl

Descrição da imagem

Saúde • 15:55h • 19 de fevereiro de 2026

ANS abre consulta pública sobre novo tratamento para câncer de próstata avançado

Sociedade pode contribuir até 1º de março sobre proposta que analisa ampliação de acesso ao talazoparibe na rede privada

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar