• Séries documentais viram trunfo de branding e fidelizam audiência no digital
  • Brasil lança primeira embalagem de café 100% reciclável pensada para a economia circular
Novidades e destaques Novidades e destaques

Mundo • 08:21h • 27 de junho de 2025

Tarcísio sanciona lei para regulamentar serviço de mototáxi em SP

Trabalho será executado por autorização dos municípios

Agência Brasil | Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

Há meses, a prefeitura de São Paulo e as plataformas de aplicativos travam uma disputa judicial sobre a permissão do serviço na cidade.
Há meses, a prefeitura de São Paulo e as plataformas de aplicativos travam uma disputa judicial sobre a permissão do serviço na cidade.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, sancionou um projeto de lei estabelecendo que as prefeituras do estado de São Paulo terão autonomia para vetar ou regulamentar o transporte individual de passageiros por meio de motocicletas, também chamado de mototáxi. Aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo governador, a Lei 18.156 foi promulgada no dia 23 de junho de 2025 e publicada na edição de hoje (24) do Diário Oficial do estado.

Por essa lei, o serviço de mototáxi só poderá ser prestado mediante autorização e regulamentação por parte dos municípios. O transporte por motocicletas, geralmente intermediado por aplicativos, deverá então atender a requisitos específicos que serão definidos por cada prefeitura. “É facultada aos municípios, observados o interesse local e as peculiaridades de cada um, a regulamentação do serviço de transporte remunerado privado individual de passageiros por motocicleta”, diz a legislação.

Caso o transporte seja autorizado, caberá ao motorista cumprir algumas condições como ter a Carteira Nacional de Habilitação na categoria A com indicação de atividade remunerada, apresentar a certidão negativa de antecedentes criminais e conduzir veículo que atenda aos requisitos de idade máxima e com características exigidas pela autoridade de trânsito e pelo poder público municipal. O motorista também deverá estar inscrito como contribuinte individual no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A lei também prevê a cobrança de tributos municipais pela prestação do serviço e estabelece a aplicação de multas em casos de descumprimento. "A exploração do transporte individual remunerado sem cumprir os requisitos estabelecidos nesta lei e nas regulamentações municipais será considerada atividade ilegal", reforça o texto da nova norma, que deverá passar por revisão a cada cinco anos.

Capital paulista

Por meio de nota, a prefeitura de São Paulo informou que o transporte remunerado de passageiros por motocicletas seguirá proibido na capital paulista por meio de um decreto municipal.

“A lei sancionada pelo governo de São Paulo chancela o caminho tomado pela prefeitura de São Paulo no sentido de proibir o serviço de mototáxi na cidade. A administração municipal tem atuado fortemente para evitar que seja oferecido um modal de transporte que se prova perigoso diante de acidentes que resultaram nas mortes de passageiros. O prefeito Ricardo Nunes reforça que os riscos de acidentes e mortes não poderiam deixar de ser uma preocupação dos responsáveis por legislar no Estado de São Paulo. A nova lei impõe regra básica em que cada município poderá ou não autorizar o transporte de passageiros por moto. Com isso, vidas serão salvas”, diz a administração municipal.

Há meses, a prefeitura de São Paulo e as plataformas de aplicativos travam uma disputa judicial sobre a permissão do serviço na cidade. Enquanto as plataformas recorrem a uma lei federal que autoriza a prestação do serviço do país, a prefeitura contrapõe tal liberação justificando os riscos aos usuários. Esse debate agora também está ocorrendo na Câmara Municipal de São Paulo.

De acordo com a prefeitura paulistana, somente em 2024 a cidade gastou cerca de R$ 35 milhões em cuidados ao trauma com pacientes vítimas de acidentes de moto, com 4.084 internações hospitalares na rede municipal de saúde. Neste ano, de 1º de janeiro a 9 de junho de 2025, foram registradas 6.209 ocorrências por acidentes envolvendo motocicletas.

No entanto, para a Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (Amobitec), entidade que reúne empresas de tecnologia prestadoras de serviços como Uber e 99, a nova lei é inconstitucional.

