• Previsão aponta temperaturas próximas de 30ºC em Assis até domingo
  • Maus-tratos a crianças: DDM de Assis age após denúncia e efetua prisão
  • Conheça os municípios eleitos como os melhores destinos turísticos de São Paulo em 2026
Novidades e destaques Novidades e destaques

Saúde • 09:18h • 24 de maio de 2025

Redução do IMC mínimo para cirurgia bariátrica foi principal avanço da nova resolução, avalia médico

Especialista adverte que cirurgia é tratamento e não cura da obesidade

Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações de Agência Brasil | Foto: CFM

O CFM também passou a reconhecer a realização da cirurgia em pacientes a partir dos 14 anos de idade nos casos de obesidade grave (IMC maior que 40) associada a complicações clínicas, desde que com a devida avaliação da equipe multidisciplinar e consentimento dos responsáveis.
O CFM também passou a reconhecer a realização da cirurgia em pacientes a partir dos 14 anos de idade nos casos de obesidade grave (IMC maior que 40) associada a complicações clínicas, desde que com a devida avaliação da equipe multidisciplinar e consentimento dos responsáveis.

Médicos e especialistas consideraram positivas as mudanças promovidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) nas regras para a realização de cirurgias bariátricas. Para o médico Alfredo Martins Fontes, chefe do serviço de cirurgia bariátrica do Hospital São Vicente de Paulo, no Rio de Janeiro, o principal avanço da Resolução nº 2.429/2025 é permitir a cirurgia em pacientes com Índice de Massa Corpórea (IMC) a partir de 30, desde que apresentem condições clínicas específicas.

Entre essas condições estão: diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares graves com lesões em órgãos como coração ou rins, doença renal crônica precoce associada ao diabetes, apneia do sono severa, doença hepática gordurosa não alcoólica com fibrose, doenças que indicam necessidade de transplante, refluxo gastroesofágico com indicação cirúrgica e osteoartrose grave.

Antes, o procedimento era reservado a pessoas com IMC acima de 35. Segundo Fontes, havia pacientes com diabetes tipo 2 que não atendiam esse critério, mas que claramente se beneficiavam da cirurgia. “Os resultados para esses pacientes são muito positivos, e a ampliação do acesso representa um avanço importante”, disse.

Dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica mostram que entre 2020 e 2024 foram feitas 291.731 cirurgias no Brasil — sendo 260.380 por planos de saúde, 31.351 pelo SUS e cerca de 10 mil de forma particular.

Cirurgia em adolescentes e riscos associados

A nova resolução também autoriza, em caráter excepcional, a realização da cirurgia em adolescentes a partir dos 14 anos com obesidade grave (IMC acima de 40) e complicações clínicas importantes. O procedimento só poderá ser feito com avaliação de equipe multidisciplinar e consentimento dos responsáveis. Para jovens entre 16 e 18 anos, as regras seguem os mesmos critérios dos adultos.

“São casos raros, em que não há resposta a outros tratamentos e o risco de morte é alto”, explicou Fontes. A endocrinologista Cintia Cercato, presidente do conselho deliberativo da ABESO, alerta que o aumento da obesidade entre crianças e adolescentes exige atenção, mas que a cirurgia nessa faixa etária deve ser sempre uma exceção.

Técnicas recomendadas e proibição de métodos antigos

As técnicas mais indicadas continuam sendo o bypass gástrico em Y de Roux e a gastrectomia vertical (sleeve), consideradas seguras e eficazes. Já procedimentos como a banda gástrica ajustável e a cirurgia de Scopinaro foram desaconselhados pelo CFM por apresentarem alto risco de complicações e baixa efetividade.

Há ainda técnicas alternativas indicadas para casos específicos, como cirurgias revisionais — quando o paciente volta a ganhar peso ou apresenta complicações após uma operação anterior.

Hospitais e critérios para atendimento

A resolução também reforça que as cirurgias bariátricas devem ser realizadas em hospitais de grande porte, com estrutura para procedimentos de alta complexidade, UTI e equipe de plantão 24 horas. No caso de pacientes com IMC superior a 60, os hospitais precisam ter estrutura física e recursos adequados para atender esse público, devido ao risco aumentado de complicações.

Além disso, somente cirurgiões gerais ou do aparelho digestivo com habilitação específica para cirurgia bariátrica podem realizar o procedimento.

Cirurgia é tratamento, não cura

Especialistas fazem questão de enfatizar que a cirurgia bariátrica não representa a cura da obesidade, uma doença crônica e multifatorial. “Ela é a intervenção com maior eficácia no longo prazo, mas a obesidade pode retornar. A cirurgia ajuda a controlar o apetite e a saciedade, mas não elimina a raiz do problema”, explicou Cintia Cercato.

Para os médicos, a cirurgia deve ser vista como uma ferramenta dentro de um conjunto mais amplo de cuidados, que envolve acompanhamento contínuo, mudanças no estilo de vida e suporte psicológico.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Saúde • 12:37h • 23 de janeiro de 2026

Anvisa suspende suplementos alimentares de duas marcas; confira

Produtos são da Cycles Nutrition e Mushin

Descrição da imagem

Variedades • 12:01h • 23 de janeiro de 2026

WhatsApp como canal oficial de SAC: tendência ou nova obrigação para as empresas

Aplicativo deixa de ser coadjuvante no atendimento ao cliente e passa a ocupar posição estratégica na experiência do consumidor

Descrição da imagem

Saúde • 11:38h • 23 de janeiro de 2026

Comissão de Saúde aprova projeto que assegura medicamentos para pessoas com TEA no SUS

Texto condiciona o fornecimento aos protocolos clínicos do Ministério da Saúde e segue agora para análise nas comissões de Finanças e de Constituição e Justiça

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 11:13h • 23 de janeiro de 2026

Rota do Queijo Paulista impulsiona produção artesanal, turismo rural e desenvolvimento regional em SP

Ações integradas do Governo de SP incluem cooperação internacional, formação de produtores e estímulo ao turismo rural para valorizar os queijos artesanais paulistas

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 10:47h • 23 de janeiro de 2026

Produtos locais e cultura marcam a Feira do Produtor Rural em Pedrinhas Paulista

Evento acontece nesta sexta-feira, 23 de janeiro, na Arena Coliseu, reunindo produtores rurais, gastronomia artesanal e apresentação musical aberta ao público

Descrição da imagem

Saúde • 10:01h • 23 de janeiro de 2026

Estado reforça importância da vacinação dos alunos antes do início das aulas

Período é propício para transmissão de doenças pelo aumento da circulação de viroses e retorno da convivência em ambientes fechados. São 11 vacinas para crianças e adolescentes, todas gratuitas pelo SUS

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 09:22h • 23 de janeiro de 2026

Governo recomenda que X impeça geração de conteúdos indevidos por meio do Grok

Assistente de IA integrado à plataforma tem sido utilizado por usuários para produzir conteúdos sintéticos de caráter sexualizado. Ação busca apurar e enfrentar violação de direitos de mulheres, crianças e adolescentes pelo uso abusivo da ferramenta

Descrição da imagem

Saúde • 09:01h • 23 de janeiro de 2026

Anvisa aprova genérico do Dexilant para tratamento do refluxo

Medicamento pode ser prescrito para adultos e adolescentes

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar