Educação • 10:03h • 13 de agosto de 2025
Prouni: entrega da documentação é ampliada até 18 de agosto
Edital do MEC prorrogou o prazo de entrega. Documentos devem ser entregues presencialmente ou por meio eletrônico. Resultado da segunda chamada está disponível no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior
Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações de Agência Gov | Foto: Divulgação/MEC
O Ministério da Educação (MEC) prorrogou, até 18 de agosto, o prazo para a entrega da documentação de comprovação das informações dos pré-selecionados na segunda chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) referente ao segundo semestre de 2025. A medida foi publicada na segunda-feira (11) no Edital nº 17/2025.
Os documentos podem ser entregues presencialmente ou enviados por meio eletrônico para a instituição de ensino superior. O resultado da segunda chamada já está disponível na página do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
As instituições devem oferecer, em seus sites, um espaço específico para o envio da documentação. Caso não seja possível, devem disponibilizar colaboradores para receber os documentos presencialmente nos locais de oferta dos cursos, durante o horário regular de funcionamento. É obrigatório fornecer ao candidato um comprovante de entrega, seja no formato físico ou virtual.
Segundo o Edital nº 14/2025, que rege a seleção, faculdades e universidades que adotarem processo próprio de avaliação devem ter informado previamente os candidatos sobre essa exigência, apresentando a natureza da seleção e os critérios de aprovação — que não podem ser mais rigorosos do que os aplicados nos processos seletivos regulares. A cobrança de taxas é proibida.
Quem ainda não foi pré-selecionado pode disputar uma vaga na lista de espera, última etapa do processo. A manifestação de interesse poderá ser feita nos dias 25 e 26 de agosto. A relação final será divulgada no dia 29 e, entre 29 de agosto e 5 de setembro, os candidatos convocados deverão comprovar as informações fornecidas na inscrição.
Nesta edição, o Prouni oferece mais de 211 mil bolsas, sendo 118 mil integrais e 93 mil parciais, distribuídas em 370 cursos de 887 instituições privadas em todo o país. O curso de administração lidera a oferta, com 13.774 bolsas (9.275 integrais e 4.499 parciais). Em seguida vêm direito (13.152 bolsas), pedagogia (11.339), educação física (8.939) e medicina (1.159).
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Mundo
Todos os paulistanos são paulistas, mas nem todos os paulistas são paulistanos; entenda
Termos que definem identidade e pertencimento no Estado de São Paulo
Ciência e Tecnologia
Nova anomalia no 3I/ATLAS levanta hipótese inédita de mecanismo artificial no espaço