Saúde • 10:14h • 23 de julho de 2025
Saúde Digital Paulista: como funciona o programa de teleconsultas
Cristina Balestrin, coordenadora do programa Saúde Digital Paulista, detalhou iniciativa que já realizou mais de 75 mil atendimentos com telemedicina
Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações de Agência SP | Foto: Divulgação/Governo de São Paulo

Lançado em 2024 pelo Governo de São Paulo, o Programa Saúde Digital Paulista já realizou mais de 75 mil atendimentos por meio de ações de telessaúde. Presente em todos os níveis de atenção à saúde, o programa usa tecnologia para facilitar o acesso da população aos serviços de forma mais rápida e eficiente.
Em entrevista ao programa SP em 3, 2, 1, da Agência SP, a coordenadora Cristina Balestrin explicou que o objetivo é aproximar a saúde dos cidadãos. “Evita deslocamentos desnecessários e resolve muitas questões por meio da teleconsulta. Participar ou não é uma escolha do paciente, que pode optar pelo formato que melhor atende suas necessidades”, afirmou.
Conheça as principais frentes do programa:
TeleAPS
Focada na Atenção Primária, está presente em 60 Unidades Básicas de Saúde e já realizou mais de 33 mil teleatendimentos, beneficiando 20 mil pacientes.
AME+ Digital
Voltada à atenção especializada, oferece consultas em 14 especialidades médicas com agendamento via CROSS. Já foram mais de 5 mil atendimentos, com índice de resolução superior a 85%.
TeleUTI
Oferece suporte remoto a equipes de Unidades de Terapia Intensiva. Atualmente, funciona em 19 hospitais e já ajudou no atendimento de mais de 2 mil pacientes, com mais de 12 mil discussões clínicas realizadas.
TeleSAP
Leva atendimento à população privada de liberdade dentro das unidades prisionais, evitando deslocamentos. A ação está em 68 unidades e já fez mais de 27 mil atendimentos.
App Poupatempo
Pelo aplicativo, é possível acessar programas como Mulheres de Peito (para rastreamento do câncer de mama) e Filho que Ama Leva o Pai ao AME, que oferece check-ups gratuitos para homens a partir de 50 anos.
Com essas iniciativas, o Estado de São Paulo avança na democratização do acesso à saúde por meio de soluções digitais. “Todas essas ofertas buscam ampliar o acesso da população aos serviços de saúde”, conclui Balestrin.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital