Variedades • 15:20h • 13 de fevereiro de 2026
Segurança digital no Carnaval: veja como blindar seu smartphone na multidão
Aplicativo Moto Secure oferece recursos avançados para reduzir riscos de exposição de dados em casos de perda, furto ou roubo durante a festa
Jornalista: Luis Potenza MTb 37.357 | Com informações da RPMA | Foto: Divulgação
Em meio à multidão e ao ritmo intenso do Carnaval, furtos e extravios de celulares costumam aumentar. Para evitar que a perda do aparelho resulte também na exposição de dados pessoais e bancários, a Motorola destaca funcionalidades do aplicativo Moto Secure, disponível em diversos smartphones da marca, como camada adicional de proteção para o usuário.
A ferramenta reúne recursos voltados à segurança digital e ao controle de privacidade, permitindo que o aparelho permaneça rastreável e com dados protegidos mesmo em situações de risco.
Proteção de aplicativos sensíveis
Com a Pasta Segura, é possível armazenar aplicativos como bancos, documentos, galeria de fotos e contatos em um ambiente protegido por senha ou biometria. O recurso permite ainda personalizar ícones e nomes, tornando menos evidente o acesso a conteúdos sensíveis em caso de uso indevido do aparelho.
Bloqueio de tela avançado
O bloqueio de tela avançado impede alterações em funções essenciais diretamente pela tela bloqueada, como Wi-Fi e dados móveis. Isso dificulta que o aparelho seja colocado em modo avião, mantendo ativa a possibilidade de rastreamento por serviços como o Encontre Meu Dispositivo, do Google.
O recurso também pode ser configurado para ativação automática ao identificar ambientes não confiáveis, com base em localização ou conexão Bluetooth e Wi-Fi.
Bloqueio automático por geolocalização
O Bloqueio Automático trava o smartphone quando ele se afasta de locais previamente definidos como confiáveis ou quando perde conexão com dispositivos cadastrados, como carro, fones sem fio ou smartwatch.
Em aparelhos com Android 15, a função inclui autenticação em duas etapas. Caso a senha principal seja inserida, o dispositivo pode exigir nova validação biométrica se detectar perda de conexão com dispositivos confiáveis.
Uso do e-SIM
Disponível nos smartphones 5G da Motorola, o e-SIM impede a remoção física do chip, prática comum após roubos. Com o chip digital, o aparelho permanece conectado à internet, facilitando bloqueio remoto, limpeza de dados e rastreamento.
Alertas de ameaças e proteção em Wi-Fi público
O Moto Secure permite ativar notificações sobre possíveis riscos à privacidade. A Proteção de Rede alerta quando o usuário se conecta a redes Wi-Fi potencialmente inseguras e possibilita restringir que determinados aplicativos utilizem conexões públicas automaticamente.
PIN embaralhado
O PIN embaralhado altera a posição dos números na tela de desbloqueio a cada tentativa, reduzindo o risco de espionagem por observação.
Controle de permissões
O Dashboard de Privacidade permite revisar e gerenciar permissões concedidas a aplicativos, como acesso à localização, câmera e microfone. A recomendação é verificar essas configurações periodicamente, especialmente em períodos de maior exposição em ambientes públicos.
Com esses recursos, a Motorola orienta que a principal preocupação durante o Carnaval seja aproveitar a festa, mantendo atenção redobrada à segurança digital.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento
Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar
Ciência e Tecnologia
3I/ATLAS surpreende e se aproxima da esfera de Hill de Júpiter com precisão inédita