Saúde • 13:37h • 30 de novembro de 2025
Vacina contra a dengue do Butantan pode beneficiar saúde global
Há 1 milhão de vacinas prontas para a distribuição
Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações de Agência Brasil | Foto: Arquivo Âncora1
A vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan, aprovada na quarta-feira (26) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), tem potencial para beneficiar não apenas os brasileiros, mas também populações de outros países, afirma o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Renato Kfouri.
Segundo ele, a dengue está se expandindo no mundo, sobretudo em regiões tropicais, e mais da metade da população global vive em áreas de risco. O aquecimento global, as mudanças climáticas e alterações no regime de chuvas favorecem a proliferação do mosquito transmissor, ampliando a circulação do vírus. Nesse cenário, diz Kfouri, a necessidade de vacinas torna-se fundamental para o controle da doença.
Eficácia do imunizante
O Butantan informou que a aprovação se baseia em cinco anos de acompanhamento dos voluntários que participaram do ensaio clínico de fase 3. Entre pessoas de 12 a 59 anos, a vacina apresentou 74,7% de eficácia geral, 91,6% de proteção contra casos graves e com sinais de alarme, e 100% de eficácia contra hospitalizações por dengue.
Formulado com os quatro sorotipos do vírus, o imunizante mostrou segurança e eficácia tanto em quem já teve dengue anteriormente quanto em quem nunca foi infectado.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento
Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar
Ciência e Tecnologia
3I/ATLAS surpreende e se aproxima da esfera de Hill de Júpiter com precisão inédita