Esporte • 16:38h • 02 de setembro de 2025
Trilhando desafios: grupo de Assis se prepara para a Travessia Petrópolis-Teresópolis
Três dias de percurso intenso no Parque Nacional da Serra dos Órgãos marcam a nova aventura do grupo Domingos na Trilha, que soma 13 anos de história e mais de 16 mil km percorridos
Jornalista: Luis Potenza MTb 37.357 | Foto: Divulgação/Direitos Reservados
De 13 a 17 de setembro, sete integrantes do grupo Domingos na Trilha, de Assis, embarcam em uma das maiores aventuras de sua trajetória: a Travessia Petrópolis-Teresópolis, no Rio de Janeiro. Considerada o trekking de montanha mais famoso do Brasil, a travessia percorre 30 km em três dias dentro do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, reunindo trechos de alto nível de dificuldade que exigem preparo físico, resistência e determinação.
Os trilheiros que representarão Assis nessa jornada são Tony Braga, Neilo Paiva, Hiroshi Sassaki, Carlos Flauzino de Andrade, Claudinei Flausino de Andrade, Cláudio Flausino e Ulisses Setinho. Segundo o grupo, a preparação inclui treinos intensos de condicionamento para enfrentar as subidas íngremes, variações de clima e o esforço contínuo das longas caminhadas.

Criado em 23 de setembro de 2012, o grupo surgiu em um domingo, dia que inspirou seu nome. Na ocasião, os fundadores Tony Braga, Ivana Spera Braga, Hiroshi Sassaki, Rico Kubota e Tarcísio iniciaram treinos para percorrer o Caminho da Fé, de Assis até Estiva (MG), passando por São Paulo. Desde então, as trilhas semanais se tornaram rotina, reunindo atualmente 31 integrantes entre 45 e 70 anos, de diversas profissões, que se encontram aos domingos para explorar percursos planejados por Tony Braga e Neilo Paiva.
Em 13 anos de atividades, o grupo já trilhou mais de 16 mil km, em rotas que ultrapassam as fronteiras regionais. A prática levou integrantes a experiências no exterior, como Santiago de Compostela, Patagônia Argentina, Peru e Chile, além de expedições pelo Brasil em estados como Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Maranhão e São Paulo.

Mais do que um exercício físico, os domingos de trilha se transformaram em momentos de convivência, contato respeitoso com a natureza, integração entre pessoas e incentivo à preservação ambiental. “Cada nova rota é uma oportunidade de crescimento físico, emocional e psicológico, de explorar caminhos e fortalecer vínculos”, reforçam os integrantes.
Com a Travessia Petrópolis-Teresópolis no horizonte, o grupo reforça seu espírito aventureiro e consolida Assis no mapa de quem valoriza a prática de esportes ao ar livre como sinônimo de saúde e conexão com a natureza.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Mundo
Todos os paulistanos são paulistas, mas nem todos os paulistas são paulistanos; entenda
Termos que definem identidade e pertencimento no Estado de São Paulo
Ciência e Tecnologia
Nova anomalia no 3I/ATLAS levanta hipótese inédita de mecanismo artificial no espaço