Gastronomia & Turismo • 16:13h • 27 de setembro de 2025
Primavera: Conheça destinos com Jardins Botânicos que celebram a biodiversidade brasileira
Com a chegada da estação das flores, a Agência de Notícias do Turismo destaca locais que são verdadeiros refúgios de natureza e conhecimento nas cinco regiões do país
Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações do Mtur | Foto: Arquivo Âncora1
A primavera chegou, e com ela, as cores e os perfumes que transformam as paisagens do Brasil. A estação, que começa oficialmente nesta segunda-feira (22/09), reforça o convite para se conectar com uma das nossas maiores riquezas: a flora brasileira.
Para celebrar o período, a Agência de Notícias do Turismo separou uma lista de Jardins Botânicos espalhados pelas cinco regiões do país. São destinos que oferecem lazer, festivais e cenários deslumbrantes, desempenhando também um papel fundamental na conservação da biodiversidade e na educação ambiental.
Não importa o motivo da sua viagem, seja pelas flores, pelo clima ameno ou pela expectativa de locais não tão cheios em relação à outras épocas do ano, as opções de passeios são muitas. Por isso, prepare-se para se encantar e planejar sua próxima visita pelo Brasil.
Região Sudeste
Jardim Botânico do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, RJ): Um dos mais famosos e antigos do país, com uma vasta coleção de plantas e monumentos históricos.
Jardim Botânico de Belo Horizonte (Belo Horizonte, MG): Integrado à Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, oferece uma rica experiência em meio à natureza.
Região Sul
Jardim Botânico de Curitiba (Curitiba, PR): Conhecido por sua estufa de vidro em estilo art nouveau, um dos principais cartões-postais da cidade.
Jardim Botânico de Porto Alegre (Porto Alegre, RS): Possui uma vasta área verde com coleções de plantas nativas do Rio Grande do Sul, incluindo espécies ameaçadas de extinção, além de trilhas e um museu de ciências naturais.
Região Centro-Oeste
Jardim Botânico de Brasília (Brasília, DF): Preserva o cerrado e oferece trilhas e espaços para educação ambiental.
Jardim Botânico de Goiânia (Goiânia, GO): Um refúgio verde na capital goiana, com coleções de plantas nativas.
Região Nordeste
Jardim Botânico de Salvador (Salvador, BA): Localizado no bairro de São Marcos, é um importante espaço de lazer e pesquisa.
Jardim Botânico de João Pessoa - Benjamin Maranhão (João Pessoa, PB): Também conhecido como Mata do Buraquinho, é uma área essencial para a conservação da Mata Atlântica na capital paraibana.
Região Norte
Bosque Rodrigues Alves - Jardim Zoobotânico da Amazônia (Belém, PA): Um pedaço preservado da floresta amazônica no coração de Belém.
Museu da Amazônia (MUSA) - Jardim Botânico de Manaus (Manaus, AM): Oferece uma imersão completa na floresta, com trilhas educativas e uma impressionante torre de observação.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Mundo
Todos os paulistanos são paulistas, mas nem todos os paulistas são paulistanos; entenda
Termos que definem identidade e pertencimento no Estado de São Paulo
Ciência e Tecnologia
Nova anomalia no 3I/ATLAS levanta hipótese inédita de mecanismo artificial no espaço