• Mercado farmacêutico brasileiro acelera e deve atingir US$ 43,9 bilhões em 2026
  • Livro Café com Deus Pai lidera mercado editorial brasileiro e alcança 10 milhões de cópias
  • PAT de Assis divulga novas vagas de emprego em diversas áreas nesta semana
Novidades e destaques Novidades e destaques

Saúde • 12:40h • 18 de outubro de 2024

Promover a alimentação adequada e saudável: um direito e um compromisso coletivo

No Dia Mundial da Alimentação, o Guia Alimentar para a População Brasileira do Ministério da Saúde se destaca como uma ferramenta fundamental para promover saúde e sustentabilidade

Da Redação com informações do Ministério da Saúde | Foto: Rafael Zart/MDS

Com as transformações sociodemográficas que impactaram as condições de saúde e nutrição da sociedade brasileira, foi necessário atualizar as recomendações do guia alimentar brasileiro.
Com as transformações sociodemográficas que impactaram as condições de saúde e nutrição da sociedade brasileira, foi necessário atualizar as recomendações do guia alimentar brasileiro.

Na quarta-feira (16), o mundo se uniu para celebrar o Dia Mundial da Alimentação. A data visa conscientizar os cidadãos e governos sobre a importância da alimentação saudável e da garantia da segurança alimentar e nutricional. No Brasil, essa ocasião se alinha aos princípios e recomendações do Guia Alimentar para a População Brasileira, que completa 10 anos no próximo mês. Trata-se de uma importante publicação do Ministério da Saúde para incentivar a população a desenvolver práticas alimentares adequadas e saudáveis e subsidiar políticas públicas de diferentes setores que apoiem e protejam essas práticas.

Em 2024, o Dia Mundial da Alimentação, que também marca o aniversário da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), tem como tema “Direito aos alimentos para uma vida e um futuro melhores”. Nesse contexto, com o intuito de apoiar a população para escolhas alimentares mais saudáveis e orientar políticas públicas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a FAO recomendam que os governos elaborem diretrizes nacionais sobre alimentação e nutrição, apresentadas em guias alimentares. O objetivo é fornecer informações atualizadas em linguagem acessível para todas as pessoas, levando em conta as culturas dos países e de suas populações.

“Ao seguir as recomendações do Guia Alimentar, os brasileiros e as brasileiras melhoram sua saúde e bem-estar, além de contribuírem para a sustentabilidade ambiental, colaborando para um futuro mais saudável para as próximas gerações”, afirma a coordenadora geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Kelly Alves.

De acordo com a publicação, a alimentação adequada e saudável está profundamente ligada a um sistema alimentar que deve ser socialmente e ambientalmente sustentável. “Um relatório elaborado por pesquisadores da Universidade de Oxford e publicado pela FAO destacou o guia brasileiro como um dos mais sustentáveis do mundo”, ressalta a coordenadora-geral.

O Guia Alimentar para a População Brasileira apresenta “Dez Passos para uma Alimentação Adequada e Saudável”, que incluem: basear a alimentação em alimentos in natura ou minimamente processados; utilizar óleos, gorduras, sal e açúcar com moderação; limitar o consumo de alimentos processados e evitar o consumo dos ultraprocessados; comer com regularidade e atenção; desenvolver e compartilhar habilidades culinárias; planejar o uso do tempo para a alimentação; e ser crítico em relação às informações veiculadas em propagandas.

A alimentação adequada e saudável é essencial em todas as fases do curso da vida, especialmente nos primeiros anos. Por isso, o ministério publicou também o Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 Anos, que traz recomendações para a alimentação de crianças nos dois primeiros anos de vida com o objetivo de promover saúde, crescimento e desenvolvimento adequados. Além de apoiar as famílias, o material orienta ainda profissionais de saúde e também de outros setores para as práticas de educação alimentar e nutricional junto às famílias e comunidades.

Histórico do Guia

A primeira edição do Guia Alimentar para a População Brasileira, publicada em 2006 pelo Ministério da Saúde, apresentou as primeiras diretrizes alimentares oficiais para a população do nosso país. Ele foi uma das respostas do Brasil ao chamado da Estratégia Global para Alimentação, Atividade Física e Saúde da OMS, lançada em 2004.

Com as transformações sociodemográficas que impactaram as condições de saúde e nutrição da sociedade brasileira, foi necessário atualizar as recomendações. A segunda edição, desenvolvida em parceria com Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (USP) com apoio da Organização Panamericana de Saúde (Opas), disponível desde 2014, foi elaborada após um amplo processo coletivo de participação social mediante oficinas de escuta e consulta pública que envolveu um extenso debate com diversos setores da sociedade.

Essa versão permanece atual, mesmo após uma década, frente ao cenário epidemiológico da população brasileira e sua relação com o aumento do consumo de alimentos ultraprocessados. "As evidências científicas mostram que os problemas de saúde que estavam presentes na época da revisão entre 2011 e 2013, como as doenças crônicas não transmissíveis, continuam avançando e estão diretamente relacionados à alimentação inadequada", conclui a coordenadora. 

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Economia • 20:41h • 27 de janeiro de 2026

Mercado farmacêutico brasileiro acelera e deve atingir US$ 43,9 bilhões em 2026

Alta da demanda hospitalar e avanço dos medicamentos emagrecedores reposicionam a indústria e pressionam logística e regulação

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 19:36h • 27 de janeiro de 2026

Livro Café com Deus Pai lidera mercado editorial brasileiro e alcança 10 milhões de cópias

Obra de Junior Rostirola fecha 2025 no topo do mercado editorial e consolida fenômeno da literatura espiritual contemporânea

Descrição da imagem

Classificados • 18:29h • 27 de janeiro de 2026

Alta temporada de contratações exige checagens obrigatórias para profissionais temporários

Especialista aponta três verificações essenciais para reduzir riscos e garantir segurança durante períodos de demanda sazonal

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 17:51h • 27 de janeiro de 2026

Confira as promessas de destino para 2026

Com base nas tendências de mercado, o próximo ano consolida destinos tradicionais e revela novas experiências

Descrição da imagem

Policial • 17:18h • 27 de janeiro de 2026

Delegacia Seccional de Assis recebe 22 novos escrivães para reforçar atendimento policial

Profissionais formados pelo DEINTER-8 já começaram a atuar nas unidades da região, ampliando a capacidade operacional da Polícia Civil

Descrição da imagem

Economia • 16:50h • 27 de janeiro de 2026

Simples Nacional registra crescimento expressivo de empresas do agronegócio, aponta estudo

Levantamento do IBPT mostra avanço de 7,1% em um ano, com forte presença de MEIs, renovação do setor e protagonismo regional

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 16:23h • 27 de janeiro de 2026

Brasil ainda é o país que mais mata pessoas trans e travestis no mundo

Número de assassinatos em 2025 chegou a 80

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 15:49h • 27 de janeiro de 2026

Assis terá Carnaval gratuito de 14 a 17 de fevereiro com o Carnassis 2026

Evento será realizado no espaço coberto atrás da Estação Ferroviária com entrada gratuita e programação cultural

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar