Gastronomia & Turismo • 14:56h • 23 de outubro de 2025
Turismo do futuro será movido por propósito e busca de bem-estar, aponta relatório global
Tendência reforça foco do Ministério do Turismo em experiências sustentáveis, contato com a natureza e valorização humana nas viagens
Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações do Mtur | Foto: Arquivo Âncora1

Viajar deixou de ser apenas sobre o destino e passou a ser sobre o propósito. É o que revela o relatório global de tendências da Hilton 2026 – “The Whycation”, que analisou o comportamento de mais de 14 mil viajantes em 14 países, incluindo o Brasil. O estudo da rede mundial de hospitalidade mostra uma virada silenciosa no turismo: o novo luxo está no sentido da viagem, não no excesso, e o principal motivo hoje é descansar e recarregar energias.
Segundo o levantamento, 56% dos entrevistados afirmam buscar viagens que proporcionem pausa, calma e conexão com a natureza – tendência batizada pela rede de “hushpitality”, ou “hospitalidade do silêncio”. Locais que valorizam a simplicidade, o bem-estar e o vínculo humano devem ser os mais desejados nos próximos anos.
Para o ministro do Turismo, Celso Sabino, a transformação representa uma oportunidade de consolidar o Brasil como referência mundial em turismo de natureza e experiências autênticas.
“O novo viajante quer mais do que belas paisagens, ele busca conexão, propósito e pertencimento. O Brasil é um país privilegiado nesse sentido, porque reúne diversidade natural, cultural e humana em um só território. Nosso compromisso é promover um turismo que acolha, inspire e transforme, fortalecendo destinos que ofereçam qualidade de vida, sustentabilidade e inclusão social”, afirma Sabino.
As ações do Ministério do Turismo estão alinhadas a este novo cenário, com políticas voltadas à promoção do turismo sustentável, à valorização de comunidades locais e à qualificação de serviços para garantir experiências que unam conforto, autenticidade e respeito ao meio ambiente.
Estudo
O relatório elaborado pela Hilton mapeia as tendências globais de comportamento dos turistas para 2026, destacando mudanças nas motivações, valores e expectativas em torno das viagens. A pesquisa ouviu 14.009 adultos com planos de viajar nos próximos 12 meses, em 14 países, entre 9 e 30 de junho de 2025. O levantamento também reuniu insights de mais de 5 mil colaboradores da rede e mil membros do programa de fidelidade “Hilton Honors”.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Mundo
Todos os paulistanos são paulistas, mas nem todos os paulistas são paulistanos; entenda
Termos que definem identidade e pertencimento no Estado de São Paulo