• Hospital Regional de Assis passa a integrar Programa de Residência Médica e abre vagas em pediatria
  • Resumo da semana no Âncora1: serviços, educação, cultura e segurança marcaram Assis e região
Novidades e destaques Novidades e destaques

Política • 08:43h • 16 de fevereiro de 2025

Prefeitos buscam apoio contra mudanças climáticas

Encontro em Brasília reuniu representantes de 3,3 mil cidades

Agência Brasil | Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

No encontro, os prefeitos participaram de oficinas e palestras sobre como pode ser a reação das gestões municipais e como recorrer a verbas para essas situações.
No encontro, os prefeitos participaram de oficinas e palestras sobre como pode ser a reação das gestões municipais e como recorrer a verbas para essas situações.

No município do Soure, no Arquipélago do Marajó (PA), o prefeito Paulo Victor Silva recorda que, “antigamente”, a população conhecia a evolução das marés e do clima conforme o mês. “A gente sabia que, em março, a maré ficava mais alta e nos preparávamos para esse mês. Mas agora acontece em setembro, dezembro, janeiro”, diz o prefeito. As mudanças climáticas nunca foram tão evidentes, acrescenta.

Ele foi um dos mais de 3,3 mil prefeitos que estiveram em um encontro nacional de gestores de todo o pais, em Brasília, e que dizem ser necessário apoio aos municípios para enfrentar essa rotina de instabilidade. “A gente tem um povo que depende do meio ambiente, de pessoas que trabalham nas praias”.

O problema das mudanças climáticas e do impacto para os municípios foi um dos principais temas discutidos no evento nesta semana. “Quero entender o que posso fazer nesses desastres que já estão acontecendo lá para a gente. O mar está batendo na casa de pessoas. Estão caindo muitas casas”, disse Silva.

Capacitação

Antes do início do encontro, o ministro Alexandre Padilha, da Secretaria de Relações Institucionais (SRI) da Presidência da República, já havia indicado que um dos seus objetivos era ensinar os prefeitos a se mobilizar diante desse cenário. O encontro contou com uma plataforma de simulação dinâmica chamada “Prefeitar”, a fim de gerar simulações. “Uma cidade que esteja enfrentando uma enchente deve saber como montar a sala da situação, como acionar os recursos da Defesa Civil e como organizar a equipe”, disse o ministro.

Conforme a secretária executiva adjunta da SRI, Juliana Carneiro, a ideia da dinâmica do "Prefeitar" envolveu preocupação sobre as responsabilidades, considerando que o governo federal tem recursos para ajudar, mas os gestores precisam compreender o papel de cada ente federativo. “Às vezes, o prefeito não sabe que é necessário entrar no sistema da Defesa Civil e o que deve preencher para que aquela realidade pública seja declarada”.

Consciência

Por isso, no encontro, os prefeitos participaram de oficinas e palestras sobre como pode ser a reação das gestões municipais e como recorrer a verbas para essas situações. Segundo o presidente da Associação Brasileira de Municípios, Ary Vanazzi, esse é um debate importante que precisa ocorrer nas esferas municipais.

“Há quem acredite que a crise climática é um problema do governo federal ou de governos internacionais. O problema climático nasce no município. E cada gestor precisa tomar consciência disso”, disse. O representante da entidade ponderou que são necessários recursos para investir em políticas para ajudar o pacto global dos municípios.

"Não importa o tamanho da cidade"

No encontro, os gestores entenderam que é necessário agir com rapidez. É o o caso do prefeito de Santo Antonio do Jacinto, Edemark Pinheiro, que disse que as grandes enchentes passaram a ocorrer com mais recorrência e gerar prejuízos particularmente entre os meses de outubro e março, para uma população de pouco mais de 10 mil habitantes. Da mesma forma, as mudanças climáticas fazem parte de uma rotina em cidades como a de Orindiúva, de 7 mil habitantes.

A prefeita Mireli Martins tem certeza de que o município pequeno também precisa se preparar. “Por exemplo, meu município não tinha Defesa Civil, nós criamos. Então, aumenta a nossa folha de pessoal. A questão climática é mundial, mas o município, não importa o tamanho, precisa estar preparado para tudo”, avaliou.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 13:08h • 25 de janeiro de 2026

Novo método usa satélites e inteligência artificial para mapear danos de geadas em plantações

Estudo mostrou que formação de fina camada de gelo prejudicou mais de 70% da área cultivada de milho em região do Paraná em 2021. Ferramenta pode permitir que agricultores e autoridades combatam danos à agricultura causados pelo clima

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 12:22h • 25 de janeiro de 2026

Verão para todos! Conheça praias e Parques adaptados para pessoas com deficiência

O Ministério do Turismo separou alguns destinos onde a acessibilidade e a diversão dão a deixa

Descrição da imagem

Educação • 12:00h • 25 de janeiro de 2026

Curso de medicina da Unesp em Botucatu alcança conceito máximo em exame nacional do MEC

Avaliação inédita aponta excelência na formação médica e destaca modelo humanizado com forte integração ao SUS

Descrição da imagem

Saúde • 11:35h • 25 de janeiro de 2026

Mitos e verdades sobre a rosácea: o que é fato e o que exige cuidado

Dermatologista explica sintomas, fatores de risco e como controlar a doença inflamatória da pele

Descrição da imagem

Mundo • 11:06h • 25 de janeiro de 2026

Conheça os direitos das grávidas, mães e pais contratados nos regimes CLT e PJ

Estabilidade no emprego para as mulheres grávidas e licenças maternidade e paternidade, inclusive para pais adotivos, estão entre os direitos garantidos pela legislação trabalhista. Saiba quais são

Descrição da imagem

Cidades • 10:40h • 25 de janeiro de 2026

Caso em Bauru levanta debate sobre diferença entre morte aparente e real no atendimento pré-hospitalar

Perita em medicina legal aponta falhas na verificação de óbito e reforça que protocolos exigem avaliação rigorosa antes de qualquer declaração

Descrição da imagem

Variedades • 10:31h • 25 de janeiro de 2026

Por um número: Assis quase leva a Mega-Sena que agora paga R$ 92 milhões; confira as dezenas sorteadas

Aposta simples registrada na cidade acertou a quina e levou R$ 22,8 mil; região teve ao menos dez jogos premiados na quadra

Descrição da imagem

Saúde • 10:15h • 25 de janeiro de 2026

Programa de caminhadas aumenta atividade física e melhora sintomas em pessoas com asma, aponta estudo

Baseado em entrevistas motivacionais e metas semanais, intervenção estimulou pessoas com asma moderada e grave a realizarem caminhadas diárias

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar