• Aposentadoria lidera buscas em 2025; veja as perguntas que mais preocupam os brasileiros
  • Do terror à ficção científica: cinema brasileiro chega a 2026 com agenda de estreias premiadas
  • Esquenta de Carnaval acontece neste sábado no barracão da Vila Operária, em Assis
Novidades e destaques Novidades e destaques

Ciência e Tecnologia • 15:17h • 23 de junho de 2024

UFRJ desenvolve teste rápido para detectar água contaminada

Meta é chegar a um protótipo que seja móvel e portátil

Agência Brasil | Foto: Secom/BG.ES

Enquanto os métodos tradicionais podem levar até dois dias para fornecer resultados, essa nova tecnologia oferece uma solução rápida e eficaz
Enquanto os métodos tradicionais podem levar até dois dias para fornecer resultados, essa nova tecnologia oferece uma solução rápida e eficaz

Pesquisadores brasileiros desenvolveram sensor de fibra óptica nano-biotecnológico, capaz de detectar contaminação por coliformes fecais na água em apenas 20 minutos. Liderado pelo professor Marcelo Werneck, do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia (Coppe/UFRJ), e financiado pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), o estudo, publicado na revista Polymers, destaca-se pela rapidez, sensibilidade, baixo custo e facilidade de fabricação.

Enquanto os métodos tradicionais podem levar até dois dias para fornecer resultados, essa nova tecnologia oferece uma solução rápida e eficaz para o monitoramento da qualidade da água em um momento crítico de escassez global de fontes de água limpa.

Werneck explica que a fibra óptica do sensor funciona de forma semelhante às usadas nas telecomunicações, mas em vez de feixes de sílica, são usadas fibras ópticas plásticas, mais acessíveis e fáceis de manipular. De acordo com ele, essas fibras transmitem feixes de luz dentro do dispositivo, e qualquer alteração em sua superfície afeta a intensidade da luz recebida na outra extremidade, permitindo a detecção de alterações microscópicas, como as causadas por bactérias.

Para detectar a presença de bactérias Escherichia coli na água, os pesquisadores fixaram anticorpos específicos na superfície da fibra, usando nanopartículas de ouro. A nanotecnologia aprimora significativamente a aderência da armadilha de anticorpos, aumentando a sensibilidade do resultado. O dispositivo opera ainda com dois sensores de fibra óptica em paralelo: um contendo os anticorpos e outro sem. A comparação dos resultados entre eles permite identificar a presença dessas bactérias com alta seletividade, eliminando a interferência de outros detritos na água.

Werneck afirma que reproduzir esse sensor em larga escala é viável e de baixo custo. O objetivo da equipe é desenvolver um protótipo final que seja móvel e portátil, permitindo medições diretas nos locais suspeitos de contaminação, sendo também útil em campanhas ou missões em áreas remotas do país.

“Nos próximos passos da pesquisa, estamos estudando qual é o prazo de duração dessa fibra óptica funcionalizada com anticorpos. E também queremos aumentar ainda mais a sensibilidade para garantir que a água esteja sem nenhuma unidade de bactéria, totalmente própria para consumo humano”, acrescenta. “Acreditamos que chegaremos a um produto mais compacto e sensível ainda este ano,” disse.

O professor elenca as vantagens da tecnologia. “Uma das vantagens da fibra óptica é ela ser isolante. Na área elétrica, isso é uma grande vantagem, pois não carrega eletricidade e permite medidas em locais controlados,” informou.

Na área de sensoramento de bactérias, Werneck disse que a grande vantagem é o fato de ser de pequenas dimensões permitindo mais rápida resposta e também permitindo ter uma portabilidade que é necessária para se levar o equipamento a campo. “Dessa forma, em emissões de análise de contaminação, elimina-se a necessidade de trazer amostras para análise em laboratório. Análises iniciais se fazem em campo mesmo”, ressaltou.

Um dos próximos passos da pesquisa é converter o equipamento de laboratório em equipamento de campo, portátil e robusto. “Estamos trabalhando nessa frente agora”, afirmou.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 21:01h • 29 de janeiro de 2026

Dia Nacional da Visibilidade Trans expõe preconceito persistente no mercado de trabalho

Pesquisa aponta que 61% da população LGBTQIA+ ainda percebem discriminação de empresas na hora da contratação

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 20:43h • 29 de janeiro de 2026

Astrofísica avança na busca por planetas habitáveis fora do Sistema Solar

Astrofísica avança na identificação de exoplanetas e investiga condições que podem sustentar vida fora da Terra

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 19:29h • 29 de janeiro de 2026

Cinco orientações para apoiar crianças surdas em casa e na escola

Inclusão passa por comunicação, acolhimento emocional e respeito à identidade visual e linguística da criança

Descrição da imagem

Variedades • 18:39h • 29 de janeiro de 2026

Aposentadoria lidera buscas em 2025; veja as perguntas que mais preocupam os brasileiros

Valor do benefício, regras para quem nunca contribuiu e tipos de aposentadoria lideram pesquisas em 2025

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 17:41h • 29 de janeiro de 2026

Do terror à ficção científica: cinema brasileiro chega a 2026 com agenda de estreias premiadas

Olhar Filmes anuncia lançamentos do ano com obras premiadas em Gramado, Mostra de SP e Festival do Rio, reforçando a diversidade do audiovisual nacional

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 17:10h • 29 de janeiro de 2026

Esquenta de Carnaval acontece neste sábado no barracão da Vila Operária, em Assis

Evento começa às 15h e terá roda de samba, venda de bebidas e petiscos no Barracão da V.O.

Descrição da imagem

Educação • 16:50h • 29 de janeiro de 2026

Mais do que boas-vindas: FEMA inicia o ano letivo conectando pessoas, cursos e espaços

Ações de acolhimento e integração marcaram o primeiro dia de aula em diferentes cursos da instituição

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 16:15h • 29 de janeiro de 2026

Maracaí Geek Festival acontece em julho com games, cosplay, concursos e atrações da cultura pop

Evento será realizado no dia 18 de julho e reúne campeonato de Free Fire, concurso de cosplay, expositores e atividades para o público jovem

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar