• Prefeitura de Assis retoma parceria com a APASS e restabelece serviços de proteção animal
  • Praça do Jardim Europa segue inacabada um ano após anúncio e gera queixas de abandono em Assis
  • MEIs excluídos do Simples Nacional têm até 31 de janeiro para regularizar pendências
  • Caça-níqueis e equipamentos do jogo do bicho são apreendidos no centro de Paraguaçu Paulista
Novidades e destaques Novidades e destaques

Saúde • 12:58h • 02 de abril de 2025

Saúde bucal: entenda importância e cuidados com cremes dentais

Anvisa alerta sobre reações adversas a determinados produtos

Agência Brasil | Foto: Marcello Camargo/Agência Brasil

A Anvisa pede que profissionais de saúde monitorem sinais de alterações bucais, orientem seus pacientes sobre possíveis reações adversas advindas de cremes dentais e recomendem alternativas para indivíduos sensíveis.
A Anvisa pede que profissionais de saúde monitorem sinais de alterações bucais, orientem seus pacientes sobre possíveis reações adversas advindas de cremes dentais e recomendem alternativas para indivíduos sensíveis.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou, na última quinta-feira (27), uma resolução que suspendia todos os lotes do Creme Dental Colgate Total Clean Mint. Segundo a Anvisa, a medida era preventiva e temporária, com o intuito de proteger a saúde da população.

A suspensão teria duração de 90 dias, período no qual a Anvisa conduziria investigações sobre reações adversas notificadas e relacionadas ao produto. No mesmo dia da publicação da resolução, entretanto, a agência suspendeu a interdição do creme dental, após apresentação de recurso pela empresa.

Ainda assim, a Anvisa emitiu um alerta sobre a possibilidade de ocorrência de reações indesejáveis diante do uso de cremes dentais que contenham fluoreto de estanho na formulação. Este é o primeiro alerta de segurança emitido no Brasil sobre reações adversas associadas ao uso de cremes dentais contendo fluoreto estanoso.

Cremes dentais

De acordo com o Conselho Federal de Odontologia (CFO), a escovação com creme dental fluoretado é uma estratégia comprovadamente eficaz, segura e apontada como a principal razão para o declínio das lesões de cárie observado no Brasil e no mundo desde a década de 1970.

O Ministério da Saúde destaca que a pasta de dente com fluoreto é importante para diminuir a prevalência de cárie dentária. Todas as pessoas, segundo a pasta, apresentam, em algum grau, perdas de minerais ou desmineralização dos dentes devido aos ácidos liberados pelas bactérias na presença de alimentos açucarados.

“Entretanto, o indivíduo que não escova os dentes com pasta de dente fluoretada e não tem uma alimentação adequada, ingerindo com frequência alimentos e bebidas açucaradas e produtos ultraprocessados (que contêm excesso de sal, gordura e açúcar), apresenta muito mais probabilidade de desenvolver cárie dentária.”

“Por isso, é importante que se utilize pasta fluoretada pelo menos duas vezes ao dia durante a limpeza da boca. É possível também usar água fluoretada e creme dental fluoretado, pois não há incompatibilidade entre eles”, completou o ministério.

Dosagem correta

No momento da escovação, a orientação do ministério é que seja usado creme dental fluoretado com no mínimo 1 mil partes por milhão (ppm) de flúor. Para checar a dosagem, basta observar no verso da embalagem a concentração do flúor.

“O mais importante é a frequência diária de uso da pasta e não a quantidade de pasta colocada na escova”, destacou o ministério.

Anvisa

Já a Anvisa refere-se aos cremes dentais como produtos de higiene oral de venda livre que, quando usados corretamente, ajudam a manter os dentes limpos e saudáveis. Segundo a agência, os que são formulados com fluoreto estanoso têm reconhecidas propriedades antimicrobianas e anticárie.

“No entanto, estudos científicos têm descrito reações adversas a cremes dentais contendo fluoreto estanoso, incluindo dor, ulceração, vermelhidão, sensação de queimação, bolhas na boca, entre outros sintomas”, destacou.

No Brasil, dados oficiais de cosmetovigilância da Anvisa, somados a relatos em mídias sociais, plataformas de reclamações de consumidores e reportagens da imprensa, evidenciam um padrão crescente de reações adversas a esses cremes dentais.

O alerta, segundo a agência, tem como objetivo informar profissionais de saúde e consumidores sobre riscos potenciais desse tipo de produto, além de destacar a importância de relatar as reações adversas à Anvisa e fornecer orientações para um uso mais seguro e consciente.

Recomendações

A Anvisa pede que profissionais de saúde monitorem sinais de alterações bucais, orientem seus pacientes sobre possíveis reações adversas advindas de cremes dentais e recomendem alternativas para indivíduos sensíveis.

“Consumidores devem estar atentos a sinais de irritação, interromper o uso do produto e procurar um dentista ou médico em caso de desconforto persistente”, destacou a agência.

A Anvisa acrescenta que os fabricantes têm que fornecer na rotulagem informações claras sobre possíveis reações adversas e instruções de uso adequadas, além de orientar sobre possíveis grupos de consumidores sensíveis.

Em caso de dúvida, a recomendação é buscar órgãos locais de vigilância sanitária ou entrar em contato diretamente com a Anvisa pela internet, acessando o formulário eletrônico do Fale Conosco, ou pelo telefone 0800 642 9782.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Mundo • 13:04h • 24 de janeiro de 2026

Cabeça d'água: veja orientações dos Bombeiros para não correr riscos em rios e cachoeiras

Fenômeno é caracterizado pelo aumento repentino do volume e da velocidade da água em rios, córregos e cachoeiras e ocorre, principalmente, em razão de chuvas intensas nas partes mais altas das bacias hidrográficas, comuns no verão

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 12:26h • 24 de janeiro de 2026

Disque 100: intolerância religiosa segue como violação recorrente em 2026

Entre janeiro de 2025 e 2026, canal registrou 2.774 denúncias e evidenciou impacto desproporcional sobre religiões de matriz africana

Descrição da imagem

Economia • 12:01h • 24 de janeiro de 2026

Empresas de Assis seguem emitindo NFS-e normalmente durante adequações no sistema

Secretaria da Fazenda informa que município manterá emissor próprio da NFS-e e que empresas poderão seguir emitindo notas normalmente

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 11:50h • 24 de janeiro de 2026

Redações do Enem acima de 900 revelam como jovens analisam o envelhecimento da sociedade

Textos com alta pontuação destacam domínio da escrita e leitura crítica sobre um dos principais desafios demográficos do país

Descrição da imagem

Saúde • 11:12h • 24 de janeiro de 2026

Livros gratuitos da USP trazem receitas sustentáveis para o verão; confira algumas

Grupos de pesquisa, como o Sustentarea da Faculdade de Saúde Pública da USP, reúnem receitas que vão de entradas e pratos principais a sobremesas e chás, com ingredientes simples e saudáveis, tudo com download gratuito

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 10:42h • 24 de janeiro de 2026

Centenário de Quatá tem shows e celebração popular neste sábado, dia 24

Shows culturais e musicais na Praça da Fonte marcam as comemorações do centenário do município

Descrição da imagem

Mundo • 10:07h • 24 de janeiro de 2026

Bebê conforto: o que observar na compra e uso para segurança da criança no carro

Inmetro alerta sobre os cuidados essenciais na escolha e uso do bebê conforto para proteger as crianças no transporte

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 09:31h • 24 de janeiro de 2026

Prefeitura de Assis retoma parceria com a APASS e restabelece serviços de proteção animal

Novo acordo ajusta valores aos parâmetros regionais e garante retomada dos serviços no município

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar