Educação • 08:18h • 19 de agosto de 2025
Unesp deve ampliar interdisciplinaridade no vestibular 2026
Questões interdisciplinares fortaleceram este tipo de modelo de prova nos últimos anos; desde 2019, foram apresentadas 108 questões que promovem visão integrada dos conhecimentos
Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações de Agência SP | Foto: Foto: Equipe de Arte/ACI Unesp
A Universidade Estadual Paulista (Unesp) promete ampliar neste ano o número de questões interdisciplinares para a aplicação da prova do Vestibular 2026, programada para 2 de novembro, em 35 cidades, sendo 31 no estado de São Paulo e ainda em Brasília-DF, Campo Grande-MS, Curitiba-PR e Uberlândia-MG. A interdisciplinaridade foi introduzida na prova da Unesp em 2019 e, desde então, foram apresentadas 108 questões interdisciplinares, uma média de 18 por ano, ou 20% das 90 questões da primeira fase do exame.
Reitora da Universidade, a professora Maysa Furlan considera um grande sucesso a inclusão de questões interdisciplinares no Vestibular Unesp desde o período anterior à pandemia, com a manutenção e o fortalecimento deste modelo nos últimos anos. A reitora acredita ser “uma boa notícia para a Unesp e para os vestibulandos o aguardado aumento na interdisciplinaridade da prova para este ano”, conforme acerto entre a Unesp e a Fundação Vunesp, responsável pelas provas do Vestibular Unesp.
O professor Renato Eugênio da Silva Diniz, superintendente acadêmico da Fundação Vunesp, lembra que o Vestibular Unesp tem como princípio a transparência e informa a possibilidade de interdisciplinaridade nas questões da prova no próprio Manual do Candidato, publicado anualmente nas páginas da Universidade (vestibular.unesp.br) e da Vunesp (www.vunesp.com.br). “A interdisciplinaridade promove uma visão integrada dos conhecimentos escolares. O Relatório do Vestibular Unesp, publicado anualmente e disponível na página da Vunesp, é uma mostra do resultado positivo do uso das questões interdisciplinares na prova da Unesp”, afirma o superintendente acadêmico da Vunesp.
O calendário do Vestibular Unesp 2026, que oferece 5.867 vagas, prevê inscrições de 4 de setembro a 8 de outubro, provas da primeira fase em 2 de novembro, provas comuns da segunda fase em 7 e 8 de dezembro e o resultado final em 30 de janeiro de 2026.
A Universidade oferece ainda 729 vagas para ingresso pelas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), 934 vagas para ingresso via Provão Paulista e outras 160 vagas pelo Vestibular Meio de Ano 2026, totalizando 7.690 vagas em 136 cursos de graduação.
Mais informações
A Unesp é uma universidade pública e gratuita multicâmpus, que está entre as maiores e melhores do país e da América Latina. Presente em 24 cidades do Estado de São Paulo, com 34 unidades universitárias, desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão universitária em todas as grandes áreas do conhecimento.
Criada em 1976, a Universidade tem cerca de 50 mil estudantes, entre alunos de graduação e pós-graduação (stricto sensu). Oferece ainda cursos pré-vestibulares gratuitos e mantém programas de extensão abertos para a comunidade. Três escolas de ensino médio/técnico também são mantidas pela Unesp, que possui cerca de 1.900 laboratórios e 33 bibliotecas, além de cinco fazendas de ensino e pesquisa e três hospitais veterinários.
Para tirar dúvidas sobre o vestibular, o candidato pode fazer contato pelo link “Fale Conosco” do site da Vunesp: www.vunesp.com.br/FaleConosco.
Para obter informações sobre os cursos de graduação da Unesp, o candidato pode acessar a página do Guia de Profissões em www.unesp.br/guiadeprofissoes.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Mundo
Todos os paulistanos são paulistas, mas nem todos os paulistas são paulistanos; entenda
Termos que definem identidade e pertencimento no Estado de São Paulo
Ciência e Tecnologia
Nova anomalia no 3I/ATLAS levanta hipótese inédita de mecanismo artificial no espaço