• Pequenos empreendedores podem renegociar dívidas com a União até 30 de janeiro
  • Afroturismo ganha força nas férias de janeiro com roteiros que revelam a história negra do Brasil
  • ACIA de Assis define novo horário de atendimento ao público para 2026
Novidades e destaques Novidades e destaques

Saúde • 09:38h • 18 de dezembro de 2024

Vacina é para toda a vida: quarta fase da campanha de vacinação tem como foco o tétano

A cada 100 pessoas que adoecem de tétano, cerca de 30 morrem. A principal forma de prevenção é a imunização, que é gratuita e está disponível em toda a rede do Sistema Único de Saúde (SUS)

Da Redação com informações de Agência Gov | Foto: Divulgação/MS

Além da vacinação, a prevenção da doença também requer a utilização de equipamentos de proteção individual (botas, luvas e capacetes, etc) para evitar a ocorrência de acidentes durante a prática de atividades profissionais ou domésticas.
Além da vacinação, a prevenção da doença também requer a utilização de equipamentos de proteção individual (botas, luvas e capacetes, etc) para evitar a ocorrência de acidentes durante a prática de atividades profissionais ou domésticas.

A campanha de comunicação sobre a vacinação do Ministério da Saúde está entrando em sua quarta fase. Após abordar coqueluche , poliomielite e sarampo , o foco agora é a imunização contra o tétano , que mata cerca de 30 de cada 100 pessoas infectadas pela doença. Com o tema “ Vacinação de rotina: vacina é para toda vida ”, a campanha reforça a importância de estar com a vacinação contra o tétano em dia, com indicações para todas as pessoas, de todas as idades. A vacina é a principal forma de prevenção contra esta doença.

No Brasil, vacinas para proteção contra o tétano estão disponíveis no SUS. E a imunização deve ser realizada conforme as recomendações do Calendário Nacional de Vacinação , nas rotinas dos serviços de vacinação da Atenção Primária à Saúde (APS) , ou nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIEs) para pessoas que apresentam algumas condições clínicas especiais.

Esquemas vacinais recomendados

Crianças menores de 7 anos de idade:

  • Três doses da vacina penta (DTP+ HiB +Hepatite B), administrada aos 2, 4 e 6 meses de vida;
  • Reforços aos 15 meses e aos 4 anos de idade com a vacina tríplice bacteriana (DTP).

Pessoas com 7 anos ou mais (crianças, adolescentes, adultos e idosos):

  • A vacinação desses grupos deve considerar o histórico vacinal contra o tétano;

  • Para os que possuem esquema vacinal completo, doses de reforços estão indicadas a cada 10 anos. Se tiver ferimentos graves, este intervalo deverá reduzir para 5 anos.

Gestantes:

  • Uma dose da vacina tríplice bacteriana acelular - tipo adulto (dTpa), a cada gestação, a partir da 20ª semana. Se necessário, a gestante também deverá completar o esquema vacinal contra o tétano, com a administração da vacina dupla bacteriana – tipo adulto (dT), podendo ser administrada a qualquer momento da gestação.

A atualização da vacinação contra o tétano em gestantes, a cada gestação, além de proteger a mãe contra a doença, tem como objetivo prevenir o tétano neonatal que pode acometer recém-nascidos, até os primeiros 28 dias de vida.

Nesse sentido, a campanha de comunicação, promovida pelo Ministério da Saúde, mobiliza profissionais e trabalhadores da saúde e a população geral quanto à importância da vacinação contra o tétano. Gestantes, trabalhadores rurais e da construção civil, idosos e pessoas que sofreram ferimentos recentes, devem manter a proteção em dia.

Sobre o tétano

O tétano é uma doença aguda, não contagiosa, de ocorrência mundial. Representa um sério problema de saúde pública, sobretudo em países com baixas condições socioeconômicas e educacionais.

Esta doença é causada pela bactéria Clostridium tetani , que está presente no solo, na água, objetos enferrujados (pregos, madeiras e agulhas, por exemplo), fezes de animais, entre outros. A bactéria pode entrar no organismo, especialmente pelas mãos ou pés do indivíduo, por meio de cortes, perfurações ou feridas contaminadas.

A doença ataca o sistema nervoso, provocando contrações musculares intensas e, em casos graves, pode levar à morte. Além da vacinação, a prevenção da doença também requer a utilização de equipamentos de proteção individual (botas, luvas e capacetes, etc) para evitar a ocorrência de acidentes durante a prática de atividades profissionais ou domésticas.

Viajantes e o tétano

Quando a pessoa for viajar para local onde a vacina contra o tétano não esteja disponível ou necessite de prescrição, é prudente atualizar com antecedência o esquema vacinal, caso necessário. Atenção para a necessidade de reforço, a cada 10 anos, da última dose do esquema completo ou da última dose de reforço.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 18:23h • 26 de janeiro de 2026

Representatividade e infância: o que a Barbie autista revela sobre meninas com TEA

Especialista em neurodesenvolvimento analisa como a identificação simbólica influencia autoestima, pertencimento e diagnóstico ao longo da infância

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 17:49h • 26 de janeiro de 2026

Quase 90% das praias do litoral paulista estão próprias para banho, aponta Cetesb

Levantamento avalia 175 pontos; 151 estão aptos e 24 foram classificados como impróprios na semana passada

Descrição da imagem

Economia • 17:22h • 26 de janeiro de 2026

Pequenos empreendedores podem renegociar dívidas com a União até 30 de janeiro

Edital prevê diferentes modalidades de transação, com descontos que podem chegar a até 100% sobre juros, multas e encargos legais

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 16:54h • 26 de janeiro de 2026

Afroturismo ganha força nas férias de janeiro com roteiros que revelam a história negra do Brasil

Destinos afrocentrados se destacam em diferentes regiões do país ao unir cultura, memória e experiências conduzidas por quem vive os territórios

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 16:28h • 26 de janeiro de 2026

Estudo da Unesp busca terapias inovadoras contra Covid-19

Pesquisador vinculado a centro financiado pela Fapesp estuda anticorpos monoclonais capazes de neutralizar diferentes variantes do SARS-CoV-2

Descrição da imagem

Mundo • 15:55h • 26 de janeiro de 2026

Ipem-SP orienta consumidores sobre novas regras para refrigeradores

Novas regras da Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (Ence) entraram em vigor em 1º de janeiro de 2026, tornando critérios de eficiência energética mais rigorosos

Descrição da imagem

Cidades • 15:19h • 26 de janeiro de 2026

Piscina Municipal de Cruzália passa a funcionar até as 19h a partir desta segunda-feira

Novo horário entrou em vigor hoje, dia 26, e amplia acesso da população ao espaço de lazer

Descrição da imagem

Economia • 14:35h • 26 de janeiro de 2026

IA é a principal preocupação de segurança para os negócios no Brasil

Ferramenta pode trazer riscos operacionais, legais e reputacionais

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar