Cidades • 10:00h • 13 de setembro de 2025
Seminário em Prudente discute estratégias integradas contra eventos climáticos severos
Encontro reuniu Energisa, Defesa Civil, polícias, Corpo de Bombeiros e representantes públicos para alinhar ações preventivas e de resposta rápida
Jornalista: Luis Potenza MTb 37.357 | Com informações da Energisa | Foto: Assessoria de Imprensa
A sede da Energisa Sul-Sudeste em Presidente Prudente foi palco, na última terça-feira (9), da terceira edição do Seminário Regional de Atuação Preventiva em Eventos Climáticos Severos. O encontro reuniu concessionária de energia elétrica, Defesa Civil, Polícias Militar e Ambiental, Corpo de Bombeiros, representantes de prefeituras, Câmaras Municipais e outros órgãos para debater medidas de prevenção e atuação conjunta diante de temporais, ondas de calor, queimadas e outras situações de risco.
Entre os palestrantes, o CEO da Arbolink, Marcelo Machado Leão, destacou o papel da tecnologia no equilíbrio entre arborização urbana e distribuição de energia. “Esse seminário reúne os atores envolvidos com o objetivo de adotar medidas que permitam às cidades manterem a sombra das árvores, imprescindíveis para o clima, e a luz da rede elétrica no mesmo ambiente, com segurança”, afirmou.

Seminário em Prudente alinha ações preventivas para enfrentar eventos climáticos severos
A meteorologista do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Ana Paula Paes, trouxe projeções para os próximos meses: chuvas abaixo da média, mas com possibilidade de episódios intensos, além de temperaturas acima da média que ampliam o risco de queimadas. “Esse cenário exige atenção redobrada, já que impacta diretamente comunidades e a distribuição de energia elétrica”, alertou.
O gerente de Operação da Energisa Sul-Sudeste, Anderson Rabelo Rosa, reforçou que a concessionária mantém um plano operacional de contingência, equipes preparadas e manutenção preventiva, mas que o trabalho em rede é essencial. “A cada edição o seminário fortalece a integração com órgãos públicos, o que torna o dia a dia operacional mais dinâmico e contribui para reduzir impactos à população”, explicou.

Energisa e órgãos públicos debatem estratégias conjuntas contra temporais e queimadas
Como próximo passo, a Energisa e a Defesa Civil anunciaram a realização de um simulado de contingência, que servirá como projeto-piloto na região para alinhar, de forma prática, os procedimentos em situações climáticas severas. Para o coordenador regional adjunto de Proteção e Defesa Civil, Renato Gouveia, a iniciativa será inovadora. “Esse exercício deve potencializar a atuação das agências de resposta e ampliar a proteção à população”, concluiu.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Mundo
Todos os paulistanos são paulistas, mas nem todos os paulistas são paulistanos; entenda
Termos que definem identidade e pertencimento no Estado de São Paulo
Ciência e Tecnologia
Nova anomalia no 3I/ATLAS levanta hipótese inédita de mecanismo artificial no espaço