Educação • 07:49h • 04 de dezembro de 2025
USP oferece 234 vagas para medalhistas de olimpíadas do conhecimento
Premiados em competições nacionais e internacionais podem se inscrever gratuitamente no site da Fuvest para ingressar na Universidade em 2026; oportunidades abrangem todos os campi e áreas do conhecimento
Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações de Agência SP | Foto: Arquivo Âncora1
A USP está oferecendo 234 vagas para estudantes premiados em olimpíadas do conhecimento nacionais e internacionais. As oportunidades contemplam mais de 100 cursos de graduação, distribuídos pelos sete campi da instituição — São Paulo, Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto e São Carlos — e são destinadas ao ingresso no primeiro semestre de 2026. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), entre os dias 5 e 16 de janeiro.
Podem participar candidatos que tenham cursado o Ensino Médio em escolas públicas ou privadas brasileiras ou com equivalência reconhecida e que tenham sido premiados, durante os dois últimos anos, em competições acadêmicas aceitas pela Universidade.
“A experiência com esta ação tem sido muito positiva e, nos últimos anos, a USP vem ampliando a sua adesão, o que mostra a confiança da comunidade uspiana na proposta, com as unidades abrindo mais vagas específicas para medalhistas. Ao mesmo tempo, há uma grande preocupação com a seriedade e a credibilidade dessas competições. Hoje existem muitas olimpíadas, de todos os tipos e níveis, e por isso criamos uma comissão com membros do Conselho de Graduação para avaliar criteriosamente cada uma delas. Essa equipe analisa de forma colegiada todos os aspectos das provas e sua organização, com o objetivo de garantir que apenas eventos que correspondam aos critérios estabelecidos coletivamente façam parte da lista oficial da USP”, explica o pró-reitor adjunto de Graduação, Marcos Garcia Neira.
O candidato poderá se inscrever em até três cursos, definindo a ordem de prioridade. A classificação será feita com base na pontuação atribuída ao desempenho do estudante nas competições, considerando o tipo de medalha obtida. São aceitas apenas medalhas individuais e as pontuações variam conforme o nível da conquista: medalhas de bronze garantem 1 ponto nas premiações nacionais e 4 nas internacionais; medalhas de prata equivalem a 2 pontos nas nacionais e 5 nas internacionais; e medalhas de ouro somam 3 pontos nas nacionais e 6 nas internacionais.
Neira ressalta o caráter interdisciplinar da proposta: “Um avanço importante que tivemos é que, agora, qualquer medalhista de uma olimpíada reconhecida pela USP pode concorrer a qualquer curso, independentemente da área de conhecimento. Ou seja, um estudante premiado em uma competição de Química pode usar essa conquista para ingressar em História, e isso está absolutamente dentro das regras. Queremos romper com a ideia de que a medalha vincula o candidato obrigatoriamente à área da competição. O foco é valorizar o mérito, o raciocínio e o esforço intelectual desses jovens e não limitar suas possibilidades de escolha”, diz.
As vagas abrangem todos os campos de estudo. Há oportunidades em cursos de ciências exatas e engenharias, como Engenharia de Produção, Física, Astronomia e Ciência da Computação, bem como em áreas de humanas, como Administração, Ciências Sociais, Arquitetura e Design, e também nas biológicas, com opções em Medicina, Farmácia, Medicina Veterinária e Ciências Biomédicas.
O ingresso por meio das olimpíadas do conhecimento é uma das quatro formas de acesso à graduação da USP, ao lado do vestibular da Fuvest, do Enem-USP e do Provão Paulista Seriado. Em 2026, além das 234 vagas destinadas aos participantes dessas competições, a Universidade oferecerá 11.147 vagas pelos demais processos seletivos.
Os candidatos aprovados deverão acompanhar as etapas de matrícula e as convocações para as próximas chamadas diretamente no site da Fuvest, que também tem o edital completo com todas as informações sobre as competições aceitas, a pontuação mínima exigida, a distribuição das vagas por curso e campus, além do cronograma de inscrição e matrícula.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Mundo
Todos os paulistanos são paulistas, mas nem todos os paulistas são paulistanos; entenda
Termos que definem identidade e pertencimento no Estado de São Paulo
Ciência e Tecnologia
Nova anomalia no 3I/ATLAS levanta hipótese inédita de mecanismo artificial no espaço