• Caso ET de Varginha: nota de repúdio questiona narrativa e método do documentário
  • Profissionais avançam no uso de agentes de IA e elevam maturidade digital nas empresas
  • Chuvas abaixo da média tendem a persistir e agravar seca em São Paulo
Novidades e destaques Novidades e destaques

Educação • 09:23h • 13 de novembro de 2025

Ranking nacional coloca USP em primeiro lugar; Unicamp e Unesp também são destaque

USP figura ainda entre as 100 melhores do mundo em ranking internacional de empregabilidade

Agência SP | Foto: Cecília Bastos / USP Imagens

Estudantes na USP.
Estudantes na USP.

A USP manteve a primeira posição no Ranking Universitário Folha (RUF) de 2025, que avalia todas as instituições de ensino superior do Brasil. Das 10 edições já realizadas, esta é a oitava vez, sendo a quarta consecutiva, que a universidade ocupa o topo do ranking.

O RUF utiliza cinco indicadores principais para compor sua nota. A USP foi considerada a melhor do país em dois deles: pesquisa (peso 42) e mercado de trabalho (18). Em internacionalização (peso 4), a instituição ficou em segundo lugar e nos critérios ensino (peso 32) e inovação (peso 4), na terceira colocação.

“A liderança da USP em mais este ranking reforça nosso compromisso histórico com a produção de conhecimento e com a transformação da sociedade. Há mais de 90 anos, trabalhamos para garantir que a pesquisa e o ensino superior mantenham relevância social e contribuam de fato para o desenvolvimento do País. Mais do que reconhecimento, esse resultado representa uma responsabilidade: mostrar à sociedade que o investimento público em educação e ciência traz benefícios concretos no dia a dia das pessoas”, avalia o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior.

Para ele, a posição de destaque fortalece laços institucionais e abre novas oportunidades de cooperação: “A força da USP está também na capacidade de construir parcerias, tanto com instituições públicas quanto privadas”.

“Hoje temos mais de 930 convênios com instituições de todo o mundo, entre elas centros internacionais de pesquisa como o Institut Pasteur, o Centro Nacional de Pesquisa Científica da França [CNRS, na sigla em francês para Centre National de la Recherche Scientifique] e o Instituto Nacional de Pesquisa Agronômica e Ambiental da França [INRAe, na sigla em francês para Institut National de la Recherche Agronomique et Environnementale]; além de uma série de centros de pesquisa criados com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e com empresas como a Shell, a Claro, a IBM e a Fundecitrus. Ao mesmo tempo, estamos atualizando nossos cursos e ampliando o incentivo à inovação, o que se reflete na formação de profissionais altamente qualificados, em pesquisas de impacto e em um ecossistema vibrante de startups criadas por ex-alunos”, cita o reitor.

Foram avaliadas 204 universidades, com boas posições também das outras universidades públicas paulistas. A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) aparece em segundo lugar no ranking geral e a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) figura em sexto – leia mais abaixo. A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) encerra a lista das 10 mais bem avaliadas. 

Unesp

O Ranking Universitário da Folha (RUF) apontou a Unesp como a sexta melhor universidade do Brasil, repetindo a mesma posição do ano passado.

A nota geral da Unesp nesta edição foi de 94,29. Os melhores resultados foram obtidos nos indicadores Pesquisa (quinto lugar) e Mercado (quarto lugar).

O RUF avalia também os cursos oferecidos pelas instituições em 38 carreiras. Apenas Ciências Contábeis e Propaganda são avaliadas pelo ranking, mas não são oferecidas pela Unesp. Apesar de não ter nenhum curso avaliado como o melhor do país nesta edição, a Unesp possui 19 cursos entre os cinco melhores.

Destaque em empregabilidade

O desempenho positivo da USP também foi observado em uma avaliação internacional recente focada na relação entre formação e mercado de trabalho. A Universidade foi classificada entre as cem melhores instituições do mundo em termos de empregabilidade, segundo o Global Employability University Ranking and Survey (GEURS) 2026, que lista um total de 250 instituições.

Ocupando a 92ª posição na edição do ano passado, a USP galgou alguns degraus e agora figura em 80ª. Apenas mais duas instituições brasileiras fazem parte da lista: a Unicamp, em 239ª, e a Fundação Getúlio Vargas (FGV), em 215ª.

Em sua 15ª edição, o GEURS, produzido pela consultoria de recursos humanos Emerging, avalia a percepção de milhares de recrutadores e empregadores globais sobre quais universidades melhor preparam seus graduados para o mercado. Para isso, o ranking ouve 12.350 empregadores em 32 países.


Últimas Notícias

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 21:19h • 19 de janeiro de 2026

Caso ET de Varginha: nota de repúdio questiona narrativa e método do documentário

Manifesto de Vitório Pacaccini questiona acusações exibidas em documentário e reforça debate sobre desconstrução da narrativa histórica

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 20:38h • 19 de janeiro de 2026

Profissionais avançam no uso de agentes de IA e elevam maturidade digital nas empresas

Pesquisa aponta avanço na maturidade digital das empresas, com adoção mais técnica, estratégica e integrada da inteligência artificial

Descrição da imagem

Mundo • 19:29h • 19 de janeiro de 2026

O futuro do trabalho chegou: 2026 coloca flexibilidade contra controle nas empresas

Especialista aponta tendências do trabalho remoto e alerta que modelos rígidos podem custar produtividade, engajamento e talentos

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 18:32h • 19 de janeiro de 2026

Da estrutura do átomo às supercordas, a física busca unificar as leis do Universo

Astrônomo do Urânia Planetário explica como partículas fundamentais e dimensões ocultas estão no centro das pesquisas da ciência moderna

Descrição da imagem

Cidades • 17:49h • 19 de janeiro de 2026

Saúde de Maracaí reúne gestantes e puérperas em ação de acolhimento e orientação no dia 30

Reunião promove acolhimento, orientação profissional e planejamento do cuidado para gestantes e mães no pós-parto

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 17:09h • 19 de janeiro de 2026

Cansado das telas? O Brasil tem destinos de natureza que promovem um verdadeiro detox digital

O Brasil é um paraíso para quem busca trocar as notificações constantes pelo silêncio e pelo contato direto com a natureza

Descrição da imagem

Saúde • 16:48h • 19 de janeiro de 2026

Prevenção: Saúde alerta para cuidados com aranhas no verão

Com mais de 28 mil registros no último triênio, Paraná reforça atenção devido às altas temperaturas. As aranha-marrom (Loxosceles) e a armadeira (Phoneutria) são as espécies de maior relevância médica no Estado

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 16:19h • 19 de janeiro de 2026

Chuvas abaixo da média tendem a persistir e agravar seca em São Paulo

Cenário de escassez hídrica tem relação com o La Niña

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar