• Previsão aponta temperaturas próximas de 30ºC em Assis até domingo
  • Maus-tratos a crianças: DDM de Assis age após denúncia e efetua prisão
  • Conheça os municípios eleitos como os melhores destinos turísticos de São Paulo em 2026
Novidades e destaques Novidades e destaques

Educação • 17:41h • 30 de maio de 2025

São Paulo investe R$ 49,3 milhões para ampliar esporte paralímpico nas escolas

Parceria entre Seduc-SP e Comitê Paralímpico Brasileiro leva inclusão esportiva a 75 escolas do estado com formação de professores e entrega de equipamentos adaptados

Jornalista: Luis Potenza MTb 37.357 | Com informações do Governo de SP | Foto: Divulgação

Governo de SP amplia inclusão com projeto esportivo em 75 escolas estaduais
Governo de SP amplia inclusão com projeto esportivo em 75 escolas estaduais

O Governo de São Paulo anunciou um investimento de R$ 49,3 milhões para ampliar e fortalecer a prática de esportes paralímpicos nas escolas da rede estadual. O aporte, que será executado ao longo de 48 meses, integra a expansão do programa “Escolas Mais Inclusivas”, uma iniciativa inédita realizada em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

O projeto vai contemplar inicialmente 75 escolas estaduais, que passam a contar com atividades esportivas específicas para estudantes com deficiência, além de formação especializada para professores e estrutura completa com equipamentos adaptados.
Inclusão, desenvolvimento e oportunidade

A previsão é que o projeto comece ainda no primeiro semestre de 2025 em 10 escolas, chegando às outras 65 unidades no segundo semestre. As atividades serão realizadas quatro vezes por semana, respeitando as limitações e potencialidades dos alunos, promovendo bem-estar, desenvolvimento e até a possibilidade de ingresso no esporte de alto rendimento.

“Estamos dando um passo histórico para garantir o direito dos estudantes com deficiência à prática esportiva qualificada, dentro do ambiente escolar. Isso também ajuda na permanência escolar e no fortalecimento emocional desses alunos”, destaca o secretário da Educação, Renato Feder.

Descoberta de talentos e centros de referência

O programa não tem foco apenas pedagógico. A partir da participação nas aulas, estudantes com interesse e desempenho poderão ser encaminhados aos centros de referência paralímpicos do estado, coordenados pelo CPB, com foco no treinamento profissional. A meta é atender 100% dos alunos com deficiência das escolas participantes e envolver até 50% dos interessados nas atividades de rendimento.

Estrutura, materiais e formação

As escolas contempladas receberão kits completos com mais de 30 tipos de equipamentos esportivos adaptados, como bolas de goalball, redes de vôlei sentado, mesas de tênis adaptado, quimonos, raquetes, materiais para atletismo e muito mais.

Além disso, cerca de 150 professores de educação física serão capacitados diretamente pelo CPB e contarão com o apoio de 150 estagiários e 28 supervisores, contratados para acompanhar as atividades. O investimento também prevê a formação de pelo menos 20% dos professores de educação física de toda a rede estadual em práticas de esportes paralímpicos.

Educação que transforma

Para o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa, o projeto vai além da prática esportiva. “Esse investimento representa mais do que equipamentos e capacitação: é o reconhecimento de que o esporte paralímpico transforma vidas. O direito ao esporte é também o direito à cidadania”, reforça.

O programa “Escolas Mais Inclusivas”, iniciado neste ano, já ultrapassa a marca inicial de 75 unidades e hoje soma 108 escolas participantes, que são referência em boas práticas de educação inclusiva em todo o estado.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 10:47h • 23 de janeiro de 2026

Produtos locais e cultura marcam a Feira do Produtor Rural em Pedrinhas Paulista

Evento acontece nesta sexta-feira, 23 de janeiro, na Arena Coliseu, reunindo produtores rurais, gastronomia artesanal e apresentação musical aberta ao público

Descrição da imagem

Saúde • 10:01h • 23 de janeiro de 2026

Estado reforça importância da vacinação dos alunos antes do início das aulas

Período é propício para transmissão de doenças pelo aumento da circulação de viroses e retorno da convivência em ambientes fechados. São 11 vacinas para crianças e adolescentes, todas gratuitas pelo SUS

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 09:22h • 23 de janeiro de 2026

Governo recomenda que X impeça geração de conteúdos indevidos por meio do Grok

Assistente de IA integrado à plataforma tem sido utilizado por usuários para produzir conteúdos sintéticos de caráter sexualizado. Ação busca apurar e enfrentar violação de direitos de mulheres, crianças e adolescentes pelo uso abusivo da ferramenta

Descrição da imagem

Saúde • 09:01h • 23 de janeiro de 2026

Anvisa aprova genérico do Dexilant para tratamento do refluxo

Medicamento pode ser prescrito para adultos e adolescentes

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 08:48h • 23 de janeiro de 2026

Da roça à cidade, Vila Agro movimenta Assis com feira e show ao vivo nesta sexta

Evento reúne produtores locais, gastronomia artesanal e show ao vivo no espaço da Ceagesp

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 08:23h • 23 de janeiro de 2026

Centro TEA Paulista amplia operação e passa a ter atendimento 24 horas

Serviço que passa a funcionar 24h e aos finais de semana e feriados permite acolhimento remoto e acessível em todo o estado de SP

Descrição da imagem

Cidades • 08:03h • 23 de janeiro de 2026

IPTU 2026 já está disponível para consulta e impressão no site da Prefeitura de Cândido Mota

Contribuintes podem acessar os carnês de forma online; entrega física nas residências será feita nos próximos dias

Descrição da imagem

Variedades • 07:21h • 23 de janeiro de 2026

Previsão aponta temperaturas próximas de 30ºC em Assis até domingo

Sexta, sábado e domingo terão temperaturas em elevação gradual, predomínio de nuvens e ventos fracos a moderados

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar