• Classificados no Vestibular de Verão 2026 da FEMA já podem realizar a matrícula online
  • IPVA 2026: prazo para pagar com desconto ou a 1ª parcela de veículos com placa final 8 termina hoje (21)
  • Praias com o selo Bandeira Azul se destacam como opções para o verão brasileiro
Novidades e destaques Novidades e destaques

Saúde • 08:19h • 10 de setembro de 2025

Vacina da gripe é eficaz? Especialistas do Butantan explicam

Imunizante protege principalmente crianças e idosos contra formas graves, hospitalizações e mortes e tem eficácia dentro de padrão estabelecido pela OMS

Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações de Agência SP | Foto: Arquivo Âncora1

Em termos gerais, a eficácia é quanto a vacina protege uma pessoa da gripe, ou seja, o quanto tomá-la pode diminuir as chances de ficar doente.
Em termos gerais, a eficácia é quanto a vacina protege uma pessoa da gripe, ou seja, o quanto tomá-la pode diminuir as chances de ficar doente.

Muita gente acredita que a vacina da gripe “não funcionou” quando pega a doença mesmo depois de se imunizar. Mas essa percepção está equivocada. O imunizante não elimina totalmente o risco de infecção, mas funciona como um importante escudo de proteção contra formas graves da doença.

“O efeito é parecido com o do cinto de segurança: ele não impede acidentes, mas reduz os danos mais sérios. Ou como um guarda-chuva, que não evita a chuva, mas mantém você muito mais seco”, explica João Miraglia, gestor médico de Desenvolvimento Clínico do Instituto Butantan.

A eficácia da vacina da gripe varia entre 40% e 60% em adultos. Em crianças pequenas e idosos, tende a ser menor devido à imaturidade ou ao envelhecimento do sistema imunológico. Isso não significa que ela seja ineficaz. Como reforça a médica Carolina Barbieri, do Butantan, nenhum imunizante ou medicamento garante 100% de proteção, já que a resposta imunológica depende de fatores individuais como idade, doenças crônicas e uso de remédios.

Outro ponto é que o vírus influenza sofre mutações constantes. Por isso, a vacina precisa ser atualizada todos os anos, o que pode reduzir sua eficácia contra infecções leves, mas mantém grande impacto na redução de hospitalizações e mortes.

Estudos mostram esse efeito. Pesquisa publicada na revista Clinical Infectious Diseases apontou que a imunização contra a gripe reduziu entre 52% e 79% as mortes de pacientes hospitalizados por influenza. Os maiores benefícios foram registrados entre idosos, grupo mais vulnerável às complicações, como pneumonia e infarto.

Além disso, ao se vacinar, a pessoa protege não apenas a si mesma, mas também familiares e amigos, já que diminui a circulação do vírus na comunidade.

Disponibilidade da vacina

A vacina da gripe oferecida pelo SUS é a trivalente produzida pelo Instituto Butantan, pré-qualificada pela OMS. Desde 2025, ela faz parte do calendário de rotina para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e pessoas com 60 anos ou mais, e está disponível ao longo de todo o ano nas unidades básicas de saúde.

Ainda assim, especialistas reforçam a importância de receber a dose durante as campanhas nacionais, que coincidem com os períodos de maior circulação do vírus, de setembro a novembro na região Norte e de abril a junho no restante do país.

“Vacinar-se é uma forma de cuidado individual e coletivo. Mesmo fora da campanha, nunca é tarde para se proteger”, conclui Miraglia.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Educação • 08:21h • 21 de janeiro de 2026

Enamed: Veja cursos de medicina que terão sanções por desempenho ruim

Cerca de 30% dos cursos analisados tiveram avaliação insatisfatória

Descrição da imagem

Educação • 08:01h • 21 de janeiro de 2026

Classificados no Vestibular de Verão 2026 da FEMA já podem realizar a matrícula online

Prazo para confirmação da vaga vai até 23 de janeiro e todo o processo é feito pela internet

Descrição da imagem

Mundo • 07:29h • 21 de janeiro de 2026

IPVA 2026: prazo para pagar com desconto ou a 1ª parcela de veículos com placa final 8 termina hoje (21)

O pagamento segue o final da placa do veículo e pode ser feito à vista, com desconto de 3%, ou parcelado em até 5 vezes, de acordo com o valor do imposto devido

Descrição da imagem

Economia • 20:21h • 20 de janeiro de 2026

Novo comportamento do consumidor desafia funis tradicionais no marketing digital

Com usuários mais céticos, dispersos e expostos a múltiplos estímulos, modelos lineares perdem força e dão lugar a estratégias baseadas em contexto e experiência

Descrição da imagem

Mundo • 19:37h • 20 de janeiro de 2026

Presença em múltiplos canais se torna decisiva para a sobrevivência das empresas

Com avanço no fechamento de negócios no Brasil, ser encontrado em diferentes pontos de busca passa a influenciar diretamente a decisão do consumidor

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 18:28h • 20 de janeiro de 2026

Brasil se consolida como o segundo maior mercado de shows do mundo

Estratégia, gestão e experiência ajudam a explicar por que alguns eventos viram fenômenos de público enquanto outros enfrentam dificuldades

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 17:33h • 20 de janeiro de 2026

Praias com o selo Bandeira Azul se destacam como opções para o verão brasileiro

País conta com 50 praias com selo sustentável na temporada 2026; saiba quais destinos estão na lista

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 17:02h • 20 de janeiro de 2026

Conforto e autonomia mantêm o carro como principal escolha dos brasileiros em viagens

Conforto, liberdade para fazer paradas e flexibilidade de horários reforçam escolha pelo automóvel, especialmente no período de férias

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar