• Imposto de Renda 2026: o que já pode ser organizado para evitar erros e atrasos na declaração
  • Novo curso de Bacharelado em Inteligência Artificial estreia no Vestibular Univesp 2026
  • Prefeitura de Assis abre inscrições para aulas gratuitas de ginástica rítmica
Novidades e destaques Novidades e destaques

Policial • 10:29h • 30 de janeiro de 2026

Salas de atendimento à mulher em delegacias crescem 174% em SP; veja como funciona o serviço

Ao todo são 170 unidades em todo o estado, com 108 entregues entre 2023 e 2025

Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações de Agência SP | Foto: Divulgação/Governo de São Paulo

As Salas DDMS oferecem ambiente específico para acolher vítimas de violência de gênero.
As Salas DDMS oferecem ambiente específico para acolher vítimas de violência de gênero.

Mulheres vítimas de violência contam com apoio para denunciar e buscar segurança em todo o estado de São Paulo. O Governo de São Paulo ampliou em 174% as Salas DDMs em plantões policiais desde 2023. Atualmente, são 170 unidades, sendo que 108 foram entregues nesta gestão.

“A ampliação do número de Salas DDM em diversas unidades da Polícia Civil, tanto no interior como na capital, tem o escopo de garantir às mulheres um ambiente acolhedor, humanizado, estruturado e adequado, de escuta qualificada, garantindo acessibilidade e proteção, onde a vítima se sinta segura para denunciar e assim romper o ciclo de violência. As Salas DDM ampliam a capacidade de resposta no enfrentamento a violência contra mulher e possibilita desnudar a subnotificação”, afirma a coordenadora das Delegacias de Defesa da Mulher (DDMs), delegada Cristiane Braga.

As Salas DDMS oferecem ambiente específico para acolher vítimas de violência de gênero. Por videoconferência, a mulher é atendida por uma equipe especializada da Delegacia da Defesa da Mulher. O intuito é oferecer um atendimento mais humanizado e acolhedor.

Durante a chamada, a vítima pode registrar a ocorrência e receber orientações. As agentes também oferecem apoio para solicitar medidas protetivas e questionam as mulheres se desejam sair do local onde estão. Em caso positivo, as equipes do plantão policial oferecem o suporte necessário para levar a vítima até um abrigo ou hospital.

“A sala DDM criou uma importante ferramenta em favor das vítimas de violência doméstica, uma vez que possibilita que a mulher que vá a uma delegacia comum seja atendida por videoconferência por um policial da DDM online, que dará o acolhimento e as orientações que a mulher vítima necessita neste momento tão vulnerável”, afirma a delegada Cláudia Nogueira Cobra Martinez, coordenadora da DDM Online.

O funcionamento das salas DDM Online é de segunda a sexta, das 20h às 8h. Aos fins de semanas e feriados, o serviço é 24 horas.

DDM Online

A DDM Online também é uma importante alternativa de ferramenta para proteger as mulheres vítimas de violência. O canal fica na plataforma da Delegacia Eletrônica (www.delegaciaeletronica.policiacivil.sp.gov.br), da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo.

Por meio da DDM Online, é possível registrar ocorrências a partir de qualquer dispositivo conectado à internet sem sair de casa. As vítimas também podem solicitar medidas protetivas.

Além da DDM Online, mulheres vítimas de violência podem registrar o boletim de ocorrência por meio do aplicativo SP Mulher Segura, onde é possível cadastrar informações pessoais, do agressor e o histórico da ocorrência, podendo anexar imagens. Também é possível solicitar a medida protetiva de urgência.

Delegacias físicas

Além de todos os serviços online e 24h, o estado de São Paulo possui 142 Delegacias da Mulher territoriais espalhadas pelos municípios, onde qualquer pessoa pode ser atendida, registrar um boletim de ocorrência e solicitar medida protetiva.

As DDMs são serviços especializados que contam com equipes treinadas para o atendimento a mulheres, mas qualquer delegacia da Polícia Civil está apta a receber e atender as vítimas, assim como o serviço 190 da Polícia Militar.

O Governo de São Paulo tem estruturado uma rede de políticas públicas inovadoras para enfrentar a violência doméstica e garantir saúde, dignidade e autonomia às mulheres desde 2023. Com o movimento SP Por Todas, o estado ampliou o alcance das ações integradas, fortaleceu a rede de proteção com mais Salas de Delegacias de Defesa da Mulher (DDMs) 24 horas, criação da Cabine Lilás e o tornozelamento de acusados de agressão contra mulheres. Neste período, houve crescimento de 21% em medidas protetivas, 11% em boletins de ocorrência de agressão.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 20:18h • 03 de fevereiro de 2026

Do jornalismo ao entretenimento: Glória Vanique estreia no comando do Mulheres em março

Jornalista chega à emissora para liderar nova fase do programa feminino mais tradicional da televisão brasileira, com estreia marcada para 2 de março

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 19:29h • 03 de fevereiro de 2026

IA antecipa risco de quedas em adultos a partir da análise da musculatura do tronco

Estudo da Mayo Clinic mostra que inteligência artificial aplicada a tomografias identifica sinais precoces de risco já na meia-idade

Descrição da imagem

Saúde • 18:35h • 03 de fevereiro de 2026

Carnaval: Entenda como o HPV está mudando o perfil do câncer de boca e garganta no Brasil

Estudos indicam crescimento de tumores de orofaringe ligados ao HPV, especialmente entre jovens, e acendem alerta para prevenção e diagnóstico precoce

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 17:19h • 03 de fevereiro de 2026

Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira abriga caverna com maior abertura vertical do mundo

Localizada no PETAR, estudo pioneiro desenvolvido pela USP com apoio da Fundação Florestal abre possibilidade de futura reabertura da visitação

Descrição da imagem

Educação • 17:03h • 03 de fevereiro de 2026

Direito da FEMA celebra formatura com mensagens sobre ética, superação e compromisso social

Colação de grau reuniu estudantes, familiares e professores no Salão de Eventos da ACIA e encerrou o calendário de formaturas da instituição

Descrição da imagem

Economia • 16:32h • 03 de fevereiro de 2026

IBPT revela ranking das cidades que concentram quase 80% da arrecadação de tributos no Brasil

Estudo mostra forte concentração de arrecadação nas regiões Sudeste e Sul e aponta Barueri como líder nacional em valores per capita

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 16:01h • 03 de fevereiro de 2026

Carnaval 2026 em Quatá terá quatro noites de shows e marchinhas em dois espaços da cidade

Programação gratuita reúne axé, samba e marchinhas entre os dias 13 e 16 de fevereiro, no Pátio da Fepasa e na Praça da Fonte

Descrição da imagem

Saúde • 15:33h • 03 de fevereiro de 2026

Estudo aponta diferenças entre febre do Oropouche e dengue e como ajudar no diagnóstico

Pesquisadores recomendam protocolo que funcione contra ambas

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar