Mundo • 10:03h • 09 de setembro de 2025
SP altera regras para o setor de combustíveis com foco na conformidade fiscal
Para as empresas que não comprovarem o cumprimento das exigências previstas na norma, será instaurado procedimento administrativo para suspensão da sua inscrição estadual e, sendo o caso, sua cassação
Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações de Agência SP | Foto: Governo de SP
A Secretaria da Fazenda e Planejamento de São Paulo (Sefaz-SP) publicou na sexta-feira (5) a Portaria SRE nº 56/2025, que altera a Portaria CAT nº 02/2011 e estabelece regras mais rigorosas para a concessão e alteração da inscrição estadual de empresas do setor de combustíveis.
A medida busca reforçar o combate a fraudes fiscais e dificultar a criação de empresas de fachada, alinhando-se às práticas de enfrentamento ao devedor contumaz.
Entre as mudanças, destaca-se a exigência de que a base de armazenamento e distribuição esteja localizada em São Paulo e seja de propriedade da própria empresa, proibindo o uso de instalações de terceiros. Também foram definidos novos critérios para a inscrição em fase pré-operacional.
Empresas que não atenderem às exigências poderão ter a inscrição estadual suspensa ou até cassada.
Com a atualização, a Secretaria reforça sua missão de combater a sonegação, garantir a arrecadação do ICMS e promover um ambiente de concorrência leal. A iniciativa também contribui para coibir práticas que afetam a qualidade dos combustíveis, beneficiando indiretamente os consumidores.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Mundo
Todos os paulistanos são paulistas, mas nem todos os paulistas são paulistanos; entenda
Termos que definem identidade e pertencimento no Estado de São Paulo
Ciência e Tecnologia
Nova anomalia no 3I/ATLAS levanta hipótese inédita de mecanismo artificial no espaço