Gastronomia & Turismo • 14:47h • 12 de setembro de 2025
Vai viajar? Portal tem chat para tirar dúvidas sanitárias sobre o Brasil e o Exterior
O chat da “Teleorientação ao Viajante” informa quais vacinas são obrigatórias, as recomendadas, onde encontrá-las e, até mesmo, o status sanitário da localidade. Países das Américas do Sul e do Norte, por exemplo, vivem um surto de sarampo, e a doença pode representar um risco para pessoas não imunizadas
Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações da Agência de notícias do Paraná | Foto: Roberto Dziura Jr/AEN
O Portal da Saúde do Viajante inicia o serviço de “Teleorientação ao Viajante”, um chat para tirar dúvidas de quem viaja pelo Brasil e para o Exterior e precisa saber quais medidas sanitárias são necessárias e recomendadas em cada local. A página foi desenvolvida em 2015 pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), em parceria com a Celepar, e renovada em 2025 para marcar os dez anos de lançamento do Programa Estadual de Saúde do Viajante.
O chat da “Teleorientação ao Viajante” informa quais vacinas são obrigatórias, as recomendadas, onde encontrá-las e, até mesmo, o status sanitário da localidade. Países das Américas do Sul e do Norte, por exemplo, vivem um surto de sarampo, e a doença pode representar um risco para pessoas não imunizadas.
O novo serviço ao turista funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, com o atendimento feito por funcionários do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS/PR) da Sesa. As informações são todas verificadas e têm como origem sites governamentais como o Center for Disease Control and Prevention (CDC), dos Estados Unidos, European Centre for Disease Prevention and Control (ECDC), National Travel Health Network & Centre, entre outros.
“Em um mundo globalizado e em que doenças se espalham de forma muito rápida, o viajante sempre precisa estar preocupado com os riscos, além de saber o que precisa para entrar em um país estrangeiro. É mais um esforço da Sesa para contribuir para a qualidade de vida do cidadão”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
No site também é possível ter dicas de como beber e comer de forma segura, cuidados com segurança pessoal e prevenções com insetos ou animais locais. Apresenta, ainda, todas as informações para obter o Certificado Internacional de Vacinação.
Viagens Nacionais e Internacionais
O Portal do Viajante disponibiliza informações atualizadas sobre prevenção de doenças, as condições de saúde em vários locais e oferece alertas sobre mudanças em leis sanitárias para turistas. Também estão disponibilizados os endereços de todas as unidades de saúde do Paraná, assim como o calendário vacinal do Brasil.
Há informações sobre cuidados com a saúde antes, durante e depois da viagem, como avaliações sobre possíveis sinais de doença, ou entender como agir a partir de qualquer alteração de saúde.
O Programa Estadual de Saúde do Viajante foi criado há dez anos com o objetivo de implantar ações de promoção, prevenção e atenção à saúde do viajante para evitar a disseminação de doenças e agravos de relevância à saúde pública.
A coordenadora do CIEVS/PR da Sesa, Tatiane Cristina Brites Dombroski, reforça que o objetivo é ampliar o alcance do portal e incentivar que cada vez mais viajantes utilizem a plataforma. "Nosso objetivo é fazer com que cada vez mais pessoas utilizem o portal como referência, prevenindo problemas de saúde durante suas viagens”, destaca Tatiane.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Mundo
Todos os paulistanos são paulistas, mas nem todos os paulistas são paulistanos; entenda
Termos que definem identidade e pertencimento no Estado de São Paulo
Ciência e Tecnologia
Nova anomalia no 3I/ATLAS levanta hipótese inédita de mecanismo artificial no espaço