• Mercado farmacêutico brasileiro acelera e deve atingir US$ 43,9 bilhões em 2026
  • Livro Café com Deus Pai lidera mercado editorial brasileiro e alcança 10 milhões de cópias
  • PAT de Assis divulga novas vagas de emprego em diversas áreas nesta semana
Novidades e destaques Novidades e destaques

Responsabilidade Social • 12:15h • 14 de outubro de 2024

Veja ações do Governo de SP para combater violência contra a mulher com deficiência

Centros de Apoio Técnico e cursos de capacitação do programa TODAS in-Rede apoiam e orientam mulheres com deficiência

Agência SP | Foto: Governo de SP

Por meio do programa TODAS in-Rede, o curso de Liderança e Empoderamento Feminino já formou mais de 760 mulheres com deficiência.
Por meio do programa TODAS in-Rede, o curso de Liderança e Empoderamento Feminino já formou mais de 760 mulheres com deficiência.

Com o Dia Nacional de Combate à Violência contra a Mulher, celebrado em 10 de outubro, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) reforça ações de proteção às mulheres com deficiência. Entre as medidas estão atendimento especializado às vítimas e cursos de liderança e empoderamento.

Os Centros de Apoio Técnico (CATs), distribuídos em cinco cidades do estado de São Paulo, atendem mulheres com deficiência e pessoas em situação de vulnerabilidade, oferecendo atendimento humanizado e especializado.

Com equipes multidisciplinares, os centros realizam desde atendimentos psicológicos até encaminhamentos à rede de proteção. Nos últimos quatro anos, os CATs registraram mais de 2,1 mil boletins de ocorrência relacionados à violência de gênero e realizaram mais de mil encaminhamentos para a rede de proteção.

Além de apoiar as vítimas, a SEDPcD tem investido na autonomia feminina como maneira de conscientizar esse grupo sobre o tema. Por meio do programa TODAS in-Rede, o curso de Liderança e Empoderamento Feminino já formou mais de 760 mulheres com deficiência. Em sua 8ª edição, que terá início na próxima terça-feira (15), o curso contará com a participação de 232 pessoas de 23 estados brasileiros. O programa, que conta com o apoio da Secretaria de Estado de Políticas para a Mulher, oferece capacitação on-line e acessível, com temas que vão desde autoestima e prevenção à violência até trabalho e direitos afetivos e reprodutivos.

O programa também capacita profissionais da rede de proteção, como promotores, delegados e outros envolvidos em delegacias e assistências sociais, em cursos que orientam sobre a realização do atendimento adequado em situações de violência contra mulheres com deficiência, preparando-os para lidar com tais casos de forma eficaz. Mais de 300 profissionais já foram capacitados. Este curso visa orientar sobre o acolhimento, atendimento e orientação de mulheres com deficiência vítimas de violência, promovendo uma abordagem empática.

“Nossas ações convergem para que as mulheres com deficiência saiam de um cenário de insegurança e vulnerabilidade para uma posição de protagonismo e liderança. Ao proporcionar atendimento especializado e capacitação, avançamos em direção à garantia de direitos fundamentais, que é nossa principal premissa”, afirmou Marcos da Costa, secretário de estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Centros de Apoio Técnico

Os cinco Centros de Apoio Técnico estão situados dentro das seguintes delegacias: Delegacia de Polícia da Pessoa com Deficiência de São Paulo; 2ª Delegacia Seccional de Campinas; Delegacia Seccional de Guarulhos; na Delegacia de Defesa da Mulher e Proteção ao Idoso de Ribeirão Preto e 7ª Delegacia de Polícia de Santos. Para acessar os serviços especializados não é necessário realizar agendamento – veja aqui os endereços.

TODAS in-Rede

O programa TODAS in-Rede, criado em 2020, oferece cursos voltados para mulheres com deficiência e sua rede de apoio, abordando temas como trabalho, renda, autonomia financeira, prevenção à violência, autoestima, liderança e direitos afetivos e reprodutivos. O objetivo é promover o empoderamento e a emancipação dessas mulheres, melhorando a qualidade de vida e incentivando sua inclusão social – saiba mais sobre o programa.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Economia • 20:41h • 27 de janeiro de 2026

Mercado farmacêutico brasileiro acelera e deve atingir US$ 43,9 bilhões em 2026

Alta da demanda hospitalar e avanço dos medicamentos emagrecedores reposicionam a indústria e pressionam logística e regulação

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 19:36h • 27 de janeiro de 2026

Livro Café com Deus Pai lidera mercado editorial brasileiro e alcança 10 milhões de cópias

Obra de Junior Rostirola fecha 2025 no topo do mercado editorial e consolida fenômeno da literatura espiritual contemporânea

Descrição da imagem

Classificados • 18:29h • 27 de janeiro de 2026

Alta temporada de contratações exige checagens obrigatórias para profissionais temporários

Especialista aponta três verificações essenciais para reduzir riscos e garantir segurança durante períodos de demanda sazonal

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 17:51h • 27 de janeiro de 2026

Confira as promessas de destino para 2026

Com base nas tendências de mercado, o próximo ano consolida destinos tradicionais e revela novas experiências

Descrição da imagem

Policial • 17:18h • 27 de janeiro de 2026

Delegacia Seccional de Assis recebe 22 novos escrivães para reforçar atendimento policial

Profissionais formados pelo DEINTER-8 já começaram a atuar nas unidades da região, ampliando a capacidade operacional da Polícia Civil

Descrição da imagem

Economia • 16:50h • 27 de janeiro de 2026

Simples Nacional registra crescimento expressivo de empresas do agronegócio, aponta estudo

Levantamento do IBPT mostra avanço de 7,1% em um ano, com forte presença de MEIs, renovação do setor e protagonismo regional

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 16:23h • 27 de janeiro de 2026

Brasil ainda é o país que mais mata pessoas trans e travestis no mundo

Número de assassinatos em 2025 chegou a 80

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 15:49h • 27 de janeiro de 2026

Assis terá Carnaval gratuito de 14 a 17 de fevereiro com o Carnassis 2026

Evento será realizado no espaço coberto atrás da Estação Ferroviária com entrada gratuita e programação cultural

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar