Educação • 14:16h • 14 de agosto de 2025
Provão Paulista 2025: prazo de inscrição para alunos da EJA termina nesta sexta-feira
Prazo vai até 15 de agosto e garante a participação na disputa por vagas no ensino superior público paulista
Jornalista: Luis Potenza MTb 37.357 | Com informações da Secretaria da Educação de SP | Foto: Divulgação

Termina nesta sexta-feira, 15 de agosto, o prazo para que alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), de institutos federais e de redes públicas de outros estados realizem a inscrição para o Provão Paulista Seriado 2025. O exame, que neste ano passa a incluir os concluintes da EJA na disputa, oferece vagas em instituições como USP, Unesp, Unicamp, Fatecs e Univesp.
As provas estão marcadas para os dias 4 e 5 de novembro, no período da manhã, tanto para estudantes da 3ª série do Ensino Médio regular quanto para os da EJA. Podem se inscrever alunos que concluíram o terceiro termo do Ensino Médio no primeiro semestre de 2025 ou que finalizam o ciclo no segundo semestre deste ano. Esses candidatos participam no grupo B do Provão Paulista Seriado.
Inscrições para o Provão Paulista 2025 encerram nesta sexta para estudantes da EJA
Ao todo, o exame é dividido em três grupos: A, formado por alunos da rede estadual paulista; B, que reúne estudantes da EJA, de outras redes públicas e de institutos federais; e C, composto por alunos das Etecs do Centro Paula Souza. Mais de 15 mil vagas serão disponibilizadas entre os grupos, com reserva para estudantes pretos, pardos e indígenas.
Para alunos da EJA, a classificação será definida exclusivamente pelas notas obtidas na prova deste ano. Já para os estudantes do Ensino Médio regular, as notas são somadas ao longo das três séries. Segundo o secretário da Educação, Renato Feder, a inclusão da EJA nesta edição é resultado de um diálogo com a rede e atende à demanda de jovens e adultos que buscam ingressar no ensino superior público.
As inscrições devem ser feitas individualmente pelo site da Vunesp até esta sexta-feira, de forma gratuita. No ato, o candidato deve selecionar o polo de aplicação da prova, com opções em São Paulo, Guarulhos, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto e Sorocaba. Estudantes da rede estadual paulista, das Etecs e de escolas vinculadas à USP, Unesp e Unicamp estão automaticamente inscritos e farão a prova nas próprias unidades. Leia o edital aqui.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital