Saúde • 09:22h • 29 de julho de 2025
Resistência à insulina no cérebro pode conectar Alzheimer e epilepsia
Em testes com animais, pesquisadores da USP observaram que alterações na sinalização de insulina no cérebro impactam tanto a memória quanto a frequência e a gravidade de crises convulsivas
Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações de Agência SP | Foto: Léo Ramos Chaves/Pesquisa FAPESP

Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) demonstraram, em modelo animal, que a resistência à insulina no cérebro pode ter impacto direto tanto na epilepsia quanto no Alzheimer, sendo um possível elo entre as duas doenças. O estudo, apoiado pela Fapesp, reforça evidências clínicas que já indicavam maior risco de Alzheimer entre pessoas com epilepsia e, em alguns casos, crises convulsivas em pacientes com Alzheimer.
Segundo o neurocientista Norberto Garcia-Cairasco, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP), a descoberta amplia a compreensão sobre o Alzheimer, que é uma doença multifatorial, e mostra a necessidade de abordagens terapêuticas mais amplas. A hipótese investigada associa o Alzheimer a um tipo de “diabetes cerebral”, chamado informalmente de diabetes tipo 3, que envolve resistência à insulina no cérebro, mesmo sem a presença de diabetes tipo 1 ou 2.
No experimento, ratos que receberam uma substância que induz resistência à insulina apresentaram não apenas déficits de memória, mas também convulsões desencadeadas por sons. O contrário também foi observado: animais geneticamente predispostos à epilepsia mostraram sinais típicos do Alzheimer, como alterações na proteína Tau e redução de receptores de insulina no hipocampo.
O estudo abre caminho para novas investigações e já recebeu dois prêmios científicos em 2024. A linhagem de ratos criada na USP, que combina Alzheimer e epilepsia, foi enviada ao Rat Resource and Research Center (EUA) e está disponível para pesquisas internacionais.
A equipe agora busca replicar os achados em tecidos cerebrais de pacientes com epilepsia resistentes a medicamentos, em colaboração com o Hospital das Clínicas da FMRP-USP e a Universidade Harvard.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital