Gastronomia & Turismo • 13:36h • 07 de setembro de 2025
’Rota da luz’ e ‘caminho da fé’ terão reforço na segurança com mais de 2,2 mil policiais
Região do Vale do Paraíba recebeu 22 novas viaturas que serão usadas na Operação Romeiros
Agência SP | Foto: Divulgação/Governo de São Paulo
Desde terça-feira (2), os peregrinos que optarem por pegar o percurso de Mogi das Cruzes ou de Águas da Prata até a cidade de Aparecida, no interior de São Paulo, conhecidas respectivamente como “rota da luz” e “caminho da fé”, contarão com o reforço no policiamento durante o trajeto. Cerca de 2,2 mil policiais vão participar da Operação Romeiros 2025, anunciou o governo paulista.
No evento realizado na Tribuna Dom Aloísio Lorscheider, no Santuário Nacional, em Aparecida, foram entregues 22 novas viaturas à Polícia Militar para reforçar a segurança em toda a região do Vale do Paraíba, com investimento de R$ 3,3 milhões.
“Esse ano nós antecipamos o início da Operação Romeiros para setembro porque sabemos que alguns peregrinos começam a fazer o percurso até aqui antes de datas importantes, como em 12 de outubro. Eles poderão contar com as nossas forças de segurança, que tiveram o efetivo ampliado esse ano justamente para dar toda essa cobertura”, disse o vice-governador de São Paulo, Felício Ramuth.
Todos os anos, milhares de devotos se deslocam até a Basílica de Nossa Senhora Aparecida para celebrar o dia da padroeira do Brasil, comemorado em 12 de outubro.
O secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, destacou que a entrega de viaturas reforça o compromisso do governo em investir continuamente na estrutura das forças policiais. Ele afirmou ainda que a ação deflagrada hoje garante que milhares de fiéis possam realizar sua peregrinação com tranquilidade e proteção, reforçando a presença da Polícia Militar em todo o trajeto até Aparecida.
“Cerca de 9 milhões de turistas passaram por aqui no ano passado e a tendência é que ainda mais pessoas cheguem até a cidade neste ano. Por isso, fizemos todo o planejamento operacional com o objetivo de fazer com que cada momento vivido aqui seja em plena segurança”, completou.
A operação também reforçará a segurança em destinos como o Santuário Frei Galvão, em Guaratinguetá, e a comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista.
Criminalidade em queda na região do Vale do Paraíba
De janeiro a julho, os roubos em geral tiveram redução de 25,8% em relação ao mesmo período do ano anterior, passando de 2,2 mil para 1,6 mil ocorrências – o menor número desde 2001.
Os roubos de veículos também caíram 20,3%, totalizando 250 casos no acumulado deste ano.
Em todo o Vale do Paraíba, houve 160 homicídios dolosos de janeiro a julho deste ano. O número é 11% menor na comparação com igual período de 2024. Os latrocínios, que são os roubos seguidos de morte, chegaram ao menor patamar da história, com dois casos registrados durante todo o ano.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Mundo
Todos os paulistanos são paulistas, mas nem todos os paulistas são paulistanos; entenda
Termos que definem identidade e pertencimento no Estado de São Paulo
Ciência e Tecnologia
Nova anomalia no 3I/ATLAS levanta hipótese inédita de mecanismo artificial no espaço