• Previsão aponta temperaturas próximas de 30ºC em Assis até domingo
  • Maus-tratos a crianças: DDM de Assis age após denúncia e efetua prisão
  • Conheça os municípios eleitos como os melhores destinos turísticos de São Paulo em 2026
Novidades e destaques Novidades e destaques

Saúde • 08:22h • 27 de maio de 2025

São Paulo confirma 44 casos de febre de oropouche

O estado de São Paulo já contabiliza 44 casos confirmados de febre de oropouche, segundo autoridades de saúde.

Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações de Agência Brasil | Foto: Sociedade Brasileira de medicina tropical/Divulgação

A transmissão da doença é feita principalmente pelo inseto Culicoides paraensis (mais popularmente conhecido como maruim ou mosquito-pólvora).
A transmissão da doença é feita principalmente pelo inseto Culicoides paraensis (mais popularmente conhecido como maruim ou mosquito-pólvora).

O estado de São Paulo já registra este ano 44 casos de febre de oropouche, informou o Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE). Os casos ocorreram na região de Registro (Cajati, Juquiá, Miracatu, Eldorado, Pedro de Toledo, Itariri e Sete Barras) e do litoral Norte (Ubatuba). Uma morte está em investigação.

Em todo o ano passado, foram registrados oito casos, todos na região do Vale do Ribeira (Cajati, Juquiá, Pedro de Toledo e Sete Barras), sem registro de óbitos.

A febre de oropouche é uma doença causada por um arbovírus do gênero Orthobunyavirus, identificado pela primeira vez no Brasil em 1960, a partir da amostra de sangue de um bicho-preguiça capturado durante a construção da Rodovia Belém-Brasília. Desde então, casos isolados e surtos foram relatados no país, sobretudo na região amazônica, considerada endêmica.

Segundo o Ministério da Saúde, foram confirmados 13.782 casos da febre em 2024 no país. Em 2025, já são mais de 2.790 registros. Os sintomas da doença são parecidos com os da dengue e incluem dor de cabeça intensa, dor muscular, náusea e diarreia.

A transmissão da doença é feita principalmente pelo inseto Culicoides paraensis (mais popularmente conhecido como maruim ou mosquito-pólvora). Depois de picar uma pessoa ou animal infectado, o vírus permanece no inseto por alguns dias. Quando o inseto pica uma pessoa saudável, pode transmitir o vírus.

Existem dois tipos de ciclos de transmissão da doença: no ciclo silvestre, bichos-preguiça e primatas não humanos (e possivelmente aves silvestres e roedores) atuam como hospedeiros. Há registros de isolamento do vírus em outras espécies de insetos, como Coquillettidia venezuelensis e Aedes serratus.

No ciclo urbano, os humanos são os principais hospedeiros. Nesse cenário, além do inseto Culicoides paraensis, o mosquito Culex quinquefasciatus, popularmente conhecido como pernilongo e comumente encontrado em ambientes urbanos, também pode transmitir o vírus. Os sintomas são fortes dores de cabeça, dores musculares, náusea e diarreia, além de tontura, dor atrás dos olhos e calafrios.

Dengue

Na capital paulista, os casos de dengue chegam a 46.774, com 14 mortes, em 2025. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) mantém monitoramento constante da situação epidemiológica e realiza diariamente ações de prevenção e combate à doença.

“Em 2025, já foram realizadas mais de 5,6 milhões de ações, incluindo visitas domiciliares, bloqueio de criadouros, nebulizações, aplicação de larvicidas em pontos estratégicos e com drones em locais de difícil acesso, além de campanhas educativas para conscientização da população”, diz a prefeitura.

Segundo a prefeitura, em ações de intensificação do combate à dengue realizadas nos fins de semana de maio, incluindo o feriado do começo do mês, mais de 93 mil imóveis foram visitados em operações de bloqueio de criadouros e mais de 6.200 quarteirões passaram por nebulizações. As atividades ocorreram em todas as regiões da capital, com foco nos distritos administrativos com maior incidência da doença.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Saúde • 11:38h • 23 de janeiro de 2026

Comissão de Saúde aprova projeto que assegura medicamentos para pessoas com TEA no SUS

Texto condiciona o fornecimento aos protocolos clínicos do Ministério da Saúde e segue agora para análise nas comissões de Finanças e de Constituição e Justiça

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 11:13h • 23 de janeiro de 2026

Rota do Queijo Paulista impulsiona produção artesanal, turismo rural e desenvolvimento regional em SP

Ações integradas do Governo de SP incluem cooperação internacional, formação de produtores e estímulo ao turismo rural para valorizar os queijos artesanais paulistas

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 10:47h • 23 de janeiro de 2026

Produtos locais e cultura marcam a Feira do Produtor Rural em Pedrinhas Paulista

Evento acontece nesta sexta-feira, 23 de janeiro, na Arena Coliseu, reunindo produtores rurais, gastronomia artesanal e apresentação musical aberta ao público

Descrição da imagem

Saúde • 10:01h • 23 de janeiro de 2026

Estado reforça importância da vacinação dos alunos antes do início das aulas

Período é propício para transmissão de doenças pelo aumento da circulação de viroses e retorno da convivência em ambientes fechados. São 11 vacinas para crianças e adolescentes, todas gratuitas pelo SUS

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 09:22h • 23 de janeiro de 2026

Governo recomenda que X impeça geração de conteúdos indevidos por meio do Grok

Assistente de IA integrado à plataforma tem sido utilizado por usuários para produzir conteúdos sintéticos de caráter sexualizado. Ação busca apurar e enfrentar violação de direitos de mulheres, crianças e adolescentes pelo uso abusivo da ferramenta

Descrição da imagem

Saúde • 09:01h • 23 de janeiro de 2026

Anvisa aprova genérico do Dexilant para tratamento do refluxo

Medicamento pode ser prescrito para adultos e adolescentes

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 08:48h • 23 de janeiro de 2026

Da roça à cidade, Vila Agro movimenta Assis com feira e show ao vivo nesta sexta

Evento reúne produtores locais, gastronomia artesanal e show ao vivo no espaço da Ceagesp

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 08:23h • 23 de janeiro de 2026

Centro TEA Paulista amplia operação e passa a ter atendimento 24 horas

Serviço que passa a funcionar 24h e aos finais de semana e feriados permite acolhimento remoto e acessível em todo o estado de SP

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar