Responsabilidade Social • 15:49h • 22 de julho de 2025
Programa combate assédio em obras e propõe mudança estrutural na construção civil
Iniciativa da incorporadora Weefor visa transformar canteiros em espaços seguros e respeitosos, com apoio jurídico e ações práticas de prevenção
Jornalista: Luis Potenza MTb 37.357 | Com informações da Head Assessoria | Foto: Divulgação

Em um setor tradicionalmente marcado por ambientes masculinizados e pouca diversidade, a incorporadora Weefor lança o programa Obra sem Assédio, que pretende transformar os canteiros de obras em espaços mais seguros, inclusivos e livres de qualquer forma de violência. A iniciativa, desenvolvida em parceria com o escritório Keppen Advogados, propõe ações concretas para combater o assédio e promover a conscientização entre profissionais da construção civil.
Fundada por mulheres, a Weefor vem adotando uma postura propositiva ao enfrentar questões estruturais da área. O novo programa parte de um diagnóstico nos canteiros de obras e desenvolve ações contínuas que envolvem prevenção, escuta ativa, acolhimento e comunicação acessível. “É uma alegria contribuir com o desenvolvimento dessa iniciativa e ver esse movimento ganhando forma dentro dos canteiros”, destaca Mariana Keppen, sócia do Keppen Advogados e uma das idealizadoras do projeto.
A proposta vai além da conscientização
Serão oferecidos treinamentos e capacitação para lideranças e equipes, com foco na desconstrução de comportamentos abusivos historicamente normalizados. Além disso, a política de combate ao assédio contará com regras formais, ampla divulgação e canais seguros e confidenciais para denúncias, garantindo que todos os trabalhadores saibam seus direitos e possam recorrer ao acolhimento necessário.
Os dados reforçam a urgência da ação. Entre 2020 e 2023, mais de 419 mil processos sobre assédio foram julgados pela Justiça do Trabalho. Apenas em 2024, um levantamento com base em 235.677 denúncias indicou que 21,1% envolviam assédio moral ou agressão, 2,8% assédio sexual e 2,3% discriminação. Esses números evidenciam que o problema é persistente e exige políticas de enfrentamento como a do programa Obra sem Assédio.
Ao investir em mudança de cultura dentro dos próprios canteiros, a Weefor dá um passo importante na construção de ambientes laborais mais justos e humanos, especialmente em um setor historicamente resistente a esse tipo de transformação.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital