• Assis lança REFIS 2025 com até 100% de desconto em juros e multas para regularização de débitos
  • Polícia Civil recupera fios de cobre e pertences furtados durante a madrugada em Assis
  • Quando chamar o SAMU 192? Consórcio CIVAP reforça orientações na região de Assis
Novidades e destaques Novidades e destaques

Gastronomia & Turismo • 11:13h • 23 de março de 2025

Turismo: Governo de SP lança dois cursos de capacitação com foco nas mulheres

Os cursos de Camareira e Excelência no Atendimento em Serviços de Hospitalidade fazem parte do programa Academia do Turismo SP e atendem às demandas do mercado de trabalho

Agência SP | Foto: Divulgação

As novidades estão disponíveis a todos os perfis de público, mas são voltadas especialmente para as mulheres vítimas de violência doméstica e desejam trabalhar com hotelaria.
As novidades estão disponíveis a todos os perfis de público, mas são voltadas especialmente para as mulheres vítimas de violência doméstica e desejam trabalhar com hotelaria.

Estão abertas as inscrições para os cursos de Camareira(o) e de Excelência no Atendimento em Serviços de Hospitalidade, em Osasco. Os cursos são presenciais, gratuitos e fazem parte da Academia do Turismo, programa de capacitação profissional da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP). A Academia já ofertou 22 mil vagas em 2024 e, até março deste ano, foram adicionadas 11 mil na plataforma, totalizando 33 mil oportunidades.

Os cursos de Camareira(o) e de Excelência no Atendimento em Serviços de Hospitalidade tem curta duração e são pensados para atender às demandas do mercado de turismo. “Conversamos com o setor turístico para saber o que eles precisam no momento e dialogamos mensalmente com os 25 parceiros da Academia para nos informarem quais cursos estão disponíveis. Dessa forma, conectamos o trabalhador ao mercado”, diz Roberto de Lucena, titular da pasta de Turismo e Viagens.

As novidades estão disponíveis a todos os perfis de público, mas são voltadas especialmente para as mulheres vítimas de violência doméstica e desejam trabalhar com hotelaria. Os cursos são desenvolvidos em parceria com o Grupo Mulheres do Brasil, coordenado pelas empresárias Chieko Aoki, da Blue Tree Hotels, e Luiza Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza. O objetivo do grupo é criar medidas para ajudar mulheres vítimas de violência.

“Esta parceria é um marco significativo que demonstra como a colaboração entre sociedade civil e governo pode impactar a vida das pessoas mais vulneráveis. A ideia surgiu após uma palestra que eu e a Luiza Helena Trajano, presidente do Grupo Mulheres do Brasil, fizemos na Equipotel, em outubro de 2024, numa conversa com as mulheres do grupo. O tema do combate à violência e suas soluções já vem sendo trabalhado fortemente pelo grupo Mulheres do Brasil de Barueri e a parceria de sucesso aconteceu quando o Governo do Estado apoiou o nosso propósito no combate à violência doméstica. Nosso objetivo é de, juntos, gerarmos oportunidade de trabalho e de desenvolvimento profissional às vítimas como também prover o setor hoteleiro com profissionais capacitados e dedicados”, comenta Chieko Aoki.

De acordo com o Ministério do Trabalho, o turismo é um setor majoritariamente feminino (55%), e em São Paulo são 31 mil mulheres em atividades regulares relacionadas ao turismo e cerca de 25 mil homens, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). A participação feminina é ainda mais numerosa em agências de viagem, operadoras de turismo, meios de hospedagem e no setor de alimentação.

“O lançamento dos cursos responde às demandas do mercado de trabalho e valoriza o papel fundamental dessas profissionais muitas vezes invisibilizadas. Com seu capricho e dedicação, elas transformam serviço em hospitalidade, elevando a experiência de todos. Além disso, a abertura de vagas para mulheres vítimas de violência representa um passo essencial para garantir dignidade e autonomia, promovendo inclusão e oportunidades reais de transformação”, disse Luiza Helena Trajano, presidente do Grupo Mulheres do Brasil.

Ao término dos cursos, os alunos recebem certificado, emitido pelo Senac, que apoia as iniciativas da Academia do Turismo. Além disso, a Prefeitura Municipal de Osasco e o CIEOSTE – Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo também apoiam os cursos.

“Em um momento em que a hotelaria se destaca como um setor promissor e em crescimento, com alta demanda por profissionais qualificados, o Senac São Paulo reafirma seu compromisso com a educação de excelência para todos que buscam uma carreira na hospitalidade, nesta parceria priorizamos a capacitação de mulheres com o objetivo de fortalecer o protagonismo feminino na economia hoteleira. Com uma abordagem prática e alinhada às exigências do mercado, os cursos garantem formação sólida, preparando as alunas para desafios e oportunidades na área”, disse Daniela Mendes, Coordenadora na Gerência de Desenvolvimento educacional da área de Turismo e Hospitalidade no Senac São Paulo.

“Ao investir na formação de mulheres, a Secretaria contribui para uma força de trabalho mais diversa e hábil, impulsionando o crescimento econômico e social da cidade. Capacitar mulheres é uma estratégia essencial para promover a igualdade de gênero no mercado de trabalho, garantindo maior representatividade e equidade de oportunidades”, disse Talita Bottas, titular da Secretaria de Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento, ligada à Prefeitura de Osasco.

“A indústria do Turismo é a que mais precisa de recursos humanos para seu desenvolvimento, afinal, apenas o ser humano tem a sensibilidade do encantamento, conseguindo transmitir as emoções e contar histórias de lugares, pessoas, atrativos turísticos e culturais, até mesmo nos grandes centros urbanos onde o turismo de negócios é muito forte. Por isso o Cioeste, possui uma ativa Câmara Técnica de Turismo, e apoia os cursos da Academia do Turismo para que possam ser qualificados os recursos humanos tão preciosos para o setor”, disse Luiz Américo Liza Junior, Secretário de Turismo, Desenvolvimento Econômico, Esporte e Lazer da Estância Turística de São Roque e Coordenador da Câmara Técnica de Turismo do Cioeste.

As inscrições se encerram no dia 31 de março e a primeira turma de “Excelência no Atendimento em Serviços de Hospitalidade” realiza os estudos em abril, e a de Camareira(o) inicia em maio.

Confira todas as datas e horários dos cursos:

• Excelência no Atendimento em Serviços de Hospitalidade

Período do curso: 14/04/2025 a 30/04/2025

Segundas, quartas e sextas-feiras, das 08h às 12h

Local da realização: Av. Mal. Rondon, 263 – Centro, Osasco – SP

• Excelência no Atendimento em Serviços de Hospitalidade

Período do curso: 09/06/2025 a 25/06/2025

Segundas, quartas e sextas-feiras, das 13h30 às 17h30

Local da realização: Av. Mal. Rondon, 263 – Centro, Osasco – SP

• Camareira(o): técnicas, procedimentos e excelência no atendimento

Período do curso: 06/05/2025 a 05/06/2025

Terças e quintas-feiras, das 08h às 12h

Local da realização: Av. Mal. Rondon, 263 – Centro, Osasco – SP

(Aulas práticas em hotel parceiro)

• Camareira(o): técnicas, procedimentos e excelência no atendimento

01/07/2025 a 31/07/2025

Terças e quintas-feiras, das 13h30 às 17h30

Local da realização: Av. Mal. Rondon, 263 – Centro, Osasco – SP

(Aulas práticas em hotel parceiro)

Para se inscrever, acesse o site oficial ou envie um e-mail para: turismo@sp.gov.br

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Educação • 13:51h • 20 de agosto de 2025

Dia do Estagiário: Trampolim oferece cursos e vagas em SP

Os candidatos têm acesso a vagas de emprego, cursos de qualificação e diversas ferramentas que aumentam as chances de sucesso no processo seletivo

Descrição da imagem

Saúde • 13:18h • 20 de agosto de 2025

Fernanda Rodrigues anuncia retorno de câncer de pele e alerta sobre prevenção

Atriz tranquiliza fãs após diagnóstico de carcinoma e especialistas explicam principais tipos, sintomas e formas de prevenção contra a doença mais comum no Brasil

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 12:35h • 20 de agosto de 2025

Viagem Literária 2025 leva histórias afro-brasileiras para bibliotecas do interior paulista

Circuito já passou por Assis na terça-feira e segue nesta semana com apresentações em Ourinhos, Presidente Prudente, Venceslau, Bastos, Tupã, Marília e Garça

Descrição da imagem

Cidades • 12:01h • 20 de agosto de 2025

Energisa instala totens de autoatendimento em Assis, Tupã, Palmital e mais cidades

Equipamentos funcionam como “caixa eletrônico” e permitem pagamento de faturas, emissão de segunda via, mudança de titularidade e outros serviços sem filas

Descrição da imagem

Classificados • 11:30h • 20 de agosto de 2025

Ambev abre inscrições para programas de Trainee e Estágio 2026 com salários de até R$ 9 mil

Companhia busca jovens talentos de todo o país, incluindo Assis e região, para oportunidades de liderança, vivência internacional e desenvolvimento de carreira

Descrição da imagem

Saúde • 11:00h • 20 de agosto de 2025

Estudo liga pregabalina a maior risco de insuficiência cardíaca em idosos

Pesquisa com mais de 240 mil pacientes nos EUA aponta que o uso da substância aumenta em até 85% a chance de problemas cardíacos em comparação à gabapentina.

Descrição da imagem

Educação • 10:37h • 20 de agosto de 2025

MEC define regras para manutenção de bolsas do Pé-de-Meia Licenciaturas

Portaria publicada pela Capes estabelece critérios de frequência e desempenho acadêmico para que estudantes mantenham o benefício mensal de R$ 1.050

Descrição da imagem

Saúde • 10:13h • 20 de agosto de 2025

Câncer de colo de útero: diagnóstico tardio aumenta custos e necessidade de tratamentos no SUS

Estudo com mais de 200 mil mulheres mostra que casos avançados exigem mais quimioterapia, internações e consultas, além de elevar o impacto econômico para a saúde pública

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?