• Governo de SP abre inscrições de concurso para auditor fiscal do Estado, com salário de R$ 21 mil
  • Assis promove nova edição da Vila Agro com produtos frescos e show musical nesta sexta-feira
  • Primeiro fim de semana de dezembro terá tempo firme e temperaturas em elevação em Assis
Novidades e destaques Novidades e destaques

Saúde • 08:02h • 16 de agosto de 2025

Uso excessivo de antimicrobianos na pandemia aumenta resistência bacteriana

Monitoramento considerou vendas de antibióticos, ivermectina e cloroquina registradas no sistema SNGPC como um problema para a saúde pública e meio ambiente

Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações do CFF | Foto: CFF

Nos próximos anos, o uso incorreto destes fármacos pode ser responsável por muitas mortes, pois não teremos mais tratamento disponível e eficaz.
Nos próximos anos, o uso incorreto destes fármacos pode ser responsável por muitas mortes, pois não teremos mais tratamento disponível e eficaz.

Somente durante os anos de pandemia (2020-2023), mais de 68 milhões de unidades de antibióticos foram vendidas no Brasil, considerando a variedade dos protocolos implementados para o tratamento empírico da Covid-19. Este cenário impulsionou um estudo relacionando dados sobre o uso indiscriminado de antimicrobianos ao aumento da resistência bacteriana no Brasil, idealizado pela Farmacêutica ambiental, microbiologista e Doutoranda em Saúde Pública e Meio Ambiente na ENSP/Fiocruz, Líllian Silva.

A pesquisa analisou o aumento na venda de medicamentos que fizeram parte do chamado "Kit Covid", como a azitromicina, ivermectina e cloroquina, com base nos dados do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC), nos triênios pré-pandemia (2017 a 2019) e pós-pandemia (2020 a 2022).

A pesquisadora, mestre em ciências, com ênfase em gestão e saneamento ambiental, pelo programa de pós-graduação em Saúde Pública e Meio Ambiente da ENSP/Fiocruz, ressalta que o uso indiscriminado de antimicrobianos pode favorecer a seleção de bactérias resistentes ao tratamento, gerando um problema para a saúde pública.

"Além dos antibióticos propriamente ditos, a cloroquina tem uma estrutura semelhante a uma classe de antibióticos muito usada no tratamento de infecções urinárias: as fluoroquinolonas, como a ciprofloxacina. Já a ivermectina se assemelha ao grupo da azitromicina. Para as bactérias, a exposição a esses medicamentos é como um gatilho para produzir mecanismos de defesa."

Outra preocupação discutida no estudo é em relação à introdução desses fármacos em ambientes aquáticos, como rios, oceanos e lagoas. A falta do saneamento básico e o tratamento inadequado (ou inexistente) da água e do esgoto podem ajudar na disseminação das superbacterias, já que as tecnologias de tratamento de águas residuais usadas, em geral, não são capazes de eliminar completamente esses contaminantes.

"A perspectiva de uma crise sanitária relacionada às bactérias resistentes é real e silenciosa, mas que precisa receber a devida atenção para que possamos tentar contornar a situação através do controle de prescrições e dispensação dos antibióticos"

Nos próximos anos, o uso incorreto destes fármacos pode ser responsável por muitas mortes, pois não teremos mais tratamento disponível e eficaz. Isso demanda uma ação multiprofissional, já que a resistência bacteriana permeia pela saúde humana, animal e ambiental.

O monitoramento da venda de antimicrobianos pelo SNGPC não é apenas uma ferramenta de controle. É uma gestão estratégica para fiscalizar o consumo e propor políticas e metodologias para o uso racional de medicamentos.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Saúde • 14:02h • 05 de dezembro de 2025

Dezembro Laranja: Saúde alerta sobre os cuidados para evitar o câncer de pele

O Dezembro Laranja foi criado justamente para a promoção de ações que visam o combate da doença, que segundo o Ministério da Saúde é responsável por 33% dos casos de câncer no Brasil

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 13:35h • 05 de dezembro de 2025

Programação do Aviva Assis tem início nesta sexta com apresentações gratuitas na Praça da Bandeira

Evento reúne apresentações musicais e bandas locais nesta sexta e sábado no Espaço Coberto André Francisco de Assis

Descrição da imagem

Educação • 13:01h • 05 de dezembro de 2025

Quatá abre inscrições para a Educação de Jovens e Adultos, do 1º ao 5º ano

Cadastro pode ser feito até 19 de dezembro na Secretaria de Educação, de segunda a sexta

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 12:33h • 05 de dezembro de 2025

Tempo Provisório chega ao Museu Casa de Taipa nesta sexta e sábado em Assis

Intervenção artística aborda território, identidade e memória nos dias 5 e 6 de dezembro, às 20h, com entrada gratuita mediante retirada de convites

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 12:00h • 05 de dezembro de 2025

UFG cria nanoestruturas para tratar intoxicações graves

Pesquisadora da UFG desenvolve lipossomas capazes de capturar substâncias tóxicas e acelerar o atendimento a casos de overdose

Descrição da imagem

Variedades • 11:38h • 05 de dezembro de 2025

Farinha de castanha-do-brasil tem 60% mais proteína que a de trigo, mostra pesquisa da Embrapa

Estudos da Embrapa revelam que farinha e concentrado proteico feitos a partir da castanha-do-brasil têm alto teor de proteínas e bom desempenho em alimentos vegetais como hambúrguer, quibe e proteína texturizada. A tecnologia já pode ser testada em escala comercial

Descrição da imagem

Educação • 11:15h • 05 de dezembro de 2025

MEC pretende chegar a 100% do país com escolas integrais em 2026

Ampliar alfabetização e acesso à internet também é prioridade

Descrição da imagem

Saúde • 10:48h • 05 de dezembro de 2025

Estudo aponta que apostas online geram prejuízo anual de R$ 38,8 bilhões ao Brasil

Pesquisa inédita mostra que as bets causam perdas sociais e econômicas expressivas, impulsionadas pelo aumento do endividamento, impactos na saúde mental e baixa arrecadação pública. O relatório também propõe medidas para reduzir danos e reforçar a regulação do setor