Economia • 10:44h • 04 de setembro de 2025
Receita Federal se antecipa e paga todas as restituições do Imposto de Renda
Contribuintes que entregaram a Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF) no prazo e sem inconsistências já receberam os valores, mesmo com previsão inicial de cinco lotes
Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações de Agência Gov | Foto: Divulgação

A Receita Federal informou na terça-feira (2/9) que concluiu, de forma antecipada, o pagamento de todas as restituições do Imposto de Renda da Pessoa Física referentes às declarações do exercício 2025 entregues dentro do prazo e que não apresentaram inconsistências. Embora tenha estabelecido a liberação dos valores em cinco lotes, entre os meses de maio a setembro de 2025, a eficiência no processamento das declarações permitiu que todos os contribuintes elegíveis recebessem seus valores até o lote de agosto/2025.
Até o momento, no ano de 2025 foi pago um montante de mais de R$ 36,6 bilhões em restituições de IRPF apuradas em um total de mais de 22,6 milhões de declarações de ajuste anual.
Os contribuintes que não tiveram sua restituição liberada devem acessar a página da Receita Federal na internet, clicar em Meu Imposto de Renda para uma consulta completa da situação da declaração, por meio do Extrato do Processamento. Se identificar alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificar a declaração, corrigindo as informações que porventura estejam equivocadas.
A antecipação no pagamento das restituições reforça o compromisso da Receita Federal com a modernização dos seus sistemas, a agilidade no atendimento ao contribuinte e a valorização da conformidade tributária e da justiça fiscal.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital