• Assis terá semana de sol e sem previsão de chuva até sexta-feira; confira a previsão
  • Séries documentais viram trunfo de branding e fidelizam audiência no digital
  • Brasil lança primeira embalagem de café 100% reciclável pensada para a economia circular
Novidades e destaques Novidades e destaques

Mundo • 09:30h • 22 de junho de 2025

Trump anuncia ataque a usinas nucleares do Irã e promete novas ofensivas caso haja reação

Presidente dos EUA confirma bombardeio a três instalações iranianas e ameaça ampliar os ataques se Teerã responder militarmente

Jornalista: Luis Potenza MTb 37.357 | Com informações da Agência Brasil | Foto: Reprodução/X

Trump detalha ataques ao Irã e diz que próximos alvos serão mais fáceis de atingir
Trump detalha ataques ao Irã e diz que próximos alvos serão mais fáceis de atingir

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou no sábado (21) que as forças armadas americanas realizaram ataques contra três instalações nucleares do Irã: Fordow, Natanz e Esfahan. A ação foi divulgada nas redes sociais do presidente, que classificou a operação como um “grande sucesso militar”.

Segundo Trump, o principal alvo foi a usina de Fordow. Ele afirmou que os militares norte-americanos já haviam deixado o espaço aéreo iraniano após a ação. “Parabéns aos nossos grandes guerreiros americanos. Não há outro exército no mundo que pudesse ter feito isso. Agora é a hora da paz!”, declarou.

A ofensiva ocorre em meio à escalada de tensões entre Israel, Irã e Estados Unidos, desencadeada após um ataque israelense contra o Irã no dia 13 deste mês. Israel acusa Teerã de estar próximo de produzir uma arma nuclear, o que o Irã nega, alegando que seu programa tem fins exclusivamente pacíficos.

Ameaças do Iêmen

Horas antes da ofensiva americana, as Forças Armadas do Iêmen, alinhadas ao Irã, haviam ameaçado atacar embarcações dos Estados Unidos no Mar Vermelho caso Washington optasse por intervir diretamente no conflito entre Israel e Irã. Segundo o porta-voz militar iemenita, Yanya Saree, os navios comerciais e de guerra americanos seriam alvos caso os EUA participassem dos ataques contra Teerã.

O Exército do Iêmen declarou estar monitorando os movimentos militares na região e alertou para possíveis reações caso houvesse envolvimento direto de Washington ao lado de Israel.

Reforço militar dos EUA

Enquanto isso, a imprensa internacional relatou movimentações adicionais das forças americanas. De acordo com a agência Reuters, bombardeiros B-2, com capacidade de atingir alvos subterrâneos, foram deslocados para a Ilha de Guam, no Pacífico, como medida estratégica.

Discurso à nação e novas ameaças

Em um pronunciamento na noite de sábado, Trump detalhou os objetivos da ofensiva. Disse que o ataque buscou destruir a capacidade de enriquecimento de urânio do Irã e impedir o avanço de uma suposta ameaça nuclear. O presidente advertiu que, caso o Irã reaja, os próximos ataques serão “muito maiores e muito mais fáceis de executar”.

Apoio de Israel

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, agradeceu o apoio dos Estados Unidos e disse que a operação era necessária para neutralizar a ameaça representada pelo programa nuclear iraniano. Netanyahu afirmou que os ataques continuarão até que a segurança de Israel esteja garantida.

Israel, apesar de não reconhecer oficialmente, é apontado há décadas por diversas fontes como detentor de um arsenal nuclear próprio, com estimativas que indicam ao menos 90 ogivas atômicas desenvolvidas desde a década de 1950.

Contexto do conflito

O Irã, por sua vez, nega que esteja fabricando armas nucleares e sustenta que vinha cumprindo suas obrigações no âmbito do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares. Recentemente, porém, a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) apontou descumprimentos por parte do governo iraniano, o que aumentou a pressão internacional sobre Teerã.

Até março, o próprio serviço de Inteligência dos Estados Unidos afirmava que o Irã não possuía um programa ativo de armamento nuclear. Essa avaliação, no entanto, agora é contestada pelo presidente Trump, que aponta a ofensiva como uma ação preventiva.

O cenário segue tenso, com ameaças de novas escaladas militares caso o Irã decida responder aos ataques.


Últimas Notícias

Descrição da imagem

Variedades • 07:32h • 04 de agosto de 2025

Assis terá semana de sol e sem previsão de chuva até sexta-feira; confira a previsão

Previsão entre 4 e 8 de agosto indica baixa umidade e ausência de chuvas na região

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 20:13h • 03 de agosto de 2025

Do SMS falso ao vazamento bilionário: os maiores crimes cibernéticos do último ano

Relatório revela os principais golpes digitais do ano, os prejuízos causados a empresas e pessoas, e as operações que levaram cibercriminosos à Justiça

Descrição da imagem

Variedades • 19:14h • 03 de agosto de 2025

Séries documentais viram trunfo de branding e fidelizam audiência no digital

Com linguagem cinematográfica e bastidores reais, influenciadores constroem autoridade e aumentam engajamento em redes sociais

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 18:35h • 03 de agosto de 2025

Do abandono à inovação: jovens de periferia criam soluções tecnológicas para animais de rua

Com apoio da SoulCode Academy, estudantes de ONGs participam de hackathon que une educação digital, consciência social e amor pelos pets

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 17:26h • 03 de agosto de 2025

Brasil lança primeira embalagem de café 100% reciclável pensada para a economia circular

Parceria entre Movimento Circular, Dow, Valgroup e Catarina Café e Amor marca avanço inédito em sustentabilidade no setor cafeeiro nacional

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 16:39h • 03 de agosto de 2025

Festa do Cateto em Cruzália terá Jeann & Júlio e Althair & Alexandre

Evento acontece nos dias 8 e 9 de agosto com atrações musicais, praça de alimentação e espaço infantil

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 16:14h • 03 de agosto de 2025

Cataratas do Iguaçu estão na corrida pelo Oscar do Turismo Mundial; votação está aberta

A votação está aberta ao público até domingo (3 de agosto). O conjunto de quedas d'água está concorrendo com atrações como Machu Picchu, no Peru, o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, e outros destinos naturais, como o Deserto do Atacama, no Chile

Descrição da imagem

Variedades • 15:42h • 03 de agosto de 2025

Mais antiga: farmácia mantém legado de quase dois séculos em funcionamento no interior de SP

Após reforma e reabertura em 2014, farmácia mais antiga do Brasil segue atendendo o público e preservando sua história

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?