Mundo • 10:03h • 09 de setembro de 2025
SP altera regras para o setor de combustíveis com foco na conformidade fiscal
Para as empresas que não comprovarem o cumprimento das exigências previstas na norma, será instaurado procedimento administrativo para suspensão da sua inscrição estadual e, sendo o caso, sua cassação
Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações de Agência SP | Foto: Governo de SP

A Secretaria da Fazenda e Planejamento de São Paulo (Sefaz-SP) publicou na sexta-feira (5) a Portaria SRE nº 56/2025, que altera a Portaria CAT nº 02/2011 e estabelece regras mais rigorosas para a concessão e alteração da inscrição estadual de empresas do setor de combustíveis.
A medida busca reforçar o combate a fraudes fiscais e dificultar a criação de empresas de fachada, alinhando-se às práticas de enfrentamento ao devedor contumaz.
Entre as mudanças, destaca-se a exigência de que a base de armazenamento e distribuição esteja localizada em São Paulo e seja de propriedade da própria empresa, proibindo o uso de instalações de terceiros. Também foram definidos novos critérios para a inscrição em fase pré-operacional.
Empresas que não atenderem às exigências poderão ter a inscrição estadual suspensa ou até cassada.
Com a atualização, a Secretaria reforça sua missão de combater a sonegação, garantir a arrecadação do ICMS e promover um ambiente de concorrência leal. A iniciativa também contribui para coibir práticas que afetam a qualidade dos combustíveis, beneficiando indiretamente os consumidores.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital