• Estudo da Unesp sobre impacto de agrotóxicos em abelhas recebe menção honrosa da Capes
  • Concha Acústica recebe hoje a Feira de Rock de Assis com atrações culturais e gastronômicas
Novidades e destaques Novidades e destaques

Saúde • 11:12h • 12 de junho de 2024

Programa Mais Saúde com Agente registra mais de 100 mil inscrições na primeira semana

Prazo para inscrição vai até 24 de junho e apenas pedidos concluídos serão analisados. São 180 mil vagas oferecidas pelo Ministério da Saúde

Da Redação | Com informações do Ministério da Saúde | Foto: Divulgação

Os cursos oferecidos têm o potencial de ampliar as habilidades de acolhimento de agentes
Os cursos oferecidos têm o potencial de ampliar as habilidades de acolhimento de agentes

O Programa Mais Saúde com Agente, uma iniciativa do Ministério da Saúde, alcançou a marca de 103.402 inscrições na primeira semana de abertura do período de submissão. Deste total, 76.352 são Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e 27.050 são Agentes de Combate às Endemias (ACEs).

As inscrições, que podem ser feitas até o dia 24 de junho, devem ser realizadas através do site oficial. É importante destacar que apenas as inscrições concluídas serão analisadas, sendo necessário verificar se a mensagem de validação foi enviada para o e-mail cadastrado.

Oferta de vagas e cursos disponíveis

O programa oferece um total de 180 mil vagas distribuídas em todo o Brasil para os cursos Técnico de Agente Comunitário de Saúde e Técnico de Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias.

Para os agentes de saúde dos municípios do Rio Grande do Sul afetados pelas recentes enchentes, será ofertado um segundo momento de inscrições, garantindo que todos possam participar.

Objetivos e benefícios do programa

A iniciativa visa atualizar a formação dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias, alinhando-se às novas atribuições previstas na Lei nº 11.350/2006.

Além de aprimorar a capacidade de análise das informações coletadas nas residências e territórios de atuação, o programa também busca orientar a população com o intuito de melhorar a qualidade da atenção primária e fortalecer a vigilância em saúde.

Os cursos oferecidos têm o potencial de ampliar as habilidades de acolhimento dos agentes, preparando-os para atender populações vulneráveis com mais eficácia.

Questões como equidade de gênero, raça e etnia, saúde mental e o cuidado de pessoas que fazem uso abusivo de álcool e outras drogas são abordadas. Esta estratégia inclusiva visa formar agentes aptos a atender as especificidades das comunidades onde atuam, resultando em atendimentos mais humanizados e assertivos no Sistema Único de Saúde (SUS).

Compromisso e investimento na formação

Para Isabela Pinto, secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, o número de inscritos até o momento revela o comprometimento dos agentes com a qualidade de sua formação e qualificação profissional, refletindo positivamente na sua atuação no SUS.

“O investimento, por parte do Ministério da Saúde, evidencia que esses trabalhadores e trabalhadoras, essenciais para a atenção à saúde nas comunidades e territórios, são prioridade na agenda governamental”, destaca a secretária.

Parcerias e apoio

O programa é promovido pelo Ministério da Saúde, através da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) e as Escolas do SUS.

Esta colaboração entre diversas instituições fortalece o objetivo do programa de proporcionar uma formação de qualidade, capacitando os agentes de saúde a desempenharem suas funções de maneira mais eficiente e humanizada.

Com o prazo de inscrições aberto até 24 de junho, o Programa Mais Saúde com Agente segue firme em sua missão de qualificar e fortalecer a atuação dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias em todo o Brasil.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Variedades • 17:49h • 14 de setembro de 2025

A era do "tô bem, mas nem tanto": quando o sorriso esconde sinais de depressão

Psicóloga alerta para os riscos da “depressão sorridente” e reforça a importância do acolhimento sem julgamentos

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 16:44h • 14 de setembro de 2025

Palmital recebe Rock Caramujo 2025 com dois dias de shows nacionais e tributos

Evento acontece no último final de semana de setembro e terá apresentações de Detonautas, Nando Reis e bandas covers de grandes clássicos

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 16:17h • 14 de setembro de 2025

Turismo em SP: primavera será mais movimentada para 86% dos municípios

Ocupação dos meios de hospedagem está estimada em 62,5%, já antecipando a temporada de verão

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 15:44h • 14 de setembro de 2025

Estudo mostra que cidades com mais áreas verdes têm menos internações por doenças respiratórias

Pesquisa da PUCPR analisou quase todos os municípios do Paraná e identificou que praças, parques e áreas arborizadas ajudam a reduzir casos de internações ligadas a problemas respiratórios. O estudo também relaciona pobreza a maior incidência dessas doenças

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 15:06h • 14 de setembro de 2025

Faltam 3 meses: Cruzália anuncia 4ª edição da Cavalgada para dezembro

Evento acontece no dia 14 de dezembro e promete reunir famílias, amigos e amantes da cultura tropeira

Descrição da imagem

Mundo • 14:56h • 14 de setembro de 2025

Acidentes com cargas perigosas crescem 21% e Entrevias emite alerta

Concessionária reforça orientações a motoristas diante do aumento nos acidentes com produtos químicos no trecho sob sua gestão

Descrição da imagem

Saúde • 14:24h • 14 de setembro de 2025

Depressão sazonal: especialistas explicam efeito da falta de luz solar

O Transtorno Afetivo Sazonal é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como um transtorno depressivo, mais frequente no outono e no inverno, e com maior incidência em pessoas que vivem em regiões mais distantes da linha do Equador, onde os dias de inverno são mais curtos e há menos exposição ao sol

Descrição da imagem

Economia • 13:35h • 14 de setembro de 2025

Queda no preço dos alimentos vai permanecer, diz ministro

Paulo Teixeira, do Desenvolvimento agrário, falou à Voz do Brasil

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?