Cidades • 18:39h • 30 de agosto de 2025
Recomendação "boca a boca" supera influenciadores na decisão de compras online, aponta ESPM
Estudo mostra que 57% dos brasileiros confiam mais em indicações de pessoas próximas; economia é principal motivador, enquanto segurança segue como barreira
Jornalista: Luis Potenza MTb 37.357 | Com informações da Nova PR | Foto: Arquivo/Âncora1
Uma pesquisa inédita realizada pelo Centro de Estudos Aplicados de Marketing (CEAM) da ESPM revelou que a tradicional recomendação “boca a boca” segue sendo a principal influência na hora de decidir uma compra online. Segundo o levantamento, 57% dos consumidores brasileiros afirmam que confiam mais na indicação de pessoas conhecidas do que na de influenciadores digitais, que impactam apenas 16% dos entrevistados.
O estudo também mostra que o principal motivo para optar pelas compras virtuais continua sendo a economia. A possibilidade de comparar preços com facilidade e aproveitar promoções são fatores decisivos para a escolha do consumidor. No entanto, a pesquisa aponta que a segurança ainda é um obstáculo relevante: muitos consumidores relatam preocupação com o uso e a proteção de dados pessoais, além do risco de fraudes.

Outro destaque do levantamento é a percepção em relação aos produtos sustentáveis e saudáveis. Se antes eram vistos como caros e de difícil acesso, agora começam a ser associados a preços mais justos e competitivos. A pesquisa indica que a mudança de percepção é resultado da maior oferta desses itens no ambiente digital e do aumento da conscientização dos consumidores sobre hábitos de consumo mais responsáveis.
Para especialistas, os resultados confirmam que, apesar da relevância do marketing de influência, a confiança construída no círculo social continua sendo determinante no comportamento do consumidor. “A pesquisa reforça a importância da credibilidade no processo de decisão, seja ela vinda de familiares e amigos ou de marcas que consigam construir relações de confiança com seus clientes”, avaliam os pesquisadores da ESPM.
O levantamento reforça que, em um cenário de transformações digitais rápidas, entender o peso da confiança e a busca por economia é essencial para empresas que desejam se destacar no comércio eletrônico brasileiro.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Mundo
Todos os paulistanos são paulistas, mas nem todos os paulistas são paulistanos; entenda
Termos que definem identidade e pertencimento no Estado de São Paulo
Ciência e Tecnologia
Nova anomalia no 3I/ATLAS levanta hipótese inédita de mecanismo artificial no espaço