• Basquete Assis enfrenta Limeira neste sábado na estreia do Paulista às 18h
  • Mestrado e doutorado na Unesp terão processo seletivo gratuito e integrado
  • Dicas para presentear no Dia dos Pais mesmo com grana curta
Novidades e destaques Novidades e destaques

Saúde • 08:20h • 29 de abril de 2025

Prevenção do câncer: vacina do HPV está disponível dos 9 aos 19 anos e terá campanha reforçada

Faixa etária foi ampliada recentemente pelo Ministério da Saúde, que também mudou esquema para dose única; nova estratégia pretende vacinar 90% dos jovens

Agência SP | Foto: Divulgação

A ação para adolescentes de 15 a 19 anos será realizada em fases, inicialmente nos 120 municípios com os maiores índices de jovens sem vacinação.
A ação para adolescentes de 15 a 19 anos será realizada em fases, inicialmente nos 120 municípios com os maiores índices de jovens sem vacinação.

A vacina contra o HPV (papilomavírus humano) disponibilizada pelo Instituto Butantan no Sistema Único de Saúde (SUS) terá uma campanha reforçada neste ano, conforme anunciado pelo Ministério da Saúde em março. O objetivo é resgatar a imunização de jovens de 15 a 19 anos, que foram incluídos no Calendário Nacional de Vacinação de HPV no ano passado. Antes, o imunizante gratuito só estava disponível para meninas e meninos dos 9 aos 14.

A ação para adolescentes de 15 a 19 anos será realizada em fases, inicialmente nos 120 municípios com os maiores índices de jovens sem vacinação. A meta do Ministério é vacinar 90% desse grupo, adotando locais estratégicos para as campanhas, como escolas, universidades, shoppings e ginásios esportivos, além dos postos de saúde. No estado de São Paulo, entre os municípios contemplados na estratégia de resgate, estão Bauru, Campinas, Carapicuíba, Cotia, Guarulhos, São Paulo, entre outros.

O HPV é o principal responsável pelo câncer de colo de útero e também causa outros tipos de câncer, como de vulva, vagina, pênis, ânus e orofaringe. A vacina, desenvolvida e aplicada mundialmente há 20 anos, é essencial para prevenir a infecção. O vírus pode ser transmitido não apenas pela via sexual, mas também por meio do contato direto com qualquer região da pele ou mucosa infectada.

A ampliação da faixa etária veio em conjunto com a adoção da dose única, que substitui o antigo modelo de duas doses e facilita a adesão do público, além de ampliar a capacidade de imunização. O esquema passou a ser indicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) após evidências mostrarem que uma dose pode fornecer proteção equivalente a duas ou três doses em crianças e adolescentes.

No ano passado, o Ministério também incluiu como grupo prioritário pessoas portadoras de papilomatose respiratória recorrente (PRR), condição rara que provoca o crescimento de tumores benignos nas vias respiratórias. Segundo o órgão, estudos demonstram os benefícios da vacina do HPV como tratamento adjuvante para a doença. Também passaram a receber o imunizante pessoas de todas as idades usuárias de PrEP (profilaxia pré-exposição ao HIV).

Por que se vacinar

Existem mais de 200 tipos de vírus HPV, categorizados entre baixo risco e alto risco de desenvolvimento de câncer, e a vacina quadrivalente do Butantan protege contra os tipos mais prevalentes (6, 11, 16 e 18). Um dos grandes problemas relacionados a esse vírus é a dificuldade de diagnóstico – muitas vezes, ele não causa sintomas nem lesões aparentes, e pode ficar latente no organismo durante anos.

No mundo, o HPV está presente em cerca de 25% a 50% da população feminina e 50% da masculina. A cada ano, o vírus é responsável por 620 mil casos de câncer em mulheres e 70 mil casos em homens, segundo a OMS. A vacina é a única forma segura e eficaz de prevenir esses cânceres. Para uma proteção mais efetiva, o ideal é receber o imunizante antes do início da atividade sexual, entre os 9 e 14 anos, quando há mais chance de ainda não ter tido contato com o vírus.

Um estudo conduzido no Brasil entre 2018 e 2020 pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Hospital Moinhos de Vento de Porto Alegre (RS), analisou a prevalência do HPV no país e a efetividade da vacina na prevenção da infecção. Entre os indivíduos não vacinados, a prevalência de HPV geral e de alto risco foi de 58,6%.

Outro dado importante revelado pela pesquisa foi que a taxa de infecção por tipos de HPV contidos na vacina quadrivalente diminuiu entre a primeira fase do estudo (2016-2017) e a segunda (2021-2023). A redução ocorreu tanto em pessoas vacinadas como não vacinadas, mostrando que a vacinação ajuda a reduzir a transmissão do vírus na população.

Nos últimos anos, a cobertura vacinal de HPV em meninas no Brasil sofreu uma queda, de 87% em 2019 para 75% em 2022. Nos meninos, a redução foi de 61,55% em 2019 para 52,16% em 2022. Em 2023, a taxa de vacinação voltou a crescer para 80% no público feminino e 60% no público masculino. Apesar do aumento, os números ainda estão distantes da meta de 90% preconizada pela OMS, necessária para de fato controlar as infecções.

A segurança e eficácia do imunizante a longo prazo também já foram comprovadas em outros locais do mundo. Na Suécia, por exemplo, pesquisadores acompanharam durante dez anos mais de 1 milhão de mulheres vacinadas e não vacinadas contra o HPV, com idades entre 10 e 30 anos. Nas mulheres que não tomaram vacina, foram registrados 538 casos de câncer de colo de útero; já nas vacinadas o número de casos foi de 19.

Quem pode tomar a vacina no SUS

• Crianças de 9 a 14 anos

• Adolescentes de 15 a 19 anos que nunca tomaram a vacina (de acordo com as recomendações de cada município)

• Pessoas com HIV, transplantados de órgãos sólidos, de medula óssea ou pacientes oncológicos na faixa etária de 9 a 45 anos

• Vítimas de abuso sexual, imunocompetentes, de 15 a 45 anos (homens e mulheres) que não tenham tomado a vacina HPV

• Usuários de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) de HIV, com idade de 15 a 45 anos, que não tenham tomado a vacina HPV ou estejam com esquema incompleto (de acordo com esquema preconizado para idade ou situação especial)

• Pacientes com Papilomatose Respiratória Recorrente a partir de 2 anos de idade

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Saúde • 15:31h • 09 de agosto de 2025

Moto cresce como opção perigosa para quem teve mobilidade negada

País tinha 29 milhões de motos em circulação em junho de 2025

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 15:08h • 09 de agosto de 2025

APAEs continuam essenciais para alunos com maior comprometimento

Em artigo, Lucelmo Lacerda destaca o papel atual das APAEs no apoio a estudantes com alto grau de comprometimento e rebate a ideia de que são instituições ultrapassadas

Descrição da imagem

Educação • 14:43h • 09 de agosto de 2025

Como identificar problemas de visão em crianças antes da escola e garantir um aprendizado saudável

Oftalmologista alerta sobre sinais que devem ser observados pelos responsáveis e destaca a importância das consultas regulares desde os primeiros anos de vida

Descrição da imagem

Saúde • 14:09h • 09 de agosto de 2025

Pediatras pedem aprovação de lei com licença-paternidade de 1 mês

Para entidade, mudança é uma estratégia de desenvolvimento humano

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 13:31h • 09 de agosto de 2025

Show especial de Dia dos Pais com Arnaldo Freitas será neste sábado em Echaporã

Apresentação acontece na Praça de Alimentação Riodante Fontana, a partir das 20h, ao lado da Prefeitura Municipal

Descrição da imagem

Educação • 13:02h • 09 de agosto de 2025

Fies 2025: divulgada lista de espera do segundo semestre

Convocação de candidatos pela lista de espera ocorre até 19 de setembro. Pré-selecionados devem complementar as informações da inscrição na página do Fies

Descrição da imagem

Saúde • 12:28h • 09 de agosto de 2025

Teve problema com produto de limpeza? Notifique!

Confira quais os principais eventos adversos, como notificar e dicas para o uso seguro de saneantes

Descrição da imagem

Esporte • 12:01h • 09 de agosto de 2025

Basquete Assis enfrenta Limeira neste sábado na estreia do Paulista às 18h

Jogo acontece neste sábado, às 18h, no Ginásio Jairão, e marca o retorno da equipe à competição estadual com entrada gratuita e clima de festa

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?