“A sanção da Lei nº 18.156/2025 pelo governo do estado de São Paulo (24/06/2025), que dispõe sobre a obrigatoriedade de autorização e regulamentação dos municípios do estado para a utilização de motocicletas na prestação do serviço de transporte privado de passageiros, é inconstitucional e representa um grave retrocesso para a mobilidade, a geração de renda e a segurança jurídica em todo o estado”, diz a associação.

De acordo com a associação, a medida ainda pode gerar insegurança jurídica.

“Essa medida não apenas cria insegurança jurídica, mas afeta diretamente milhões de trabalhadores e usuários em todo o estado de São Paulo que, ao contrário dos outros estados brasileiros, podem ser proibidos de usar os serviços de motoapp. Atualmente, o modal está ativo em mais de 500 municípios paulistas e mais de 9 milhões de usuários já o utilizaram para realizar ao menos uma viagem, dos quais 5 milhões residem na região metropolitana de São Paulo. Em vez de fomentar o empreendedorismo e a inovação, a nova norma restringe o acesso à mobilidade e à geração de renda. Ao delegar aos municípios a prerrogativa de autorizar — ou, na prática, proibir — o transporte por aplicativo com motos, a lei viola frontalmente a Constituição Federal, que garante a livre iniciativa (art. 1º, IV) e reserva à União a competência exclusiva para legislar sobre trânsito e transporte (art. 22, XI)”, diz a nota da entidade.

A Amobitec informou que vai avaliar todas as medidas judiciais cabíveis “para defender o direito ao trabalho, à mobilidade e à inovação no estado de São Paulo”.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 20:13h • 03 de agosto de 2025

Do SMS falso ao vazamento bilionário: os maiores crimes cibernéticos do último ano

Relatório revela os principais golpes digitais do ano, os prejuízos causados a empresas e pessoas, e as operações que levaram cibercriminosos à Justiça

Descrição da imagem

Variedades • 19:14h • 03 de agosto de 2025

Séries documentais viram trunfo de branding e fidelizam audiência no digital

Com linguagem cinematográfica e bastidores reais, influenciadores constroem autoridade e aumentam engajamento em redes sociais

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 18:35h • 03 de agosto de 2025

Do abandono à inovação: jovens de periferia criam soluções tecnológicas para animais de rua

Com apoio da SoulCode Academy, estudantes de ONGs participam de hackathon que une educação digital, consciência social e amor pelos pets

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 17:26h • 03 de agosto de 2025

Brasil lança primeira embalagem de café 100% reciclável pensada para a economia circular

Parceria entre Movimento Circular, Dow, Valgroup e Catarina Café e Amor marca avanço inédito em sustentabilidade no setor cafeeiro nacional

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 16:39h • 03 de agosto de 2025

Festa do Cateto em Cruzália terá Jeann & Júlio e Althair & Alexandre

Evento acontece nos dias 8 e 9 de agosto com atrações musicais, praça de alimentação e espaço infantil

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 16:14h • 03 de agosto de 2025

Cataratas do Iguaçu estão na corrida pelo Oscar do Turismo Mundial; votação está aberta

A votação está aberta ao público até domingo (3 de agosto). O conjunto de quedas d'água está concorrendo com atrações como Machu Picchu, no Peru, o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, e outros destinos naturais, como o Deserto do Atacama, no Chile

Descrição da imagem

Variedades • 15:42h • 03 de agosto de 2025

Mais antiga: farmácia mantém legado de quase dois séculos em funcionamento no interior de SP

Após reforma e reabertura em 2014, farmácia mais antiga do Brasil segue atendendo o público e preservando sua história

Descrição da imagem

Cidades • 15:16h • 03 de agosto de 2025

Patrulha agrícola oferece apoio gratuito a pequenos produtores em Pedrinhas Paulista

Serviço da prefeitura disponibiliza maquinário e suporte técnico para agricultura familiar, com custo apenas de combustível

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?