Saúde • 09:41h • 22 de agosto de 2025
Vacina contra dengue mostra eficácia em adolescentes, aponta estudo
Pesquisa feita no Brasil confirma proteção da TAK-003 (Qdenga®) e reforça importância da vacinação em larga escala.
Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações da Fiocruz | Foto: Arquivo Âncora1
Um estudo internacional publicado na revista The Lancet Infectious Diseases comprovou a eficácia da vacina contra a dengue TAK-003 (Qdenga®) em adolescentes. A pesquisa foi conduzida no Brasil pela Fiocruz e pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) durante a epidemia histórica de 2024, que deixou mais de 6 mil mortos.
Foram analisados mais de 92 mil testes de jovens de 10 a 14 anos em São Paulo. Os resultados mostraram que uma dose já oferece 50% de proteção contra casos sintomáticos e 67,5% contra hospitalizações. A segunda dose aumentou a eficácia para 61,7% nos sintomas, com proteção começando a partir do oitavo dia após a aplicação.
Segundo o pesquisador Júlio Croda, da Fiocruz, é a primeira evidência significativa, fora dos ensaios clínicos, da eficácia da vacina. O estudo reforça a importância de ampliar a imunização, já que a proteção da primeira dose cai após 90 dias, tornando essencial completar o esquema com duas aplicações.
A pesquisa teve apoio do CNPq e colaboração de universidades dos Estados Unidos, e pode influenciar políticas da Organização Mundial da Saúde para uso emergencial da vacina em surtos e em regiões de alta transmissão.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Mundo
Todos os paulistanos são paulistas, mas nem todos os paulistas são paulistanos; entenda
Termos que definem identidade e pertencimento no Estado de São Paulo
Ciência e Tecnologia
Nova anomalia no 3I/ATLAS levanta hipótese inédita de mecanismo artificial no espaço