• Curso de férias de dança contemporânea abre inscrições em Assis
  • Assis promove mutirão de emprego em parceria com a Indústria de Bebidas Conquista
  • Instabilidade perde força e calor volta a ganhar espaço em Assis
Novidades e destaques Novidades e destaques

Saúde • 08:06h • 14 de dezembro de 2025

Vacinação reduz internações por doenças causadas pelo HPV, diz estudo

Dados apontam redução de até 66% em lesões pré-cancerosas

Agência Brasil | Foto: Arquivo Âncora1

A vacina contra o HPV é disponibilizada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para o público-alvo, crianças e adolescentes de 9 a 14 anos, e também pessoas com HIV, transplantadas e com câncer, usuários de PrEP (Profilaxia Pré-Exposição ao HIV) e pessoas com papilomatose respiratória recorrente.
A vacina contra o HPV é disponibilizada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para o público-alvo, crianças e adolescentes de 9 a 14 anos, e também pessoas com HIV, transplantadas e com câncer, usuários de PrEP (Profilaxia Pré-Exposição ao HIV) e pessoas com papilomatose respiratória recorrente.

Mais uma evidência dos benefícios da vacina contra o Papilomavírus Humano (HPV) foi identificada durante pesquisa. Após a implementação da vacina contra o HPV no Sistema Único de Saúde, em 2014, houve uma queda expressiva nas internações por duas doenças causadas pelo vírus: as verrugas anogenitais e a neoplasia intraepitelial cervical, doença precursora do câncer de colo de útero.

O estudo analisou a taxa de hospitalizações de adolescentes e jovens - com idades de 15 a 19 anos - e comparou os dados do período pré-vacinal com o período após a introdução da vacina, utilizando os registros do Sistema de Informações Hospitalares.

No caso de meninas, houve uma diminuição de 66% nas internações por neoplasia intraepitelial cervical de alto grau; e de 77% nas hospitalizações por verrugas anogenitais, quando comparados os números de 2014 e 2019.

Como os meninos só começaram a ser vacinados em 2017, a comparação foi feita entre este ano e 2019, mas também mostrou queda de 50,9% nas hospitalizações por verrugas anogenitais.

A pesquisa foi realizada pela empresa farmacêutica MSD e os resultados publicados na revista Human Vaccines and Immunotherapeutics.

Segundo Cintia Parellada, diretora executiva de Pesquisa de Dados de Mundo Real Latam da MSD e líder do estudo, a redução das doenças causadas pelo HPV por causa da vacinação é um marco histórico na saúde pública, mas, "para eliminar os cânceres causados pelo vírus, além de manter a cobertura vacinal alta, também é necessário ampliar o rastreamento e garantir tratamento adequado para todos os estágios da doença".

Outra pesquisa recente - realizada pela Fundação Oswaldo Cruz - havia detectado redução de 58% nos casos de câncer de colo de útero.

O HPV também pode causar outros tipos de câncer, como os de vulva, vagina, pênis, ânus e orofaringe.

Cobertura vacinal

A vacina contra o HPV é disponibilizada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para o público-alvo, crianças e adolescentes de 9 a 14 anos, e também pessoas com HIV, transplantadas e com câncer, usuários de PrEP (Profilaxia Pré-Exposição ao HIV) e pessoas com papilomatose respiratória recorrente. Desde 2024, a aplicação da vacina passou a ser em dose única, substituindo o modelo de duas doses.

Os números - atualizados em 2024 - mostram que, para as meninas, a adesão à vacina é de 82,83% e para os meninos, é de 67%, o que coloca o Brasil muito acima da média global de 12% medida pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Entretanto, a cobertura ainda está abaixo da meta de 90%.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Mundo • 10:41h • 19 de janeiro de 2026

Piscinas residenciais respondem por mais da metade dos afogamentos infantis

Estação mais quente reúne a maior parte das fatalidades, com maioria dos casos ocorrendo em ambientes familiares e residenciais

Descrição da imagem

Educação • 10:06h • 19 de janeiro de 2026

Assis amplia qualificação profissional e abre cursos gratuitos em parceria com SEST/SENAT

Iniciativa reúne Prefeitura, SEST/SENAT e Governo do Estado e aposta em alta empregabilidade para impulsionar a economia local em 2026

Descrição da imagem

Educação • 09:38h • 19 de janeiro de 2026

Redação 2026: o que muda nos vestibulares e como se preparar desde já

Especialista aponta erros comuns, orienta a retomada dos estudos e analisa tendências de temas em provas como Enem, Unicamp, Fuvest e Vunesp

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 09:16h • 19 de janeiro de 2026

Curso de férias de dança contemporânea abre inscrições em Assis

Atividade promovida pela Secretaria Municipal de Cultura é voltada a jovens a partir de 16 anos e acontece no Teatro Municipal entre os dias 26 e 30 de janeiro

Descrição da imagem

Cidades • 08:51h • 19 de janeiro de 2026

Tarumã abre nesta segunda inscrições para curso gratuito de eletricista com foco em energia solar

Capacitação oferece 16 vagas e formação prática em instalações elétricas de baixa tensão e sistemas fotovoltaicos

Descrição da imagem

Educação • 08:29h • 19 de janeiro de 2026

Atribuição de aulas da rede estadual de SP começa nesta segunda e será totalmente digital

Processo será realizado de forma virtual pela Secretaria Escolar Digital e segue até 30 de janeiro

Descrição da imagem

Classificados • 08:08h • 19 de janeiro de 2026

Assis promove mutirão de emprego em parceria com a Indústria de Bebidas Conquista

Ação será realizada na quarta-feira, dia 21 de janeiro, na Vila Agro, e busca conectar trabalhadores locais a vagas em diferentes setores da indústria

Descrição da imagem

Variedades • 07:22h • 19 de janeiro de 2026

Instabilidade perde força e calor volta a ganhar espaço em Assis

Temperaturas variam entre 16ºC e 30ºC, com predomínio de tempo firme do meio para o fim da semana

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar