• Último fim de semana de agosto em Assis será de tempo firme e máximas de 32ºC
  • Operação Impacto intercepta carro “dublê” circulando na SP-266 em Assis
  • IBGE 2025: Assis tem 104,8 mil habitantes e região soma 303 mil; veja os números das cidades vizinhas
Novidades e destaques Novidades e destaques

Educação • 09:22h • 29 de agosto de 2025

USP tem inscrições para pós-graduação em artes, ciência da informação, música e comunicação

Processo seletivo da Escola de Comunicações e Artes da USP oferece 256 vagas para mestrado e doutorado, com reserva de cotas para grupos específicos

Agência SP | Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Artes Cênicas é um dos cursos com inscrições para pós-graduação na ECA-USP
Artes Cênicas é um dos cursos com inscrições para pós-graduação na ECA-USP

A Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP abriu inscrições para seus programas gratuitos de pós-graduação na modalidade stricto sensu com ingresso previsto para 2026. O período de inscrição vai até o dia 5 de setembro. Estão disponíveis 238 vagas para mestrado e doutorado acadêmicos, além de 18 vagas para o mestrado profissional em Ciência da Informação.

Para se inscrever é preciso conferir as regras de inscrição no edital de cada programa e enviar um projeto de pesquisa e currículo Lattes. Para o projeto, os editais sugerem modelos com a estrutura em que devem ser apresentados. Além disso, é exigida a proficiência em um idioma estrangeiro para o mestrado e em dois idiomas para o doutorado. Este ano, todos os programas reservam vagas para a população preta, parda ou indígena. O programa de Artes Cênicas, além disso, reserva vagas para pessoas transexuais e travestis, pessoas com deficiência, pessoas em vulnerabilidade social e refugiados.

Confira as vagas para 2026 nos programas de pós graduação da ECA:

Artes Cênicas

O Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) oferece 46 vagas para mestrado e doutorado para ingresso em 2026. Dessas vagas, metade estão reservadas para optantes da Política de Ação Afirmativa de Inclusão Social Étnico-Racial do Programa, que incluem:

  • 8 vagas para a população negra

  • 2 vagas para a população indígena

  • 2 vagas para pessoas com deficiência grave

  • 2 vagas para pessoas transexuais ou travestis

  • 1 vagas para pessoas em situação de refúgio

  • 8 vagas para pessoas em vulnerabilidade socioeconômica

A seleção se dá em três etapas: 1) avaliação de projeto de pesquisa e do currículo Lattes; 2) Prova escrita; 3) Prova oral. Para quem deseja esclarecer dúvidas, o programa vai oferecer um workshop on-line sobre o processo seletivo no dia 18 de setembro. Na última avaliação quadrienal da Capes (2021-2024), o PPGAC recebeu a nota 6, indicando excelência em nível internacional. Para mais informações sobre o processo seletivo, veja o edital PPGAC 2026.

Artes Visuais

O Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) oferece 50 vagas para mestrado e doutorado. Dessas, 15 (30%) estão reservadas para pretos, pardos ou indígenas optantes da Política de Ação Afirmativa de Inclusão Social Étnico-Racial do Programa. A seleção acontece em três etapas: 1) Avaliação de currículo Lattes e projeto de pesquisa; 2) Prova escrita; 3) Prova oral. A pós em Artes visuais da ECA tem nota 5 na última avaliação quadrienal da Capes, o que indica um desempenho muito bom. Para mais informações sobre o processo seletivo, veja o edital PPGAV 2026.

Ciência da Informação

O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) oferece 44 vagas para o mestrado acadêmico e doutorado. Dessas, 11 (25%) estão reservadas para candidatos pretos, pardos ou indígenas. Além disso, o programa oferece 18 vagas para o mestrado profissional em Gestão de Informação, com 13 (75%) para ampla concorrência e 5 (25%) reservadas para optantes.

A seleção tanto para o mestrado acadêmico quanto para o profissional se dá em duas etapas: 1) envio de documentos e avaliação dissertativa; 2) Avaliação de projeto de pesquisa e currículo Lattes. A pós-graduação em Ciência da Informação da ECA recebeu nota 4 na última avaliação quadrienal da Capes, o que é considerado um bom desempenho. Para mais informações sobre o processo seletivo, veja o edital PPGCI 2026.

Ciências da Comunicação

O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM) oferece 34 vagas para mestrado e doutorado, das quais 12 (35%) estão reservadas para a população preta, parda ou indígena. O processo de seleção se dá em três etapas: 1) envio de documentos; 2) Prova escrita presencial; 3) Avaliação de currículo Lattes e projeto de pesquisa, com arguição presencial do projeto. A pós-graduação em Ciências da Comunicação na ECA recebeu nota 5 na última avaliação quadrienal da Capes (2017-2021), indicando desempenho muito bom. Para mais informações sobre o processo seletivo, veja o edital PPGCOM 2026.

Meios e Processos Audiovisuais

O Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos em Audiovisuais (PPGMPA) oferece 32 vagas para o ingresso no mestrado e doutorado em 2026. Dessas, 11 (35%) estão reservadas para candidatos pretos, pardos e indígenas. O processo de seleção tem as seguintes etapas: 1) prova escrita; 2) análise de projetos de pesquisa; 3) prova oral (entrevista). A pós em Meios e Processos Audiovisuais na ECA recebeu nota 5 na última avaliação quadrienal da Capes (2017-2021), considerada muito boa. Para mais informações sobre o processo seletivo, veja o edital PPGMPA 2026.

Música

O Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS) oferece 32 vagas para mestrado e doutorado, com 11 (35%) reservadas para a população preta, parda ou indígena. O processo de seleção será o seguinte: 1) prova escrita; 2) análise dos projetos de pesquisa; 3) prova oral (entrevista). O programa recebeu nota 6 na última avaliação quadrienal da Capes (2021-2024), indicando excelência em nível internacional. Para saber mais sobre o processo seletivo, confira o edital PPGMUS 2026. 

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Saúde • 12:03h • 29 de agosto de 2025

Saiba como substâncias presentes em vegetais podem prevenir degeneração ocular

Estudos mostram que substâncias reduzem risco de degeneração macular em até 43% e ajudam a proteger contra fadiga visual causada pelo uso excessivo de telas

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 11:38h • 29 de agosto de 2025

Assis celebra Festa do Folclore neste sábado na Casa de Taipa

Evento acontece sábado, 30 de agosto, a partir das 17h, com apresentações artísticas, música e valorização das tradições populares

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 11:11h • 29 de agosto de 2025

Entenda o que é e como vai funcionar a nova tecnologia da TV 3.0

Expectativa do governo é de que o modelo entre no ar em junho de 2026

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 10:47h • 29 de agosto de 2025

Projeto busca ampliar diagnóstico de autismo em adultos e idosos em SP

Proposta em análise na Assembleia Legislativa quer garantir acolhimento, tratamento e inclusão para quem passou décadas sem diagnóstico correto

Descrição da imagem

Educação • 10:25h • 29 de agosto de 2025

Fatec abre prazo para isenção e desconto na taxa do vestibular

Serão oferecidas 6 mil isenções de pagamento; para redução do valor, não há limite de oferta

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 10:03h • 29 de agosto de 2025

Violência digital contra mulheres atinge níveis alarmantes

É o que mostra pesquisa divulgada pelo Instituto Marielle Franco

Descrição da imagem

Saúde • 09:01h • 29 de agosto de 2025

Falta de consultas regulares aumenta chance de doenças graves na visão

Alerta é do Conselho Brasileiro de Oftalmologia

Descrição da imagem

Educação • 08:37h • 29 de agosto de 2025

Curso de liderança abre inscrições para mulheres com deficiência

Iniciativa visa promover autonomia para mulheres com deficiência com aulas on-line e gratuitas; inscrições vão até 30 de setembro

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?