Saúde • 10:26h • 06 de setembro de 2025
PrEP injetável contra HIV chega ao Brasil
Cabotegravir injetável é a primeira PrEP de longa ação aprovada no Brasil contra o HIV
CFF | Foto: CFF
A farmacêutica GSK lançou no Brasil o primeiro medicamento injetável de longa ação capaz de prevenir contra o HIV. O cabotegravir, conhecido pelo nome comercial Apretude, passou a ser disponibilizado em farmácias privadas com distribuição da Oncoprod. Ainda não há perspectiva de adoção dele pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O cabotegravir foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 2023. Ele tem função semelhante à da profilaxia pré-exposição (PrEP) contra o HIV distribuída pelo SUS, impedindo que a pessoa contraia a doença em caso de contato com o vírus.
Enquanto no SUS o tratamento é dado com medicamentos orais que devem ser usados diariamente, a injeção da GSK promete 60 dias de prevenção a cada aplicação. O medicamento chega ao mercado privado com o preço de tabela de R$ 4 mil.
A diferença de eficácia do medicamento em relação à versão oral não está na medicação em si, mas na forma de uso. Ao diminuir a frequência e, consequentemente, o risco de esquecimento de tomar o remédio, o uso da injeção foi superior em evitar infecções nos estudos clínicos até agora realizados.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Mundo
Todos os paulistanos são paulistas, mas nem todos os paulistas são paulistanos; entenda
Termos que definem identidade e pertencimento no Estado de São Paulo
Ciência e Tecnologia
Nova anomalia no 3I/ATLAS levanta hipótese inédita de mecanismo artificial no espaço