• Polícia Civil prende suspeito de homicídio em Assis dois dias após o crime
  • Hospital Regional de Assis passa a integrar Programa de Residência Médica e abre vagas em pediatria
  • Resumo da semana no Âncora1: serviços, educação, cultura e segurança marcaram Assis e região
Novidades e destaques Novidades e destaques

Educação • 13:06h • 18 de janeiro de 2025

Sisu: plataforma da USP ajuda a encontrar chances de aprovação nas federais

Alunos da USP São Carlos criaram uma plataforma que calcula a média do Enem e mostra a nota de corte do último ano

Da Redação com informações de Agência SP | Foto: USP/Governo de SP

Desenvolvida por alunos do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP em São Carlos, ferramenta ajuda a conferir chances de aprovação nos cursos oferecidos pelo Sisu.
Desenvolvida por alunos do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP em São Carlos, ferramenta ajuda a conferir chances de aprovação nos cursos oferecidos pelo Sisu.

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que abriu as inscrições nesta sexta-feira (17), oferece mais de 260 mil vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o país. Para ajudar o estudante a saber em quais cursos e faculdades possui chance de aprovação, foi criada a plataforma Meu Sisu, que reúne dados exclusivos das notas parciais diárias de todos as opções de graduação, incluindo notas de corte, pesos e bonificações. A plataforma está disponível neste link – basta o estudante acessar o botão “Minhas notas”, preencher com as pontuações obtidas no Enem e fazer as escolhas disponíveis de cursos e locais.

A plataforma é gratuita e foi criada por dois estudantes do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos: Jesus Sena Fernandes, do curso de Ciências de Computação, e Pedro Porto Teixeira, do curso de Engenharia de Computação. Também participa do desenvolvimento do projeto Vinícius Martins Cotrim, estudante do curso de Ciência da Computação na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

“Em 2023, quando eu e alguns colegas do ensino médio fomos prestar o Sisu, sentimos muita dificuldade em encontrar dados e informações sobre o Sisu dos outros anos para encontrar nossas melhores chances de aprovação durante o processo. Ao pesquisar bastante, vimos que muitos outros alunos tinham o mesmo problema, até de falta de divulgação de dados essenciais para essa análise por parte do governo”, destaca Fernandes.

A plataforma é intuitiva, com o estudante preenchendo as notas do Enem já aparecem “fichas” com as informações dos cursos e já com o cálculo da sua média ponderada em cada um deles, além da nota de corte no último Sisu. É possível ao estudante refinar sua busca por Estado, Cidade, Instituição ou Curso. Também é possível selecionar a modalidade em que pretende ingressar, como Estudante de Escola Pública (EP), Pessoas Pretas e Pardas (PP), Indígena (I) e outras opções.

Os estudantes esclarecem que os dados exibidos na plataforma são obtidos dos portais de transparência do Ministério da Educação e atualizados ao longo do período do Sisu. “Além disso, verificamos regularmente as informações para assegurar que estejam sempre corretas e atualizadas”, destacam no site.

Na plataforma ainda constam os cursos da USP, mas a partir de 2024 a Universidade não disponibiliza cursos pelo Sisu. Agora há o processo seletivo chamado Enem USP que disponibiliza 1.500 vagas para estudantes que usam a nota do Enem para ingresso no ensino superior.

Notas de corte dinâmicas

Para tentar uma das vagas, o estudante precisa ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e, conforme a sua nota, escolher os cursos e faculdades que tem mais chance de passar.

Esse processo não é fácil e gera incerteza, pois as notas de corte são dinâmicas: cada universidade e curso pode atribuir pesos diferentes às áreas do conhecimento do Enem, dificultando a comparação direta das notas. Além disso, as notas são recalculadas com base nas inscrições e reordenações dos candidatos, tornando-as voláteis e imprevisíveis. Isso obriga os candidatos a monitorarem constantemente as notas e tomarem decisões estratégicas com informações incertas.

Foi pensando em ajudar nesse processo que os três estudantes criaram o Meu Sisu. “Somos a única plataforma que entrega tudo isso, inclusive os dados de notas parciais de cada dia do Sisu que obtivemos durante as edições passadas”, explica Fernandes.

Ele comemora o acesso que a plataforma tem recebido. “Com a ajuda da divulgação que tivemos de jornais, de diversos influenciadores e de postagens nas redes sociais, que alcançaram milhares de curtidas, conseguimos atingir mais de 200 mil alunos, registrando cerca de sete milhões de acessos durante a semana do Sisu no último ano.”


Últimas Notícias

Descrição da imagem

Variedades • 19:29h • 25 de janeiro de 2026

Por que a solidão cresce mesmo em ambientes cheios

Estudos indicam que ausência de vínculo emocional aumenta riscos de ansiedade, depressão e queda de desempenho no trabalho

Descrição da imagem

Policial • 19:20h • 25 de janeiro de 2026

Polícia Civil prende suspeito de homicídio em Assis dois dias após o crime

Investigado de 20 anos foi localizado pelo GOE neste domingo; arma usada no crime ainda não foi encontrada

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 18:31h • 25 de janeiro de 2026

Nove destinos brasileiros ganham destaque para a prática de esportes náuticos no verão

Litoral, rios e represas oferecem cenários para wakeboard, mergulho, pesca esportiva e passeios de lancha em diferentes regiões do país

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 17:28h • 25 de janeiro de 2026

Teste rápido amplia segurança no diagnóstico da babesiose canina no Brasil

Solução nacional permite identificação ágil de anticorpos contra Babesia vogeli e apoia decisões clínicas em atendimentos de rotina e emergência

Descrição da imagem

Variedades • 16:30h • 25 de janeiro de 2026

Sete erros comuns reduzem a durabilidade do biquíni e aumentam o descarte precoce

Hábitos simples no uso e na lavagem influenciam diretamente a vida útil das peças de moda praia

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 16:02h • 25 de janeiro de 2026

‘Stopover’: parada programada é oportunidade para experimentar destinos paulistas no verão

Ao turista que adquirir o programa em passagem aérea, a Setur-SP revela cidades para estadas de até cinco dias no estado, em passeios de bate e volta

Descrição da imagem

Economia • 15:50h • 25 de janeiro de 2026

Aluguel de temporada pode render até R$ 7 mil por mês nas cidades mais procuradas do Brasil

Simulação baseada em dados de mercado mostra que modelo supera o aluguel tradicional em regiões turísticas e grandes capitais

Descrição da imagem

Mundo • 15:17h • 25 de janeiro de 2026

SP já registra mais de 2,6 milhões de veículos licenciados em 2026, veja como fazer

Pagamento antecipado já foi feito por 10% da frota ativa do estado; taxa é de R$ 174,08

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar