• Poupatempo facilita acesso a exames da saúde para homens pelo app
  • Prefeitura de Assis abre inscrições para cursos gratuitos de pizzas e hambúrguer artesanal
  • Sinal em 1420 MHz emitido por 3I/Atlas surpreende observatórios e revela segundo objeto sincronizado
Novidades e destaques Novidades e destaques

Policial • 15:20h • 01 de dezembro de 2025

‘Takedown’: conheça ação de inteligência da Polícia Civil de SP contra fraudes online

Divisão de Crimes Cibernéticos intensificou ações de fiscalização durante período da Black Friday

Agência SP | Foto: Arquivo Âncora1

Equipe também desenvolve ações preventivas, com orientações ao público que realiza compras online e a elaboração de uma cartilha informativa
Equipe também desenvolve ações preventivas, com orientações ao público que realiza compras online e a elaboração de uma cartilha informativa

A Polícia Civil de São Paulo intensificou o uso do mecanismo de “takedown” para derrubar sites fraudulentos que atuam durante a Black Friday. Sempre que a Divisão de Crimes Cibernéticos (DCCiber) identifica uma página usada para aplicar golpes, a equipe aciona as operadoras responsáveis pela infraestrutura da internet para retirar o endereço do ar e impedir que novos consumidores sejam vítimas. Esse monitoramento contínuo é realizado pelo Centro de Inteligência Cibernética da unidade e, sempre que há indícios de fraude, o procedimento é adotado prontamente.

Além da atuação repressiva, a equipe também desenvolve ações preventivas, com orientações ao público que realiza compras online e a elaboração de uma cartilha informativa disponibilizada nas redes sociais da Polícia Civil.

Com a chegada da Black Friday, período em que comerciantes oferecem grandes ofertas para atrair consumidores, também cresce a necessidade de atenção redobrada. Golpes e fraudes no comércio digital têm se tornado mais frequentes, especialmente por meio de ofertas veiculadas nas redes sociais com o uso de inteligência artificial. A prática tem sido identificada como o principal meio utilizado por criminosos para aplicar furto qualificado e estelionato em compras online.

Segundo o delegado divisionário da DCCiber, Paulo Eduardo Barbosa, os golpes mais comuns registrados pela unidade envolvem perfis falsos criados com inteligência artificial, conhecidos como deepfake.

“O criminoso faz a projeção de um rosto conhecido e a modulação da voz de uma pessoa influenciadora ou famosa, e oferece produtos com valores bem abaixo do mercado, dizendo que são bons produtos e garantindo a entrega. E o consumidor, por sua vez, conhecendo aquela pessoa, fruto de engenharia social, se deixa levar pelo impulso, realiza a compra e aquele produto nunca chega”, explicou o delegado.

Para evitar esse tipo de fraude, o delegado orienta que o consumidor teste sempre a confiabilidade da empresa antes de concluir a compra. Além de pesquisar possíveis reclamações em sites especializados, é fundamental verificar se o endereço eletrônico possui certificado de autenticidade.

“Normalmente quando você vai utilizar a página website, ele tem que começar com ‘https’ e possuir um cadeado do lado. O consumidor tem que clicar naquele cadeado, porque ali vai ter uma espécie de um certificado da confiabilidade daquele site”, explicou Paulo.

Outra maneira de evitar sites fraudulentos é garantir que a compra seja realizada em conexões protegidas e não em wi-fi público. Essas ações impedem os criminosos de invadir o aparelho ou dispositivo da vítima.

As compras devem ser realizadas após a confirmação de autenticidade do site. É importante também, que os consumidores usem mecanismos de pagamento seguros, como cartão virtual, autenticação de dois fatores e plataformas confiáveis e evitar links suspeitos.

Quais atitudes tomar após sofrer um golpe online?

Em caso de fraude, a vítima deve comunicar imediatamente o banco e a operadora de cartão de crédito. Em seguida, é fundamental registrar um boletim de ocorrência, que pode ser feito online, por meio da Delegacia Eletrônica.

O registro também pode ser realizado na sede da DCCiber, localizada no Palácio da Polícia Civil, na rua Brigadeiro Tobias, nº 527, no centro de São Paulo, ou em qualquer unidade policial.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Educação • 10:26h • 04 de dezembro de 2025

Presidente do Inep nega vazamento de questões do Enem

Segundo Manoel Palacios, anulação de três questões foi preventiva

Descrição da imagem

Mundo • 10:03h • 04 de dezembro de 2025

Deputado quer legalizar spray de pimenta para autodefesa feminina em SP

Projeto de lei em São Paulo propõe regulamentar o uso de sprays de pimenta para ampliar a proteção de mulheres e garantir acesso gratuito a vítimas com medida protetiva

Descrição da imagem

Policial • 09:25h • 04 de dezembro de 2025

Monitoramento e estratégia ajudam a reduzir índices criminais no interior paulista

Homicídios e latrocínios atingiram os menores patamares no acumulado do ano

Descrição da imagem

Cidades • 09:02h • 04 de dezembro de 2025

Marília terá Castramóvel com atendimento gratuito para pets em janeiro

Cadastros já estão abertos e seguem até 30 de dezembro pelo telefone da Secretaria do Meio Ambiente e Serviços Públicos

Descrição da imagem

Saúde • 08:41h • 04 de dezembro de 2025

Poupatempo facilita acesso a exames da saúde para homens pelo app

No aplicativo, o usuário é direcionado à Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS), responsável por organizar o atendimento

Descrição da imagem

Política • 08:19h • 04 de dezembro de 2025

Abin: segurança nas eleições e ataques com IA são desafios para 2026

Agência divulgou publicação que antecipa riscos para o próximo ano

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 08:06h • 04 de dezembro de 2025

Prefeitura de Assis abre inscrições para cursos gratuitos de pizzas e hambúrguer artesanal

Capacitação do Projeto Cozinhalimento oferece formação profissional na Vila Agro em parceria com o Senac

Descrição da imagem

Educação • 07:49h • 04 de dezembro de 2025

USP oferece 234 vagas para medalhistas de olimpíadas do conhecimento

Premiados em competições nacionais e internacionais podem se inscrever gratuitamente no site da Fuvest para ingressar na Universidade em 2026; oportunidades abrangem todos os campi e áreas do conhecimento