• SP destina R$ 61,6 mi para Etec, Fatec e escolas de Marília
  • Capacitações em Assis trazem prática, horas aula e certificação; confira os detalhes do Qualifica SP
  • Vestibulinho das Etecs oferece redução de 50% da taxa de inscrição
Novidades e destaques Novidades e destaques

Saúde • 09:38h • 18 de dezembro de 2024

Vacina é para toda a vida: quarta fase da campanha de vacinação tem como foco o tétano

A cada 100 pessoas que adoecem de tétano, cerca de 30 morrem. A principal forma de prevenção é a imunização, que é gratuita e está disponível em toda a rede do Sistema Único de Saúde (SUS)

Da Redação com informações de Agência Gov | Foto: Divulgação/MS

Além da vacinação, a prevenção da doença também requer a utilização de equipamentos de proteção individual (botas, luvas e capacetes, etc) para evitar a ocorrência de acidentes durante a prática de atividades profissionais ou domésticas.
Além da vacinação, a prevenção da doença também requer a utilização de equipamentos de proteção individual (botas, luvas e capacetes, etc) para evitar a ocorrência de acidentes durante a prática de atividades profissionais ou domésticas.

A campanha de comunicação sobre a vacinação do Ministério da Saúde está entrando em sua quarta fase. Após abordar coqueluche , poliomielite e sarampo , o foco agora é a imunização contra o tétano , que mata cerca de 30 de cada 100 pessoas infectadas pela doença. Com o tema “ Vacinação de rotina: vacina é para toda vida ”, a campanha reforça a importância de estar com a vacinação contra o tétano em dia, com indicações para todas as pessoas, de todas as idades. A vacina é a principal forma de prevenção contra esta doença.

No Brasil, vacinas para proteção contra o tétano estão disponíveis no SUS. E a imunização deve ser realizada conforme as recomendações do Calendário Nacional de Vacinação , nas rotinas dos serviços de vacinação da Atenção Primária à Saúde (APS) , ou nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIEs) para pessoas que apresentam algumas condições clínicas especiais.

Esquemas vacinais recomendados

Crianças menores de 7 anos de idade:

  • Três doses da vacina penta (DTP+ HiB +Hepatite B), administrada aos 2, 4 e 6 meses de vida;
  • Reforços aos 15 meses e aos 4 anos de idade com a vacina tríplice bacteriana (DTP).

Pessoas com 7 anos ou mais (crianças, adolescentes, adultos e idosos):

  • A vacinação desses grupos deve considerar o histórico vacinal contra o tétano;

  • Para os que possuem esquema vacinal completo, doses de reforços estão indicadas a cada 10 anos. Se tiver ferimentos graves, este intervalo deverá reduzir para 5 anos.

Gestantes:

  • Uma dose da vacina tríplice bacteriana acelular - tipo adulto (dTpa), a cada gestação, a partir da 20ª semana. Se necessário, a gestante também deverá completar o esquema vacinal contra o tétano, com a administração da vacina dupla bacteriana – tipo adulto (dT), podendo ser administrada a qualquer momento da gestação.

A atualização da vacinação contra o tétano em gestantes, a cada gestação, além de proteger a mãe contra a doença, tem como objetivo prevenir o tétano neonatal que pode acometer recém-nascidos, até os primeiros 28 dias de vida.

Nesse sentido, a campanha de comunicação, promovida pelo Ministério da Saúde, mobiliza profissionais e trabalhadores da saúde e a população geral quanto à importância da vacinação contra o tétano. Gestantes, trabalhadores rurais e da construção civil, idosos e pessoas que sofreram ferimentos recentes, devem manter a proteção em dia.

Sobre o tétano

O tétano é uma doença aguda, não contagiosa, de ocorrência mundial. Representa um sério problema de saúde pública, sobretudo em países com baixas condições socioeconômicas e educacionais.

Esta doença é causada pela bactéria Clostridium tetani , que está presente no solo, na água, objetos enferrujados (pregos, madeiras e agulhas, por exemplo), fezes de animais, entre outros. A bactéria pode entrar no organismo, especialmente pelas mãos ou pés do indivíduo, por meio de cortes, perfurações ou feridas contaminadas.

A doença ataca o sistema nervoso, provocando contrações musculares intensas e, em casos graves, pode levar à morte. Além da vacinação, a prevenção da doença também requer a utilização de equipamentos de proteção individual (botas, luvas e capacetes, etc) para evitar a ocorrência de acidentes durante a prática de atividades profissionais ou domésticas.

Viajantes e o tétano

Quando a pessoa for viajar para local onde a vacina contra o tétano não esteja disponível ou necessite de prescrição, é prudente atualizar com antecedência o esquema vacinal, caso necessário. Atenção para a necessidade de reforço, a cada 10 anos, da última dose do esquema completo ou da última dose de reforço.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Classificados • 09:25h • 27 de agosto de 2025

PGE/SP abre 30 vagas em processo seletivo para cargos de nível médio e superior

As entrevistas com os candidatos habilitados ocorrerão entre 3 e 23 de setembro

Descrição da imagem

Educação • 09:02h • 27 de agosto de 2025

SP destina R$ 61,6 mi para Etec, Fatec e escolas de Marília

Anúncios feitos na Caravana 3D incluem construção de sede própria para Etec e Fatec, melhorias em 12 escolas estaduais da região de Marília e entrega de creche em Parapuã

Descrição da imagem

Saúde • 08:41h • 27 de agosto de 2025

Mudanças climáticas aumentam risco de malária nas cidades brasileiras

Pesquisadores da USP alertam para a possível chegada ao Brasil do mosquito Anopheles stephensi, transmissor da malária e já presente em 14 países. A espécie, que se adapta bem ao ambiente urbano, pode transformar a doença em um problema também das grandes cidades

Descrição da imagem

Mundo • 08:19h • 27 de agosto de 2025

Defesa Civil alerta para risco elevado de queimadas no interior paulista

Altas temperaturas e baixa umidade aumentam chance de incêndios

Descrição da imagem

Educação • 08:06h • 27 de agosto de 2025

Capacitações em Assis trazem prática, horas aula e certificação; confira os detalhes do Qualifica SP

Programa oferece formações em áreas estratégicas como logística, gestão e administração em parceria com SEST/SENAT

Descrição da imagem

Educação • 07:58h • 27 de agosto de 2025

Vestibulinho das Etecs oferece redução de 50% da taxa de inscrição

Candidatos podem solicitar benefício até 9 de setembro; exame do processo seletivo para o primeiro semestre de 2026 será aplicado no dia 30 de novembro

Descrição da imagem

Saúde • 21:13h • 26 de agosto de 2025

Val Marchiori emociona seguidores ao revelar câncer de mama e destacar necessidade de exames

Empresária reforça importância da mamografia e especialistas destacam que diagnóstico precoce pode elevar chances de cura para mais de 90%

Descrição da imagem

Mundo • 20:18h • 26 de agosto de 2025

Pesquisa mostra que 67% dos brasileiros não teriam como se sustentar em caso de demissão

Levantamento da fintech meutudo revela desconhecimento sobre seguro renda CLT e falta de planejamento financeiro para imprevistos

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?