Saúde • 11:44h • 16 de setembro de 2025
Veja como o Butantan traz a cepa atualizada da vacina da gripe para o Brasil
Anúncio semestral da OMS com atualização sobre a formulação do imunizante dispara no Instituto uma operação que envolve logística internacional, ovos especiais e celeridade
Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações de Agência SP | Foto: Marília Ruberti
O Butantan vive uma verdadeira corrida contra o tempo para atualizar a vacina da gripe todos os anos. Assim que a Organização Mundial da Saúde (OMS) anuncia as novas cepas que devem compor o imunizante, equipes do instituto entram em ação para garantir a importação rápida desses vírus, que são o “coração” da vacina.
O processo envolve cerca de 15 profissionais de nove áreas e uma logística complexa, incluindo o uso de ovos especiais, livres de microrganismos, que servem como ambiente para a multiplicação das cepas. São mais de 500 mil ovos por dia, ao longo de cinco meses, para produzir os monovalentes que, juntos, formam a vacina trivalente distribuída gratuitamente pelo SUS.
Mesmo quando apenas uma cepa é alterada, a produção dos demais componentes começa antecipadamente para ganhar tempo. Essa estratégia permite que o Butantan entregue, até março e abril, os 80 milhões de doses que precisam estar disponíveis em todo o país antes do inverno.
O desafio se repete anualmente porque o vírus influenza sofre mutações frequentes. Por isso, a atualização da vacina é fundamental para garantir proteção eficaz contra a gripe.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Mundo
Todos os paulistanos são paulistas, mas nem todos os paulistas são paulistanos; entenda
Termos que definem identidade e pertencimento no Estado de São Paulo
Ciência e Tecnologia
Nova anomalia no 3I/ATLAS levanta hipótese inédita de mecanismo artificial no espaço