• Assis registra novo caso de escorpião-amarelo no Pacaembu nesta sexta-feira
  • Governo de SP abre inscrições de concurso para auditor fiscal do Estado, com salário de R$ 21 mil
  • Primeiro fim de semana de dezembro terá tempo firme e temperaturas em elevação em Assis
Novidades e destaques Novidades e destaques

Responsabilidade Social • 10:15h • 12 de agosto de 2025

Semil apresenta ações para reduzir emissões de gases do efeito estufa nos setores de energia e transporte

O encontro tratou também de metas de descarbonização até 2050, avanços na matriz energética e incentivos ao mercado de biometano no estado

Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações da Semil | Foto: Governo de SP

O encontro também destacou os avanços da Comissão Temática de Planejamento e abordou medidas voltadas à melhoria da qualidade do ar, com ênfase no trabalho técnico da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).
O encontro também destacou os avanços da Comissão Temática de Planejamento e abordou medidas voltadas à melhoria da qualidade do ar, com ênfase no trabalho técnico da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).

A Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) apresentou na última quarta-feira (7) um conjunto de medidas estratégicas focadas na redução das emissões de gases de efeito estufa nos setores de energia e transporte, que juntos respondem por cerca de 60% das emissões brutas do estado. A apresentação ocorreu durante a 3ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Mudanças Climáticas (CEMC), coordenada pela própria Semil.

No encontro, também foram destacados os avanços da Comissão Temática de Planejamento e debatidas ações para melhorar a qualidade do ar, com ênfase no trabalho técnico da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). “Devemos valorizar o trabalho técnico da Companhia, que monitora e controla a qualidade do ar com base em dados oficiais, garantindo um ambiente mais saudável para a população”, afirmou a secretária da Semil, Natália Resende.

Caminho para a neutralidade de carbono

As ações fazem parte da estratégia do estado para alcançar a meta de emissões líquidas zero até 2050. Um dos principais instrumentos é o Plano Estadual de Energia 2050, elaborado em parceria com a USP e aprovado pelo Conselho Estadual de Política Energética. O plano prevê o aumento do uso de biometano, biocombustíveis e a eletrificação da frota, especialmente no transporte coletivo e de cargas.

São Paulo se destaca pelo uso de energia limpa: 59% da matriz energética do estado é renovável, acima da média nacional (50%) e muito superior à global (14%). Na matriz elétrica, 96% da energia consumida é renovável. O estado também lidera nacionalmente na geração distribuída de energia solar e possui infraestrutura robusta para expansão do biometano.

Essas iniciativas estão alinhadas com o desenvolvimento do Plano Paulista Decenal de Energia (PPDE 2034), que detalhará investimentos e políticas para garantir a segurança energética e a transição para uma economia de baixo carbono nos próximos dez anos.

Incentivo ao biometano

O mercado de biometano tem ganhado espaço nas políticas ambientais do estado. O Governo de São Paulo ampliou ações para fortalecer o setor, incluindo o Conecta Biometano, aplicativo que conecta mais de 100 empresas e integra a cadeia produtiva em um ecossistema descentralizado.

Está em consulta pública a proposta de criação do Certificado de Garantia de Origem, que visa garantir a rastreabilidade e autenticidade do biometano produzido e consumido no estado. A iniciativa pretende valorizar o produto, aumentar sua competitividade e estimular a produção local de fontes energéticas mais sustentáveis.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 14:42h • 05 de dezembro de 2025

7ª Feira do Produtor Rural de Pedrinhas Paulista acontece nesta sexta, 05 de dezembro

Evento terá show de Leandro Meireles e participação de produtores locais com variedade de alimentos e artesanato

Descrição da imagem

Cidades • 14:40h • 05 de dezembro de 2025

Assis registra novo caso de escorpião-amarelo no Pacaembu nesta sexta-feira

Caso registrado nesta sexta-feira reforça aumento de ocorrências na cidade, orientação das equipes de endemias e importância da prevenção nas casas

Descrição da imagem

Saúde • 14:02h • 05 de dezembro de 2025

Dezembro Laranja: Saúde alerta sobre os cuidados para evitar o câncer de pele

O Dezembro Laranja foi criado justamente para a promoção de ações que visam o combate da doença, que segundo o Ministério da Saúde é responsável por 33% dos casos de câncer no Brasil

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 13:35h • 05 de dezembro de 2025

Programação do Aviva Assis tem início nesta sexta com apresentações gratuitas na Praça da Bandeira

Evento reúne apresentações musicais e bandas locais nesta sexta e sábado no Espaço Coberto André Francisco de Assis

Descrição da imagem

Educação • 13:01h • 05 de dezembro de 2025

Quatá abre inscrições para a Educação de Jovens e Adultos, do 1º ao 5º ano

Cadastro pode ser feito até 19 de dezembro na Secretaria de Educação, de segunda a sexta

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 12:33h • 05 de dezembro de 2025

Tempo Provisório chega ao Museu Casa de Taipa nesta sexta e sábado em Assis

Intervenção artística aborda território, identidade e memória nos dias 5 e 6 de dezembro, às 20h, com entrada gratuita mediante retirada de convites

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 12:00h • 05 de dezembro de 2025

UFG cria nanoestruturas para tratar intoxicações graves

Pesquisadora da UFG desenvolve lipossomas capazes de capturar substâncias tóxicas e acelerar o atendimento a casos de overdose

Descrição da imagem

Variedades • 11:38h • 05 de dezembro de 2025

Farinha de castanha-do-brasil tem 60% mais proteína que a de trigo, mostra pesquisa da Embrapa

Estudos da Embrapa revelam que farinha e concentrado proteico feitos a partir da castanha-do-brasil têm alto teor de proteínas e bom desempenho em alimentos vegetais como hambúrguer, quibe e proteína texturizada. A tecnologia já pode ser testada em escala comercial