• Séries documentais viram trunfo de branding e fidelizam audiência no digital
  • Brasil lança primeira embalagem de café 100% reciclável pensada para a economia circular
Novidades e destaques Novidades e destaques

Saúde • 09:26h • 27 de junho de 2025

Risco de quedas em idosos exige atenção, alertam especialistas

Maioria dos acidentes ocorre no quarto ou no banheiro

Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações de Agência Brasil | Foto: Arquivo Âncora1

Uma das consequências frequentes mais preocupantes das quedas é a fratura no quadril, pois, além da lesão óssea, pode levar a complicações como infecções, trombose e pneumonia, elevando o risco de mortalidade.
Uma das consequências frequentes mais preocupantes das quedas é a fratura no quadril, pois, além da lesão óssea, pode levar a complicações como infecções, trombose e pneumonia, elevando o risco de mortalidade.

Cerca de 62 mil internações de idosos foram registradas nos primeiros quatro meses deste ano no Brasil, após episódios de queda. Além disso, os atendimentos ambulatoriais - sem necessidade de internação - passaram de 67 mil.

Ao longo de todo o ano de 2024, houve mais de 344 mil atendimentos ou hospitalizações. Ao mesmo tempo, 13.385 idosos não resistiram aos ferimentos causados por quedas.

Os dados do Ministério da Saúde mostram a dimensão do problema e reforçam o alerta de 24 de junho, escolhido como Dia Mundial de Prevenção de Quedas pela Organização Mundial da Saúde - OMS.

“As quedas representam um risco muito mais grave para pessoas idosas porque, além da maior fragilidade óssea, com maior propensão a fraturas, como as de quadril, o tempo de recuperação é mais longo e, muitas vezes, pode comprometer de forma definitiva a mobilidade, a independência e a qualidade de vida”, explica a especialista em gerontologia Nubia Queiroz.

Fratura do quadril

Uma das consequências frequentes mais preocupantes das quedas é a fratura no quadril, pois, além da lesão óssea, pode levar a complicações como infecções, trombose e pneumonia, elevando o risco de mortalidade, alerta o presidente da Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico (SBTO), Robinson Esteves.

Além dos efeitos físicos, muitos idosos ficam com medo de cair novamente após um episódio e, por isso, passam a reduzir suas atividades físicas e sociais, acrescenta Núbia. Segundo essa especialista, os exercícios físicos são grandes aliados da prevenção às quedas por favorecer o equilíbrio, a força muscular e a flexibilidade.

Núbia também ressalta a importância de adaptar o ambiente doméstico conforme a idade vai aumentando: “retirar tapetes soltos, instalar barras de apoio em banheiros, melhorar a iluminação e eliminar obstáculos nos caminhos”.

Também é essencial manter acompanhamento médico e ter cuidado redobrado com medicamentos que podem causar tonturas ou outros efeitos semelhantes.

Muitas famílias também têm recorrido a serviços de teleassistência, como os sistemas de botão de emergência que o idoso pode acionar caso tenha alguma emergência.

Pedidos de ajuda

A médica coordena a Central de Atendimento 24 horas da empresa TeleHelp e diz que - de janeiro a maio deste ano - as quedas se tornaram a principal ocorrência registrada entre os pacientes. Os pedidos de ajuda subiram de 16% para 23%. Os dados da empresa mostram ainda que a maior parte dos acidentes ocorre no quarto ou no banheiro.

Ela acrescenta que essas ferramentas são uma opção para que os idosos não precisem mudar suas rotinas por causa do risco de quedas. “A autonomia e a independência são fundamentais para o envelhecimento saudável, pois influenciam diretamente o bem-estar emocional, a autoestima e a qualidade de vida”, complementa a especialista em gerontologia.

O presidente da Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico, Robinson Esteves, alerta que nenhum episódio de queda entre idosos pode ser minimizado.

 “As quedas em idosos representam um dos maiores desafios para a saúde pública atualmente, em razão das graves consequências para a qualidade de vida dessa população. Mesmo quando a queda parece simples, os riscos de complicações são altos, principalmente entre os mais velhos. Por isso, todo cuidado é pouco, tanto na prevenção quanto no atendimento imediato”, salienta.

Esteves recomenda que mesmo os casos aparentemente leves devem ser monitorados e o idoso deve ser levado ao serviço de saúde caso apresente hematomas, dificuldade de movimentação ou dores. Episódios com perda de consciência ou suspeita de fratura exigem socorro médico imediato.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 20:13h • 03 de agosto de 2025

Do SMS falso ao vazamento bilionário: os maiores crimes cibernéticos do último ano

Relatório revela os principais golpes digitais do ano, os prejuízos causados a empresas e pessoas, e as operações que levaram cibercriminosos à Justiça

Descrição da imagem

Variedades • 19:14h • 03 de agosto de 2025

Séries documentais viram trunfo de branding e fidelizam audiência no digital

Com linguagem cinematográfica e bastidores reais, influenciadores constroem autoridade e aumentam engajamento em redes sociais

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 18:35h • 03 de agosto de 2025

Do abandono à inovação: jovens de periferia criam soluções tecnológicas para animais de rua

Com apoio da SoulCode Academy, estudantes de ONGs participam de hackathon que une educação digital, consciência social e amor pelos pets

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 17:26h • 03 de agosto de 2025

Brasil lança primeira embalagem de café 100% reciclável pensada para a economia circular

Parceria entre Movimento Circular, Dow, Valgroup e Catarina Café e Amor marca avanço inédito em sustentabilidade no setor cafeeiro nacional

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 16:39h • 03 de agosto de 2025

Festa do Cateto em Cruzália terá Jeann & Júlio e Althair & Alexandre

Evento acontece nos dias 8 e 9 de agosto com atrações musicais, praça de alimentação e espaço infantil

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 16:14h • 03 de agosto de 2025

Cataratas do Iguaçu estão na corrida pelo Oscar do Turismo Mundial; votação está aberta

A votação está aberta ao público até domingo (3 de agosto). O conjunto de quedas d'água está concorrendo com atrações como Machu Picchu, no Peru, o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, e outros destinos naturais, como o Deserto do Atacama, no Chile

Descrição da imagem

Variedades • 15:42h • 03 de agosto de 2025

Mais antiga: farmácia mantém legado de quase dois séculos em funcionamento no interior de SP

Após reforma e reabertura em 2014, farmácia mais antiga do Brasil segue atendendo o público e preservando sua história

Descrição da imagem

Cidades • 15:16h • 03 de agosto de 2025

Patrulha agrícola oferece apoio gratuito a pequenos produtores em Pedrinhas Paulista

Serviço da prefeitura disponibiliza maquinário e suporte técnico para agricultura familiar, com custo apenas de combustível

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?