• EJA 2026 abre matrículas em Assis para jovens, adultos e idosos que desejam retomar os estudos
  • Escritório na praia: litoral brasileiro se consolida como paraíso para nômades digitais
  • Calor do verão eleva em até 30% os casos de pedra nos rins no Brasil
Novidades e destaques Novidades e destaques

Gastronomia & Turismo • 16:10h • 19 de abril de 2025

Turismo em transformação: saiba as 5 tendências que vão guiar as viagens em 2025

A nova edição da Revista Tendências do Turismo, produzida pelo Ministério do Turismo em parceria com a Embratur, apresenta direcionamentos para um setor que se adapta a um novo perfil de consumidor

Da Redação com informações do Mtur | Foto: MTur Destinos

A nova edição da Revista Tendências do Turismo, lançada pelo Ministério do Turismo em parceria com a Embratur, destaca 19 tendências que devem moldar o futuro do setor.
A nova edição da Revista Tendências do Turismo, lançada pelo Ministério do Turismo em parceria com a Embratur, destaca 19 tendências que devem moldar o futuro do setor.

Em 2025, o setor de turismo segue em plena transformação, impulsionado pelo crescente desejo dos viajantes por experiências mais autênticas, conscientes e em maior conexão com a natureza. A nova edição da Revista Tendências do Turismo, lançada pelo Ministério do Turismo em parceria com a Embratur, destaca 19 tendências que devem moldar o futuro do setor. Entre elas, cinco se sobressaem por traduzirem o novo comportamento dos turistas.

Algumas dessas tendências já estão presentes no mercado; outras, começam a ganhar força e devem se consolidar em breve. Para aprofundar esse panorama, a Agência de Notícias do Turismo preparou uma série especial com cinco reportagens que detalham cada uma das 19 tendências apontadas pela publicação. Acompanhe e descubra o que está por vir!

As cinco principais tendências para 2025

1. Destinos alternativos:

A superlotação dos locais considerados tradicionais tem levado muitos viajantes a buscar novas rotas, longe dos circuitos turísticos convencionais. Em 2025, a valorização dos chamados destinos alternativos se intensifica, oferecendo experiências únicas e menos massificadas. Segundo a Expedia, 63% dos turistas estão dispostos a explorar locais menos conhecidos e mais tranquilos.

A Geração Z lidera essa mudança: 68% dos jovens dessa faixa etária preferem descobrir algo novo a visitar pontos turísticos já consagrados, conforme aponta a Euronews Travel 2025. Exemplos dessa nova preferência são o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA), São José dos Campos (SP) e Caruaru (PE), que conquistam os viajantes com autenticidade e tranquilidade.

2. Escolhas mais conscientes:

A sustentabilidade já não é apenas um diferencial — tornou-se obrigatória. A tendência de escolhas mais conscientes mostra um turista atento ao impacto ambiental e social de suas viagens. Em 2025, cresce a busca por transportes menos poluentes, hospedagens ecológicas e atividades que valorizam ecossistemas e culturas locais.

O Cerrado brasileiro desponta como um dos principais destinos, com iniciativas que envolvem o visitante na preservação ambiental e no fortalecimento das comunidades locais. Locais como a Chapada dos Veadeiros, em Goiás, é uma opção para quem busca esse segmento.

3. Conexão com a natureza:

Mais do que uma tendência, a busca pela natureza se torna uma necessidade, especialmente pós pandemia de Covid-19. Trilhas, mergulhos, observação de fauna e flora, e experiências ao ar livre ganham destaque entre os turistas, como mostra a publicação.

A valorização dos espaços verdes impulsiona práticas como o turismo botânico e a observação de pássaros, promovendo uma reconexão profunda com o meio ambiente. Segundo a pesquisa “Travel Trends”, do site Skyscanner, 72% dos viajantes gostam de visitar jardins, enquanto a prática de observar aves se consolida como forma de lazer e preservação, conforme destaca a Lonely Planet em seu “Best in Travel”.

E destinos para aprofundar essa conexão com a natureza é o que não falta no Brasil. A Amazônia é um exemplo disso e está entre as 10 florestas mais bonitas para se visitar. Outro santuário natural é o Pantanal, reconhecido por sua rica biodiversidade, foi incluído pelo Bradt Guides como um dos melhores lugares para viajar em 2025.

4. Imersão nos destinos:

Mas qual seria o sentido da busca por destinos alternativos e conscientes se não for para “se jogar” nessas experiências, não é mesmo? Mais do que observar, o turista de 2025 quer vivenciar. A imersão nos destinos aparece como uma forte tendência, refletindo o desejo por histórias autênticas e participativas.

“O turista de hoje quer mais do que ver, ele quer sentir, participar, interagir, com viagens que promovem vivências profundas com a cultura, a gastronomia e o cotidiano das comunidades locais” destaca o especialista em turismo, Richard Alves.

Cidades como Curitiba (PR), com vivências urbanas singulares e Salvador (BA), com sua rica herança afro-brasileira, são exemplos de locais que promovem essa integração. Com esse olhar, operadoras de viagem têm adaptado seus roteiros para incluir mercados, oficinas culturais e projetos comunitários, fortalecendo os laços sociais e econômicos.

5. Viagens nostálgicas:

Em tempos de mudanças rápidas, cresce também o interesse por viagens que proporcionam reconexão com o passado. Lugares que remetem à infância, filmes clássicos ou memórias de férias em família despertam o desejo por conforto emocional.

Essa tendência se manifesta em experiências como a gastronomia afetiva e as hospedagens chamadas "vintage", que resgatam o charme e os sabores de outras épocas. Trata-se de uma viagem não apenas no espaço, mas também no tempo.

Com esse novo perfil, o turista de 2025 não busca apenas conhecer um lugar — ele quer fazer parte dele. As tendências revelam um perfil de público mais exigente, consciente do impacto de suas escolhas e em busca de experiências transformadoras. Seja conhecendo destinos alternativos ou optando por vivências mais sustentáveis, o turismo converge para um futuro em que propósito, autenticidade e natureza caminham lado a lado.

A Revista

Com mais de 60 páginas de conteúdo informativo e analítico, a publicação sintetiza as 19 tendências mais citadas por publicações internacionais para o turismo mundial em 2025, que revelam as principais mudanças no setor e no comportamento dos viajantes mundiais. A revista evidencia como os projetos do Ministério do Turismo estão alinhados com as tendências do setor, impulsionando o desenvolvimento turístico nacional.

A Revista Tendências do Turismo 2025 está disponível para download gratuitamente e servirá como fonte para reportagens, estudos e estratégias de planejamento no setor de viagens e turismo. Para acessar a publicação completa, acesse aqui.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Economia • 20:38h • 23 de janeiro de 2026

Bilionários acumulam US$ 18,3 trilhões e ampliam desigualdade global, aponta IJF

IJF aponta concentração histórica de renda, impacto ambiental desproporcional e defende tributação progressiva dos super-ricos

Descrição da imagem

Policial • 19:29h • 23 de janeiro de 2026

Caça-níqueis e equipamentos do jogo do bicho são apreendidos no centro de Paraguaçu Paulista

Ação ocorreu após denúncia de exploração de jogos de azar em bar da região central do município

Descrição da imagem

Saúde • 18:21h • 23 de janeiro de 2026

Dentes de leite também exigem atenção: a importância da higiene bucal no primeiro ano de vida

Especialistas alertam que iniciar a escovação com o nascimento do primeiro dente reduz o risco de cáries, ajuda na formação de hábitos saudáveis e contribui para o desenvolvimento infantil

Descrição da imagem

Educação • 17:32h • 23 de janeiro de 2026

EJA 2026 abre matrículas em Assis para jovens, adultos e idosos que desejam retomar os estudos

Programa da rede municipal oferece vagas para a Educação de Jovens e Adultos em duas escolas e orienta inscrições em todas as unidades

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 17:03h • 23 de janeiro de 2026

Escritório na praia: litoral brasileiro se consolida como paraíso para nômades digitais

Cidades que unem conectividade e lazer atraem profissionais que buscam qualidade de vida longe dos escritórios tradicionais

Descrição da imagem

Mundo • 16:31h • 23 de janeiro de 2026

De 2016 para 2026 o trabalho mudou de eixo e segue em transformação

Liderança, transição de carreira e habilidades humanas passaram ao centro das decisões profissionais e empresariais

Descrição da imagem

Cidades • 16:10h • 23 de janeiro de 2026

Cadastro municipal abre inscrições para cursos gratuitos de valorização cultural em Cruzália

Iniciativa vai credenciar pessoas e empresas para cursos de dança folclórica alemã, culinária e artesanato, com possibilidade de participação em eventos oficiais do município

Descrição da imagem

Saúde • 15:48h • 23 de janeiro de 2026

Calor do verão eleva em até 30% os casos de pedra nos rins no Brasil

Desidratação, dieta rica em sal e açúcar e consumo elevado de proteínas explicam aumento de até 30% nos atendimentos por cálculo renal

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar