• OMODA & JAECOO anuncia chegada de novo lote de veículos ao Brasil no dia 15 de dezembro
  • Vila Operária realiza evento em celebração ao Dia Nacional do Samba
  • Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento
Novidades e destaques Novidades e destaques

Policial • 08:22h • 11 de setembro de 2025

SP inicia nova fase do Muralha Paulista com cadastro de câmeras

Casas, condomínios e estabelecimentos comerciais com o equipamento voltado para a via pública podem integrar suas imagens ao programa de controle da mobilidade criminal

Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações de Agência SP | Foto: Governo de SP

A iniciativa, regulamentada por decreto estadual, pretende expandir a abrangência das informações para o fortalecimento da segurança pública
A iniciativa, regulamentada por decreto estadual, pretende expandir a abrangência das informações para o fortalecimento da segurança pública

O estado de São Paulo iniciou uma nova fase do programa Muralha Paulista, com o cadastramento de colaboradores. A partir desta terça-feira (9), pessoas físicas ou jurídicas que possuem câmeras de monitoramento direcionadas para a via pública poderão, voluntariamente, cadastrá-las para integrarem o programa, que tem como objetivo controlar a mobilidade criminal no território paulista.

A iniciativa, regulamentada por decreto estadual, pretende expandir a abrangência das informações para o fortalecimento da segurança pública. Assim, além das câmeras do governo e de municípios já integradas ao programa, equipamentos instalados em casas, condomínios ou empresas poderão contribuir com a iniciativa, fornecendo as imagens que serão analisadas por inteligência artificial.

O cadastramento pode ser feito no site do Portal da Segurança. É necessário acessar com os dados da conta gov.br e, posteriormente, o interessado será levado a uma página onde deverá informar o fabricante da câmera e o endereço instalação.

É possível cadastrar apenas uma câmera ou um lote, a depender da quantidade de equipamentos de segurança disponíveis. A plataforma oferece um manual para facilitar o processo.

Além disso, o voluntário precisa consentir um termo de adesão que formaliza a autorização para o uso dos dados captados pelos sensores conectados, garantindo que a colaboração esteja de acordo com as normas e objetivos do programa. Apesar de desempenharem papel essencial na coleta de informações, os colaboradores não têm acesso aos produtos do programa, cuja utilização é restrita aos órgãos autorizados. Essa medida assegura a proteção das informações e a integridade das ações de segurança pública. O sistema do Muralha Paulista opera com perfis de acesso restritos, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Após o envio de informações, uma equipe especializada da Coordenadoria de Gestão da Informação (CGI), da Secretaria da Segurança Pública (SSP), realizará a validação. O colaborador será informado sobre a integração por e-mail.

O subsecretário de projetos da SSP, Rafael Ramos, avaliou que “colaborar com o Muralha Paulista é colaborar com a segurança pública”. “Se o programa já tem sido um sucesso somente com o que temos de monitoramento dos órgãos públicos, com diversos alertas sobre a localização de foragidos da Justiça e recuperação de veículos roubados e furtados, imagina o que vamos conseguir fazer agora com mais essas imagens que vão para o nosso banco de dados. É um controle completo da mobilidade criminal”, disse.

Sobre o Muralha Paulista

O Programa Muralha Paulista é uma iniciativa da Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo, criada oficialmente pelo Decreto nº 68.828, de 4 de setembro de 2024. Seu principal objetivo é controlar a mobilidade criminal e aumentar a eficácia das ações policiais por meio da integração de tecnologias de monitoramento e inteligência.

A estratégia do programa é baseada na utilização de ferramentas como leitura automática de placas de veículos, reconhecimento facial e monitoramento em tempo real, com o apoio de mais de milhares de câmeras espalhadas por todo o estado. Essas tecnologias estão conectadas a um banco de dados de diversos órgãos públicos.

Um aplicativo utilizado pelos agentes públicos, como Polícia Militar e Guarda Civil Metropolitana, recebe os alertas emitidos após o confronto das informações com o banco de dados, como a localização de foragidos da Justiça, além de veículos roubados ou furtados, por meio da leitura de placas.

Atualmente, 46% da população paulista está coberta pelo programa Muralha Paulista. A meta é expandir os convênios e integrar todos os municípios até o final deste ano, promovendo uma integração completa.

O processo com as cidades passa por etapas de análise jurídica e compatibilidade tecnológica. A meta é cadastrar todos os municípios interessados até o fim de 2025. A solicitação de adesão pode ser feita via formulário no site do Muralha Paulista.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Variedades • 07:21h • 05 de dezembro de 2025

Primeiro fim de semana de dezembro terá tempo firme e temperaturas em elevação em Assis

Dias serão de sol e variação de nuvens, com mínimas entre 16ºC e 20ºC e máximas chegando a 33ºC

Descrição da imagem

Mundo • 20:08h • 04 de dezembro de 2025

OMODA & JAECOO anuncia chegada de novo lote de veículos ao Brasil no dia 15 de dezembro

Expansão atende alta demanda nacional e reforça a presença da marca no mercado automotivo brasileiro

Descrição da imagem

Variedades • 19:00h • 04 de dezembro de 2025

Qual cor usar no Ano-Novo, veja a paleta que deve guiar 2026

Especialista explica como numerologia e psicologia das cores orientam a escolha das tonalidades ideais para começar o ano com propósito e intenção

Descrição da imagem

Saúde • 18:36h • 04 de dezembro de 2025

Água de coco ganha espaço nos treinos e impulsiona mercado global em expansão

Hidratação natural, eletrólitos e menor processamento colocam a bebida entre as preferidas de quem pratica atividade física

Descrição da imagem

Cidades • 17:42h • 04 de dezembro de 2025

Cândido Mota mantém leilão de bens aberto até sexta, dia 12, com 17 lotes disponíveis

Processo segue em andamento no portal da Sumaré Leilões e inclui veículos, equipamentos e materiais inservíveis da Prefeitura

Descrição da imagem

Cidades • 17:09h • 04 de dezembro de 2025

Grande Coral Celebra Assis reúne vozes de igrejas e grupos musicais no dia 19

Apresentação integra a programação oficial do Celebra Assis e será realizada em frente à Estação Ferroviária, com ensaio geral marcado para o dia 18

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 16:38h • 04 de dezembro de 2025

Fraternidade São João Paulo II se apresenta neste domingo na Semana Católica 2025 em Maracaí

Cidade recebe noite de música, oração e integração comunitária na Praça da Matriz

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 16:16h • 04 de dezembro de 2025

Vila Operária realiza evento em celebração ao Dia Nacional do Samba

Programação reúne grupos locais e bateria da escola, com apresentação gratuita no barracão da V.O.